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Folha de respostas:

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De acordo com Brito , no bilinguismo a língua de sinais é considerada uma importante via para o desenvolvimento do surdo, em todas as esferas de conhecimento, e, como tal, propicia não apenas a comunicação surdo – surdo, desempenhando, ainda, a importante função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento:

Os sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Marque a alternativa que apresenta somente sinais arbitrários.

Observe e relacione os sinais abaixo com suas

devidas categorias:


O sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. O lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor) é denominado:

Na LIBRAS, os classificadores são formas que, substituindo o nome que as precedem, pode vir junto ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Portanto, os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero. São eles:

Agente educacional bilíngue é um mediador social e linguístico das relações pedagógicas que se estabelecem entre profissionais e alunos da Rede Municipal de Educação, ouvintes e surdos, com capacidade para atuar como referência na construção da identidade dos alunos surdos e facilitador de sua inclusão na Rede Municipal de Educação. Atualmente, o agente educacional bilíngue pode exercer duas funções na escola. São elas:

São sinais que utilizam um conjunto específico de configurações de mãos para representar objetos incorporando ações. São gerais e independem dos sinais que identificam tais objetos. É um recurso bastante produtivo que faz parte das línguas de sinais, sendo, esses sinais, denominados:

Educadores e pesquisadores pressupõem a aquisição da língua de sinais como a primeira língua e propõem a aquisição da escrita da língua oral auditiva como uma segunda língua. Sobre a aquisição da segunda língua por alunos surdos, apresentam-se alguns aspectos fundamentais. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses aspectos.

Aaquisição de linguagem pelas crianças surdas deve ser garantida através de uma língua visual-espacial, no caso do Brasil, através da LIBRAS.Acriança surda precisa ter acesso a LIBRAS e interagir com várias pessoas que usam tal língua para constituir sua linguagem e sua identidade:

Sobre a inclusão curricular da Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar:

O Decreto nº 5.296/2004 dispõe que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar tratamento diferenciado em LIBRAS às pessoas portadoras de deficiência

Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo.
(   ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação.
(   ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade.
(   ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS).
(   ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva.
(   ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários.
HOBSBAWM, E. O novo seculo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado).



O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em

Compete aos órgãos da administração pública federal, direta e indireta, incluir em seus orçamentos anuais e plurianuais dotações destinadas à formação, capacitação e qualificação de servidores para o uso e difusão da língua brasileira de sinais (LIBRAS).

As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas.
DISPONÍVEL em: www.mre.gov.br.
Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado)



Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro.

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