A próxima questão se refere exclusivamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
“As concepções teóricas que têm orientado os processos de ensinar e aprender Língua Estrangeia têm se pautado no desenvolvimento da psicologia da aprendizagem e teorias linguísticas específicas, as quais, influenciadas pela psicologia, explicitaram o fenômeno da aprendizagem linguística. Pode-se dizer que as percepções modernas de aprendizagem de Língua Estrangeira foram, principalmente, influenciadas por três visões: a behaviorista, a cognitivista e a sociointeracional” (PCN, p. 55).
Assinale a alternativa que contém uma referência pertinente à visão sociointeracional.
Esta questão reproduz o trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente, levando em conta o contexto e o uso
da norma culta da língua.
“What are your plans for the coming school vacation?”
__________________December, I don’t really know.”
Esta questão reproduz o trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente, levando em conta o contexto e o uso
da norma culta da língua.
“Can you ice skate?”
“Not anymore, but I ___________ when I was younger.”
Com relação aos saberes necessários à prática educativa, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O papel do professor progressista não é apenas o de ensinar matemática ou biologia, mas sim, tratando a temática que é objeto de seu ensino e da aprendizagem do aluno, ajudar o aluno a reconhecer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva.
( ) A prática educativa vivida com afetividade e alegria prescinde da formação científica séria e da clareza política dos educadores ou educadoras.
( ) Todo ensino de conteúdos demanda de quem se acha na posição de aprendiz que, a partir de certo
momento, assuma a autoria também do conhecimento do objeto.
De acordo com Freire (2009), assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.
Com relação à mediação do professor como prática cultural de significação do conhecimento, Maturana (1998) defende o ponto de vista de que o(a)
Uma importante estratégia a ser adotada por professores de alunos com necessidades educacionais especiais a fim de ajudá-los a desenvolver autoconfiança é, de acordo com o texto
In the sentence from lines 63-65 – Learners with SEN can also lose confidence if they continually do worse than their peers in tests and assessments. – the word peers could be replaced, with no change in the meaning of the sentence, by
The sentence from lines 80-81 – They can use miniwhiteboards to show their answers rather than speaking out. – implies that
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), “os testes também devem ter por objetivo melhorar o conhecimento e não apenas fazer julgamentos. (…) Deve-se ter bem claro que os testes são só um elemento da avaliação, que se refere ao produto da aprendizagem, cabendo mais como componentes de uma avaliação somativa.” (p. 79-80).
Assinale a alternativa que contém extrato do texto que corrobora essa visão explicitada pelos PCN.
Esta questão reproduz o trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente, levando em conta o contexto e o uso
da norma culta da língua.
“What a dry year we’ve had so far!”
“Yes, there ______________ only a few rainy days since January.”
Esta questão reproduz o trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente, levando em conta o contexto e o uso
da norma culta da língua.
“Mrs. Brown was the best teacher I ever had.”
“I agree. She used to bring _______________ the best in her students.”
A demonstração dos fluxos de caixa de uma Entidade deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades. Essa classificação proporciona informações que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade e o montante de seu caixa e equivalentes de caixa. Essas informações podem ser usadas também para avaliar a relação entre essas atividades, que são:
A obrigação possível que resulta de eventos passados e
cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência
ou não de um ou mais eventos futuros incertos, não totalmente
sob controle da entidade, é definida como
Uma Entidade adquiriu, em julho de 2014, um equipamento
para uso nas suas operações industriais, portanto,
para seu ativo imobilizado. As informações referentes à
aquisição do equipamento são:
• O equipamento foi financiado pelo Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no valor
de R$ 850.000,00;
• O valor da obra civil para se colocar a máquina em funcionamento
foi de R$ 87.000,00;
• A vida útil calculada para o bem foi de 8 anos;
• O valor residual do bem foi calculado em 5% do valor do
equipamento;
• O valor do frete foi de 10% do valor do bem;
• O valor do ICMS recuperável foi de 17% do valor do bem.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que
indica o valor de custo do bem a ser contabilizado, o valor
depreciável e a taxa de depreciação, respectivamente.