O arquivo precisa ser organizado de forma que proporcione certas condições. Quais são elas?
O tipo de arquivo que guarda documentos e papéis que oferecem menor frequência de uso, consulta ou referência é o arquivo:
De acordo com a NBR 9578:1986, que trata da terminologia relativa a arquivos em geral, o que é administração de documentos?
A interação linguístico-social entre o surdo-cego e as demais pessoas nos diferentes contextos é possibilitada, conforme afirma Wolney Gomes Almeida (2015), pelos profissionais guia-intérprete e instrutor mediador. Segundo o autor, o que diferencia as duas funções é o fato de
O código de conduta e ética da FEBRAPILS estabelece como princípio definidor para a conduta profissional do tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) e do guia-intérprete (GI) a
Rogério da Silva Marques (2018), ao discutir a política de formação do profissional tradutor e intérprete de língua de sinais educacional (TILSE), afirma que a inserção de profissionais nessa função, sem formação técnica, teórica e metodológica sólida, na área de tradução e interpretação,
O Decreto n. 5.626, de 22/12/2005, que regulamenta a Lei de Libras n. 10.436, de 24/04/2002, dá providências quanto ao apoio do poder público à Língua Brasileira de Sinais – Libras. Em se tratando da esfera política de uma câmara municipal, o poder público deve
A escrita de sinais propõe um sistema que torna viável a representação escrita de uma língua de matriz visual e modalidade espacial, conforme Souza et al. (2018). No Brasil, além do sistema SignWriting (SW), existem outras propostas de sistemas de escrita para a Libras, a saber:
Um intérprete surdo, ao interpretar uma língua de sinais para outra, sem a interferência da língua oral, trabalha de forma
A modalidade das línguas tem implicações no fazer tradutório. A denominação que melhor define a modalidade das línguas de trabalho do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa (TILSP) é
No direito brasileiro, a sociedade limitada realiza distribuição de lucros aos sócios, de forma a abranger
A Constituição Federal exige licitação no contratar de obras, serviços, nas compras e nas alienações da Administração Pública
No artigo 92, I, a Constituição Federal enumera entre os órgãos do Poder Judiciário o Conselho Nacional de Justiça, atribuindo-lhe competência para apreciar
Os créditos adicionais são elementos orçamentários previstos na Constituição Federal e na Lei nº 4.320/1964 com o objetivo de organizar situações financeiras no decorrer da execução orçamentária, envolvendo circunstâncias econômicas ou de difícil previsibilidade. Um dos regramentos previstos que deverá ser respeitado é:
Na penhora de faturamento de empresa,