Trata-se de uma projeção conforme, caracterizada pela conservação das formas dos territórios e distorção de seus tamanhos, principalmente daqueles países situados mais distantes da Linha do Equador. Os paralelos e meridianos consistem em linhas retas que se cruzam e formam ângulos retos. Ela é até hoje empregada no desenvolvimento de cartas náuticas, que são utilizadas nas navegações.
Adaptado de: https://brasilescola.uol.com.br/geografia
Acesso em 13 /08/2023.
O texto refere-se à projeção:
De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tatsuo Ishizu, a história do Japão na Amazônia começou em 16 de setembro de 1926, quando 43 famílias desembarcaram no Pará criando a terceira colônia japonesa no Brasil.
(Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/semana-do-japaocomemora-migracao-para-amazonia.html.
Acesso em 08/08/23)
A principal atividade desenvolvida por imigrantes japoneses a leste de Belém, tornando a região uma das maiores produtoras do Brasil, foi o cultivo de:
Observe a tabela-verdade a seguir, na qual P, Q e R são proposições.

Ao se trocar corretamente todos os símbolos de interrogação pelos valores lógicos V (verdadeiro) ou F (falso), o número de valores lógicos F obtido nas três últimas colunas da tabela é igual a:
Ao se trocar corretamente todos os símbolos de interrogação pelos valores lógicos V (verdadeiro) ou F (falso), o número de valores lógicos F obtido nas três últimas colunas da tabela é igual a:
As remessas financeiras de emigrantes para seus países de origem são fontes de divisas importantes para os países mais pobres. O fator que contribui para o aumento dessas remessas financeiras para o Brasil é:
N agentes censitários foram divididos em duas equipes de trabalho, X e Y, e a razão entre o número de agentes da equipe X e da equipe Y é 0,75. Se N é um número compreendido entre 85 e 97, a diferença entre o número de agentes da equipe Y e da equipe X é:
Sabe-se que um grupo de 17 mergulhadores é capaz de realizar buscas em todo o fundo de um lago em sete horas. Utilizando mergulhadores com a mesma capacidade de trabalho dos outros 17, o número mínimo necessário para que tal tarefa seja executada em, no máximo, três horas é:
Em 1903, o ministro das relações exteriores, conhecido como Barão do Rio Branco, e o governo boliviano assinaram o Tratado que tornou oficial a anexação do Acre ao Brasil. Esse tratado ficou conhecido como:
Segundo o Censo Demográfico 2022, a população quilombola residente no Brasil corresponde a 0,65% da população brasileira. A fração equivalente a esse percentual é:
. Há emprego correto do acento grave, indicativo de crase, em:
O modelo de crescimento econômico de Harrod e Domar apresenta uma contradição básica conhecida como:
De acordo com o modelo IS-LM de determinação da renda, a curva IS representa os pares taxa de juros e nível de renda que equilibram o mercado de:
De acordo com o Sistema de Contas Nacionais, para evitar o problema da dupla contagem na medição do produto de uma economia, utiliza-se, para cada etapa do processo de produção, a medida de:
Uma empresa monopolista apresenta a seguinte função demanda: P = 500 – 2Q, em que P e Q representam, respectivamente, preço e quantidade. No ponto de receita máxima dessa empresa, o preço será, em reais, de:
Texto II
A importância da informação estatística para as políticas
sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do
passado para considerar no presente
O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência
pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionaisde planejamento e estatística.
É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementação de um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivasem informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de
diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas
de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).
Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento
Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.
Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdênciae assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têmviabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.
É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.
Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais
no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente.
“Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=
pt#
Acesso em 26 jul. 2023.
No trecho “É claro que a efetividade das políticas sociais depende DE uma série extensão de fatores”, destaca-se a preposição “de”, exigida pela forma verbal “depende”. A alternativa em que também há preposição exigida pelo verbo é:
Em relação às curvas de custos de produção no longo prazo, considera-se que: