Adauto, Carlos e Antônio são profissionais de um hospital. Um deles é médico, outro é enfermeiro e outro é técnico de enfermagem. Considerem-se, ainda, as duas afirmações seguintes:
1) Antônio não é médico ou Carlos é enfermeiro; e
2) Adauto é técnico e Carlos não é médico.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item a seguir.
Se a segunda afirmação é falsa, então Carlos é médico.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Gabriela sentou-se à frente de Ana.
A respeito do assunto abordado no texto acima e de temas correlatos, julgue o item a seguir.
O nome de Alexander Litvinenko, russo falecido em Londres em 2006, retornou aos noticiários recentemente, por analogia com uma situação ocorrida há pouco tempo, também no Reino Unido.
Tomando o texto apenas como referência inicial, julgue o item subsequente.
Entre as grandes usinas hidrelétricas já em operação na bacia do rio Amazonas, encontram-se Belo Monte, Jirau, Santo Antônio e Tucuruí.
Em relação à Resolução n.º 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde, à Constituição Federal de 1988 (CF) e à Constituição estadual, julgue o item subsequente.
O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), existente no âmbito federal, sendo resultado do processo de centralização da saúde.
Quanto ao Decreto Federal n.º 3.990/2001, ao Decreto n.º 5.045/2004 e à Lei n.º 10.205/2001, julgue o item.
Incumbe à União garantir o acesso da população de cada localidade à assistência hemoterápica.
Com base na Lei n.º 3.415/1982 e em suas respectivas alterações, julgue o item que se segue acerca da Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo.
É permitido que a Fundação aplique recursos na formação de patrimônio rentável, visando a garantir sua autossuficiência.
Com base na Lei n.º 3.415/1982 e em suas respectivas alterações, julgue o item que se segue acerca da Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo.
O pessoal da Fundação será regido pelo regime único dos servidores estatutários do estado.
Acerca dos cuidados na coleta de sangue para doação e para exames transfusionais de sangue e componentes, julgue o item a seguir.
Suponha-se que, em uma cidade do interior onde estava havendo surto de febre amarela, a maioria da população adulta tenha sido vacinada. Nessa situação, uma campanha para doação de sangue ficaria prejudicada nos próximos seis meses, que é o tempo necessário para que pessoas vacinadas com vírus vivo possam doar sangue.
Acerca dos cuidados na coleta de sangue para doação e para exames transfusionais de sangue e componentes, julgue o item a seguir.
No processo de triagem, deve-se verificar a procedência do doador no último mês, pois poderá haver impedimento devido aos aspectos epidemiológicos.
A respeito do Regulamento técnico dos sistemas estaduais de urgência e emergência (Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde) e da Política Nacional de sangue e hemoderivados, julgue o item subsequente.
As ambulâncias deverão dispor, no mínimo, de materiais e equipamentos conforme a seguinte classificação: transporte; suporte básico; resgate; e suporte avançado.
Com relação à saúde da mulher, da criança e do idoso, julgue o item.
A hemofilia é uma doença congênita que afeta a capacidade de coagulação sanguínea e atinge exclusivamente homens. Seu tratamento é feito por meio do uso regular dos fatores de coagulação.
No que se refere ao Código de Ética em Enfermagem, julgue o item seguinte.
Considere-se que um técnico de enfermagem recém-chegado a um serviço de saúde tenha solicitado dados estatísticos e epidemiológicos ao chefe de serviço para mais bem atender a população. O chefe do serviço, que também é técnico de enfermagem, ao negar-lhe o acesso àqueles dados, pois são confidenciais, comete ato antiético.
No que se refere ao Código de Ética em Enfermagem, julgue o item seguinte.
Considere-se que um técnico de enfermagem tenha orientado uma paciente capaz sobre o risco de determinado procedimento e que esta tenha se recusado a submeter-se ao referido procedimento. Nesse caso, o técnico será responsabilizado caso a paciente venha a sofrer algum agravo devido à sua recusa.
No que se refere ao Código de Ética em Enfermagem, julgue o item.
Não há vedamento ético a profissional de enfermagem delegar certas atribuições específicas para acompanhante de paciente em regime de atenção domiciliar.