Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11605 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em relação à Resolução n.º 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde, à Constituição Federal de 1988 (CF) e à Constituição estadual, julgue o item subsequente.

Compete ao Poder Público organizar a seguridade social, com base nos objetivos de seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, e a equidade na forma de participação no custeio, entre outros.

Quanto ao Decreto Federal n.º 3.990/2001, ao Decreto n.º 5.045/2004 e à Lei n.º 10.205/2001, julgue o item que se segue.

Compete à União a gestão, a coordenação e a elaboração do plano diretor de sangue, bem como planejar e coordenar a distribuição de hemoderivados para os portadores de coagulopatias.

A respeito da legislação de proteção à saúde e à segurança do trabalhador, julgue o item a seguir.

O acidente com material radiativo em Goiânia não foi um evento relacionado ao trabalho, pois as pessoas do ferro velho envolvidas não eram trabalhadoras formais.

Uma enfermeira sofreu um acidente perfurocortante com agulha que tinha sido usada para coleta de sangue de paciente e um teste rápido mostrou-se negativo para HIV.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item à luz do Protocolo Clínico e das Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV do Ministério da Saúde, de 2015.

A profilaxia pós-exposição de risco à infecção pelo HIV é baseada na avaliação do risco da exposição e recomenda-se apenas um esquema antirretroviral padrão, resultando em um único fluxograma, que engloba todas as avaliações de risco recomendadas.

No que se refere ao controle médico dos trabalhadores menores, do sexo feminino, idosos e expostos a agentes físicos, químicos e biológicos, julgue o seguinte item.

Uma técnica de enfermagem gestante poderá manter atividades em centro cirúrgico com risco de exposição a gases anestésicos, desde que seja autorizado, em atestado, pelo obstetra que a acompanha no pré-natal.

Em relação às diretrizes e bases da implantação do SUS, incluindo a organização da atenção básica, às políticas de descentralização e atenção primária à saúde, à reforma sanitária, aos modelos assistenciais de saúde – Vigilância em Saúde, e às doenças de notificação compulsória, julgue o item que se segue.

De acordo com o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde do Trabalhador, devem ser notificados os casos de acidente do trabalho graves ou com óbito e os que ocorrem com mulheres.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.

Suponha-se que um trabalhador rural que fazia capina com enxada em plantações e passou a utilizar produto químico para aumentar sua produtividade tenha apresentado quadro de lesões hepáticas e renais, além de fibrose pulmonar. Nesse caso, provavelmente, o produto químico utilizado foi um herbicida, sendo o paraquat o mais conhecido.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.

Os sinais de alerta das lombalgias incluem quadro álgico diurno, que melhora à noite e com analgésicos, e faixa etária entre vinte e cinquenta anos.

Acerca de epidemiologia, história natural e prevenção de doenças, julgue o próximo item.

Os conceitos de atividade física e exercício físico são distintos. A atividade física consiste em movimentos corporais que produzem gastos de energia acima dos níveis de repouso, mas que não produzem condicionamento cardiovascular.

Com base no texto acima, julgue o item a respeito de epidemiologia, prevenção e manejo de doenças.

A pessoa que é ouvida e apoiada sentir-se-á mais motivada para o autocuidado e terá maiores possibilidades de efetuar as mudanças que as condições crônicas exigem. Para isso, o profissional de saúde deve seguir os princípios da entrevista motivacional, que são: dar conselhos; persuadir com bons exemplos; e contra-argumentar com a pessoa ouvida a respeito de seus hábitos inadequados.

Quanto à epidemiologia, à história natural e à prevenção de doenças, em especial hipertensão arterial e diabetes mellitus, julgue o item subsequente.

Um paradoxo da prevenção é que a medida preventiva que traz grandes benefícios à comunidade oferece pouco a cada indivíduo participante, ou seja, intervenções que envolvem toda uma população, como diminuição da média da pressão arterial e do peso das pessoas, de uma maneira geral, são mais efetivas em reduzir doenças que as direcionadas a subgrupos de indivíduos já hipertensos ou obesos.

Quanto à epidemiologia, à história natural e à prevenção de doenças, em especial hipertensão arterial e diabetes mellitus, julgue o item subsequente.

Considere-se que um trabalhador diabético tenha procurado o serviço de saúde da empresa com quadro de vômitos, fraqueza muscular, dor abdominal, sinais de desidratação (boca seca e olhos encovados), taquipneia ou respiração de Kussmaul, hipotensão, hálito cetônico e alteração do estado mental. Nesse caso, o trabalhador deve estar com níveis muito elevados de hiperglicemia e necessita de ser encaminhado a uma unidade de emergência.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item acerca do vírus influenza e de outros vírus.

A estratégia de vacinação contra o vírus influenza é direcionada para grupos prioritários com predisposição para complicações da doença, como crianças a partir do nascimento até doze anos de idade, idosos e gestantes após o primeiro trimestre de gestação.

No que diz respeito ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item abaixo.

Os vocábulos "domésticos", "válvula" e "harmônico" são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.

"uma oportunidade de as pessoas mostrarem seu potencial humano" (linhas 32 e 33): uma chance que as pessoas mostrem o poder da espécie humana

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282