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Mioto (2010), tratando dos processos sócio-históricos e das configurações do trabalho com famílias, afirma que, no escopo das contradições presentes no cenário contemporâneo, é que se configuram os dilemas com os quais os profissionais se defrontam cotidianamente, especialmente no campo da Política Social onde o trabalho social com Famílias tem seu lócus privilegiado. Entre muitos, delineiamse três dilemas:

Gandin (2001) afirma que qualquer tipo de planejamento (participativo, estratégico, gerenciamento da qualidade total, etc) encerra basicamente três momentos:

O poema “A Máscara”, de W.B. Yeats, abre o texto “Vida de Professor”, de Jay Parini, com o intuito de

Pela leitura do texto, pode-se entender que o autor condena um tipo de educação

Ainda com relação ao texto, pode-se inferir que estão corretas as proposições: I É instigante pensar que uma escola possa servir de laboratório para a construção de uma convivência cidadã sem exclusão.
ÍI Embora seja difícil trabalhar práticas e conteúdos sobre cidadania, a escola deve fomentar o debate e oportunizar diferentes vivências para educação cidadã.
II Na escola, a imagem que aparece evidencia nuanças de consensos sobre educação como fator ético de IA escola permite vivências possíveis através dos equipamentos urbanos — localizar-se, transportar-se, comprar, vender, produzir, brincar, enfim, habitar.
Estão CORRETAS apenas:

O quarto quadrinho do texto apresenta o conectivo mas, que normalmente opõe duas ideias contrárias. Esse recurso linguístico como fator de textualidade realiza uma

O título do texto “Ovelha Negra” refere-se ao “homem honesto”, isso caracteriza uma

Em: “Fizeram-se os contratos, estabeleceramse os salários. ” Os termos em destaque classificam-se, respectivamente, como

Em: “Vinham os ladrões, viam a luz acesa e não subiam. ” O período acima é

Em: “ O governo era uma associação de delinquentes...” A função sintática da expressão em destaque é

Em: “Ia só até a praça da matriz que era perto.” A função gramatical da palavra em destaque é

Na primeira linha do texto há um período

composto por subordinação, em que a

oração subordinada é classificada como

adverbial

Durante o período pré-histórico pode-se afirmar que houve poucos registros históricos das práticas desenvolvidas na Educação Física, porém os poucos registros de que se dispõem permitem afirmar que nesse período ela assumia os seguintes tipos de caráter:

Durante a dominação Romana do território europeu, as práticas da Educação Física foram resumidas às lutas de gladiadores, esporte sangrento e bastante violento, apreciado pela comunidade romana pagã. Com o passar do tempo, alguns fatores levaram essa sociedade a desprestigiar essas práticas. Quais foram esses fatores?

O processo de introdução da Educação Física no Brasil aconteceu através das instituições médico-militares. Por conta disso, o pensamento médico-militar desenvolvido na Educação Física brasileira no século XIX baseava-se na moralidade sanitária que pregava o desenvolvimento

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