De acordo com as normas da linguagem padrão, assinale a afirmativa correta.
Existem palavras que possuem regras diferentes quanto à concordância de acordo com a classe gramatical a qual pertencem como ocorre com o termo “meio” em “implica reconhecer que somos meio cegos...”. A concordância gramatical só NÃO está correta em:
No texto, as duas formas verbais concorrem, respectivamente, para expressar
Nos dois primeiros quadros da tirinha, a conversa inicial de Calvin com seu interlocutor, além de testar o ato da comunicação, também tem uma intencionalidade de
Leia o texto e responda a questão.
O texto tem como informação central
Leia o poema do piauiense Da Costa e Silva e responda à questão.
“O poeta se utiliza de várias pausas, reticências, suspensões, orações gerundiais, assonâncias – métodos que tornam os versos largos (no sentido musical do termo), como as frases musicais de duração longa” (Alfredo Verney, 2009). O poeta usa esses recursos, a fim de enfatizar sobre a terra natal
As abelhas constroem seus favos em formato de hexágonos regulares, justapostos, como na figura abaixo. Considerando que cada favo tem capacidade para armazenar até meio centímetro cúbico de mel, quantos litros de mel no máximo podem ser armazenados em uma colmeia com 4000 desses favos?
Segundo alguns organizadores de festas e eventos, para se atender satisfatoriamente as pessoas em um aniversário, por exemplo, devem-se fazer as seguintes considerações na hora de definir as quantidades de salgados e bebidas que serão ofertados para os convidados:
“5 salgados e um copo de 300ml por pessoa"
Numa festa para 30 convidados, sendo x o número de salgados e y o número de garrafas de 2 litros com a bebida, se forem comprados de acordo com as recomendações acima, qual o valor mínimo de x+y?
O gráfico acima confronta os índices máximos de audiência das três principais televisões do país, em um dia de dezembro, de determinado ano.
De acordo com o gráfico acima, o índice da primeira colocada foi quantos por cento acima do índice da terceira colocada?
Uma formiga encontra-se dentro de uma caixa cúbica, no vértice indicado, na figura, pela letra A e vai deslocar-se até o vértice B.
Considerando o contexto e as expressões a seguir destacadas, assinale a afirmativa que apresenta o significado equivalente.
Uma das diagonais de um retângulo ABCD representado no plano cartesiano é o segmento AC cujas extremidades A (x – 2;5) e C (2x – 4;9) pertencem ao 1º quadrante. Sendo a abscissa de C maior que a abscissa de A e a área desse retângulo igual a 64, então a soma dos algarismos do número x é:
Analise as afirmativas sobre a ferramenta Microsoft
Office PowerPoint 2007 (configuração padrão).
I. Os recursos Número do slide e Objeto estão
localizados no grupo Objetos da guia Inserir.
II. O recurso Orientação do Slide está localizado no
grupo Configurar Página da guia Layout da Página.
III. O recurso Ocultar Slide está localizado no grupo
Configurar da guia Apresentação de Slides.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe
sobre a participação da comunidade na gestão do
Sistema Único de Saúde (SUS) e as transferências
intergovernamentais de recursos financeiros na área da
saúde. De acordo com o artigo 1º, o SUS, contará, em
cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do
Poder Legislativo, com as seguintes instâncias
colegiadas: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.
Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
“João, servidor efetivo do INSS, foi aprovado em
Concurso do Ministério da Saúde." Considerando que
esteja em gozo de férias regulares na data de
publicação de sua nomeação para o novo cargo efetivo,
nos termos da Lei nº 8.112/90, a posse de João deverá
ocorrer em até: