No que diz respeito à Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Consideram-se orientações gerais as interpretações e especificações contidas em atos públicos de caráter geral ou em jurisprudência judicial ou administrativa majoritária, e ainda as adotadas por prática administrativa reiterada e de amplo conhecimento público.
( ) A decisão do processo, nas esferas administrativa ou controladora, não poderá impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos.
( ) As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas, que terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão.
( ) O agente público responderá pessoalmente por suas decisões ou opiniões técnicas em caso de dolo ou erro grosseiro.
Em 1948, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi reconhecida a dignidade inerente a todos os membros da família humana e seus direitos iguais e inalienáveis, sendo esses elementos fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
Com base na teoria geral dos direitos humanos e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são um importante documento para a educação no Brasil que foi instituído em 1998 pelo governo federal. Sobre esse documento, é correto afirmar que
Das diferentes escolas historiográficas, uma se posicionava compreendendo a história de forma linear e colocava luz sobre os ditos grandes personagens da história, buscando nas fontes a verdade total dos fatos. Essa corrente historiográfica é a
Durante as décadas de 1920 a 1940 na Europa, surgiram regimes governamentais totalitários, um dos motivos que levariam a humanidade a uma Segunda Guerra Mundial. Desses regimes, os dois mais importantes foram o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha. Sobre as características gerais desses dois regimes, assinale a alternativa correta.
Durante o período da Guerra Fria (1945-1991), em meio à disputa pelo poder hegemônico no mundo, União Soviética e Estados Unidos estreitaram relações com os demais países e, além, criaram blocos de alianças. Um desses blocos ainda existe e participa fortemente da geopolítica mundial, trata-se da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Sobre essa organização, é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta quanto ao principal motivo que ocasionou a vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808.
Foram diversos os episódios de revoltas durante o período do Brasil Império, mais especificamente durante o período regencial (1831-1840). Uma dessa revoltas populares foi denominada Cabanagem, sobre a qual é correto afirmar que
A partir de década de 1950, a geografia conheceu uma profunda ruptura do mundo anglo-saxão, a qual deu origem à chamada revolução quantitativa. Sobre a Geografia Quantitativa e seu posicionamento frente à intuição, é correto afirmar que
A produção do espaço, seja o da rede urbana, seja o intraurbano, decorre da ação de agentes sociais. Em relação aos agentes que produzem o espaço, é correto afirmar que
Analise a seguinte imagem:

A imagem pode ser compreendida através da ideia
As mudanças climáticas interferem de forma direta e indireta na saúde dos seres humanos. Alguns problemas de saúde diretamente decorrentes do aquecimento global e que parcela considerável dos estudiosos consideram como manifestados através do estresse térmico podem ser sumarizados como
Alguns mapas não possuem uma finalidade específica. São, em geral, desprovidos de grande precisão e apresentam aspectos físicos e obras humanas, visando a um usuário leigo e comum. Esses mapas são denominados mapas
De acordo com a BNCC, o raciocínio geográfico se tornou a grande contribuição à Geografia para os alunos da Educação Básica, pois
Assinale a alternativa que NÃO condiz com as competências específicas de Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino Médio segundo a BNCC.