Sobre a criação de objetos na linguagem de programação Java, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Nesta linguagem de programação, a criação de objetos é gerenciada por um algoritmo de escalonamento, onde característica como prioridade, acesso a recurso, threads são considerados.
II. Objetos são criados por expressões contendo a palavra-chave new. Criar um objeto a partir de uma definição de classe é também conhecido como instanciação; assim, objetos são muitas vezes chamados de instâncias.
III. Referências a objetos são null quando elas não referenciam algum objeto.
IV. Objetos recentemente criados são colocados em uma área de memória do sistema conhecido como heap. Todos os objetos são acessados via referências a objetos qualquer variável que possa aparentar um objeto, na realidade, contém uma referência àquele objeto.
Em Banco de Dados, temos o conceito de Independência de Dados. Sobre esse conceito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas.
II. A Independência física de dados refere-se à capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Consequentemente, o esquema externo também não precisa ser modificado.
III. A Independência topológica de dados é a capacidade de persistência, variando as rotas para acessar o mesmo banco de dados.
IV. A Independência redundante de dados é a capacidade de acesso por mais de um tipo de tecnologia ao mesmo banco de dados.
A linguagem UML possui vários tipos de diagramas. Sobre o diagrama de sequência, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas
I. No corpo de um diagrama de sequência, podemos encontrar operações ativadas, dimensionadas para refletir suas durações aproximadas.
II. Um diagrama de sequência empresta uma grande força à orientação a objetos, sendo a ligação dinâmica que corresponde ao mecanismo de implementação de um determinado processo.
III. O diagrama de sequência é um tipo de diagrama de interação entre objetos que enfatiza mais a sequência temporal que os relacionamentos estáticos do objeto.
IV. Um diagrama de sequência representa a ação entre dois eventos através de uma seta de generalização que se estende do evento até o subevento.
Em projetos orientados a objetos, temos vários padrões de projetos. Sobre o padrão Adaptador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Adaptador não é um padrão de projeto reconhecido.
II. Normalmente, o padrão adaptador aplica-se a qualquer contexto em que queiramos modificar uma classe existente de maneira que seus métodos se adaptem aos de uma classe ou interface relacionada, porém diferente.
III. A regra geral para aplicar o padrão Adaptador é definir a nova classe de maneira que ela contenha uma instância da classe antiga, como um campo escondido, e implemente os métodos da nova classe usando os métodos da varável de instância escondida.
IV. Adaptador garante através de um método público que somente uma instância da classe em questão existirá.
Na linguagem Java, podemos trabalhar com exceções. Sobre esses conceitos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. As exceções são eventos inesperados que ocorrem durante a execução de um programa. Uma exceção pode ser o resultado de uma condição de erro ou simplesmente uma entrada inesperada. De qualquer forma, em linguagens orientadas a objetos como Java, as exceções são vista como objetos.
II. Em Java, exceções são lançadas por trechos de código que detectam algum tipo de condições inesperadas. Podem também ser lançadas pelo ambiente de execução Java se este encontra uma situação imprevista.
III. A sintaxe genérica para um bloco try-catch em Java é a seguinte: 
IV. Em Java, podemos capturar uma exceção ocorrida através de trechos de código capazes de tratá-la.
A expressão arranjo é
Por um desses quiproquós da vida cultural, a tradicionalização, ou a referência à tradição, tornou-se um tema dos mais presentes na poesia contemporânea brasileira, quer dizer, a que vem sendo escrita desde meados dos anos 80.
O fragmento em que o elemento por (ou pelo/pela) estabelece a mesma relação semântica do elemento por do fragmento acima é
Assinale a alternativa cuja sequência verbal destacada constitui um exemplo de tempo composto.
O desenvolvimento regional ou microrregional pode ser acelerado por meio de investimentos em ciência e em tecnologia, a partir, mesmo, dos governos locais ou de iniciativas regionais, não afetas diretamente à União. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma estratégia no âmbito da ciência e tecnologia, passível de constituir um elemento de fortalecimento de economias locais ou regionais.
Não implica, tampouco, autoconsciência crítica ou consciência histórica, nem a necessidade de identificar se existe uma tendência (5.° parágrafo)
>
No fragmento acima, as orações de identificar e se existe uma tendência são, respectivamente,
Considere o MPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) e assinale a alternativa correta.
Sobre a linguagem de programação Java, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Nesta linguagem de programação, programas são construídos a partir de classes. A partir de uma definição de classe, podemos criar qualquer quantidade de objetos, que são conhecidos como instâncias daquela classe.
II. Uma classe, nesta linguagem de programação, contém membros, sendo campos e métodos as principais espécies. Campos são variáveis de dados que pertencem ou à própria classe ou a objetos da classe; eles constituem o estado do objeto ou classe.
III. Encontramos também, em uma classes Java, métodos. Métodos são coleções de comandos que operam sobre os campos para manipular o estado. Comandos definem o comportamento de classes; eles podem atribuir valores a campos e outras variáveis, avaliar expressões aritméticas, invocar métodos e controlar o fluxo de execução.
IV. Uma classe, nesta linguagem, pode ser compilada para bytecodes.
Banco de dados pode garantir armazenamento persistente para objetos programas. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Uma das principais justificativas para sistemas de banco de dados orientados a objetos é a possibilidade de oferecer um armazenamento persistente aos objetos programas e estruturas de dados.
II. Sistemas de banco de dados orientados a objetos geralmente são compatíveis como linguagens de programação como C++ e Java.
III. Um objeto complexo em C++ pode ser armazenado, permanentemente, em um SGBD orientado a objeto.
IV. Os sistemas tradicionais de banco de dados geralmente possuem o chamado problema de separação por impedância, quando as estruturas de dados fornecidas pelo SGBD são incompatíveis com as estruturas de dados da linguagem de programação.
Sobre Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A SOA estabelece um modelo arquitetônico que visa aprimorar a eficiência, a agilidade e a produtividade de uma empresa, posicionando os serviços como os principais meios para que a solução lógica seja representada no suporte à realização dos objetivos estratégico associados à computação orientada a serviços.
II. Em essência, a plataforma de computação orientada a serviços tem a ver com o paradigma de design da orientação a serviços e seu relacionamento com a arquitetura orientada a serviços.
III. A face real de uma arquitetura orientada a serviços implementada é exclusiva de cada empresa.
IV. Uma implementação SOA pode consistir em uma combinação de tecnologias, produtos, APIs, extensões da infraestrutura de suporte e várias outras partes.