A arquitetura de três camadas, tradicional nos SBGDs relacionais, pode ser usada para explicar o conceito de independência de dados.
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Existem três tipos de independência de dados no SGBDs relacionais: a independência lógica, a semântica e a física.
( ) A independência lógica dos dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar esquemas externos ou programas aplicativos. É possível alterar o esquema conceitual para expandir o banco de dados, para alterar restrições ou para reduzir o banco de dados (removendo um tipo de registro ou itens de dados).
( ) A independência física dos dados é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual. No entanto, os esquemas externos também precisam ser alterados.
As afirmativas são, respectivamente:
Em Banco de Dados, temos o conceito de Independência de Dados. Sobre esse conceito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas.
II. A Independência física de dados refere-se à capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Consequentemente, o esquema externo também não precisa ser modificado.
III. A Independência topológica de dados é a capacidade de persistência, variando as rotas para acessar o mesmo banco de dados.
IV. A Independência redundante de dados é a capacidade de acesso por mais de um tipo de tecnologia ao mesmo banco de dados.