Nos termos da Lei nº 68/1992, a movimentação do servidor a pedido ou “ex-ofício" de uma unidade administrativa
para outra dentro do mesmo órgão, por ato do titular do órgão, com ou sem alteração do domicílio ou residência,
respeitada a existência de vagas no quadro lotacional, denomina-se
A respeito da progressão e da avaliação de desempenho, disciplinada pela Lei nº 1.638/2006, assinale a alternativa
INCORRETA.
Nos termos da Lei nº 68/1992, a movimentação do servidor a pedido ou “ex‐ofício” de uma unidade administrativa para outra dentro do mesmo órgão, por ato do titular do órgão, com ou sem alteração do domicílio ou residência, respeitada a existência de vagas no quadro lotacional, denomina‐se
Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o
multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido
crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de
culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às
condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença
cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma
perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em
vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir
dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as
ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano
para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do
currículo em teorias:
1.tradicionais;
2.críticas;
3.pós-críticas.
Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.
( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.
( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação
cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.
( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção,
conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.
A sequência está correta em
Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a
escola pública universal e gratuita" (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se
repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.
( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.
( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão
educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.
( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.
( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de
gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.
A sequência está correta em
Segundo Cortella (2011, p.43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional", é necessário
reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e
não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no
tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos
Sobre a história da formação de Rondônia, analise.
I. Antes de receber a nomeação atual, era denominado território federal de Guaporé, tendo sido formado com terras
dos estados do Amazonas e Mato Grosso.
II. Foi elevada a condição de unidade federada do Brasil por meio da Constituição de 1988, juntamente com os então
territórios do Amapá e Roraima.
III. Sua colonização mais intensa ocorreu no final do século XIX, quando nordestinos se dirigiram ao estado para
trabalhar nas minas de cassiterita.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Um dos casos mais emblemáticos da política nos últimos anos foi a condenação e prisão do senador Ivo Cassol (PP-RO)
pelo Supremo Tribunal Federal, por crime de fraude em licitações, ocorrido na época em que era prefeito do município
de
Considere a função de custo dada por C(x) = 0,30x3 – 2,50x2 + 20x + 200. Assinale a alternativa que apresenta o valor do custo marginal do produto x quando são produzidas 17 unidades do produto.
Considere que uma empresa atue no mercado de concorrência perfeita e tenha seu custo marginal mensal dado por
Cmg = 3x2 – 6x + 15, sendo o preço de venda tomado no mercado com o valor de R$ 20,00 . Com base nessas
informações, assinale a alternativa que apresenta qual quantidade (x) deve ser produzida para que se obtenha o lucro
máximo. (Considere: √96 = 9,79.)
“O grande objetivo da Contabilidade é prover seus usuários, em geral, com o máximo possível de informações sobre o
patrimônio de uma entidade e suas mutações." (Iudícibus et al, 2010, p. 11)
“________________________________ são usuários que possuem duplo interesse nas informações contábeis: primeiramente
porque se baseiam nas mesmas para arrecadar tributos; e, em segundo lugar, interessam-se pelos dados econô-
micos das unidades microeconômicas para que, devidamente agregados e tratados estatisticamente, possam fornecer
bases adequadas para análises econômicas." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Uma empresa apresentou as seguintes informações ao final do Ano 2

Considerando o método direto para cálculo do caixa gerado pelas operações do fluxo de caixa, os valores de recebimento
de vendas e pagamento de fornecedores referentes ao Ano 2 são, respectivamente,
“Método de acesso a arquivos mais simples. As informações são processadas em ordem, um registro após o outro.
Essa modalidade de acesso é a mais comum, sendo usada, inclusive, por editores e compiladores." Trata-se do acesso