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O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a

alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da propriedade de coisa móvel.

De acordo com Indolfo et al (1993, p. 15-16), a aplicação de um programa de gestão de documentos públicos pode ser

desenvolvida em quatro níveis: mínimo, mínimo ampliado, intermediário e máximo. Diante do exposto, é correto

afirmar que um órgão que pretende aplicar um programa de gestão de documentos no nível mínimo deve

No Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, relativo ao Decreto nn 1.171/1994,

a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de

As contas podem ser divididas em patrimoniais e de resultado, sendo que as contas patrimoniais dividem-se em

contas ativas e passivas e as contas de resultado, em receitas e despesas. Em relação à conta Duplicatas Descontadas,

é correto afirmar que

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um aspecto da Lei nº 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade

Administrativa (LIA), a qual

Para uma amostra aleatória de tamanho 5, observou-se

A medida de curtose para esses dados é

Leia o texto a seguir.


Pneus e câmeras

Não é pouca coisa, mas a borracha é muito mais do que isso. Só ela pode ser usada para fabricar mais de 40 mil

itens, entre os quais pelo menos 400 tipos de artigos médicos, como embalagens de medicamentos, instrumentos, luvas

e tubos cirúrgicos, por exemplo. Ela também é empregada na produção de calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos,

preservativos e, como vedante, em geladeiras, em janelas de veículos e em molduras ou guarnições de portas. O

produto está presente ainda na construção civil, nas indústrias de autopeças, bélica, petrolífera e de saneamento, na

mineração e siderurgia. O maior consumo da borracha natural, todavia, se dá com os pneumáticos (pneus e câmeras de

ar), indispensáveis na indústria automobilística e na aviação, assim como na de motos e bicicletas. No mundo, as

indústrias de transporte e automotiva consomem cerca de dois terços do total de borracha sintética e natural, sendo

90% destinados aos pneumáticos e o restante a peças diversas de veículos, como mangueiras e tapetes.

(Disponível em: http://www.sescsp.org.br/online/artigo/compartilhar/7380_TRISTE+HISTORIA+DE+UM+CICLO.)

Em relação ao ciclo da borracha, relacionado ao povoamento de regiões como Rondônia, analise as premissas.

I. A descoberta da vulcanização, em 1839, acelerou o interesse internacional pela borracha, desencadeando uma

corrida imperialista na região amazônica.

II. A exploração do látex levou à formação de vastos seringais dominados pelos chamados “coronéis de barranco".

III. A exploração da borracha nos vales do Madeira, Mamoré e Guaporé era realizada exclusivamente pelos bolivianos

que tivessem parentesco com brasileiros ou residissem no país.

IV. A concorrência com a borracha vinda do oeste norte-americano e das Antilhas derrubou o preço da borracha

amazônica, levando ao despovoamento da região.

V. Havia uma incidência de nordestinos, que também trabalhavam na extração do látex.

Estão corretas apenas as afirmativas

Segundo Assto (1990), a proporção de serviços oferecidos por categorias de vias pode ser representada pelo gráfico a

seguir.

Assinale a alternativa que substitui, correta e sequencialmente, as interrogações da imagem.

O Boticário sempre foi uma empresa tradicional de manufatura. Em 1988, a organização resolveu reestruturar suas

operações, passando a distribuir diretamente seus produtos para as lojas franqueadas. É correto afirmar que o gerenci‐

amento de toda a movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias à execução de suas

atividades foram realizados pela área de

Para desenvolver suas atividades em uma empresa, o pedagogo precisa de um entendimento profundo do

comportamento humano no contexto organizacional. Considerando esta premissa, o pedagogo deverá, EXCETO:

Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios. ( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. ( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo. ( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A sequência está correta em

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números

poderão ser usados mais de uma vez.)

1.1º período: entre 1549 e 1759.

2.2º período: entre 1759 e 1932.

3.3º período: entre 1932 e 1969.

4.4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade

científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a

reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto

dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso

Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os

defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos

destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total" e a

“pedagogia corporativa".

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época

dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

Sobre os temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), marque a alternativa INCORRETA.

Após inferências estatísticas e econômicas, apurou-se que uma empresa dispõe de sua função de oferta como sendo

dado por p = 40 + 0,50x, onde p é o preço unitário e x é sua oferta mensal. De posse dessas informações, caso o

governo conceda um subsídio de R$ 3,00 por unidade vendida, qual seria a nova função oferta?

Na teoria desenvolvida por Keynes (1883-1946), a moeda pode ser utilizada também para fins especulativos, de modo

que a demanda por moeda para esse fim é função da taxa anual de juros da economia. Sendo assim, admitindo que

em determinado país

em que x é a taxa de juros anual (em %) e y é a quantia (em bilhões de

moeda) que as pessoas procuram manter para tais fins, a demanda por moeda utilizada pela população desse país

para fins especulativos, quando a taxa de juros anual for de 10%, será de

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