Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11771 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O efeito estufa é o mecanismo responsável por manter a atmosfera terrestre aquecida e consequentemente a temperatura da Terra adequada à vida. Dentre os gases que podem fazer este papel na atmosfera estão as moléculas diatômicas que possuem dois átomos diferentes ou qualquer molécula com 3 ou mais átomos. Entre eles, o CO2 é o gás de efeito estufa que mais tem suas concentrações aumentadas no último século.

Sobre os problemas ambientais relacionados ao CO2, analise as afirmações abaixo.

I. Suas concentrações na atmosfera alcançaram a maior marca já registrada, com mais de 400 ppm.

II. Os maiores responsáveis pelas grandes emissões de CO2 na atmosfera são a produção de energia e transporte.

III. O Brasil, apesar de sua matriz energética considerada limpa, está entre os grandes emissores devido ao desmatamento e às queimadas.

IV. A acidificação dos oceanos pode não estar relacionada com a alta emissão de CO2 pois os oceanos possuem grandes quantidade de água que diluiriam o ácido formado, não prejudicando a fauna e fora marinha.

V. A taxa de dissolução do CO2 atmosférico na água marinha é lenta. Quando dissolvido, o CO2 faz parte de um ciclo chamado ciclo do carbonato, que transforma este CO2 em CO3 - e fixa-o em conchas calcáreas nos animais marinhos.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Devido às grandes emissões de gás carbônico provenientes da produção de energia elétrica, outras fontes de energia estão sendo desenvolvidas ou aprimoradas. A energia solar é uma fonte renovável de energia e uma possível solução para produção de energia, tanto em um sistema isolado quanto em um sistema interligado de distribuição. Sobre a energia solar, analise as afirmações abaixo e assinale alternativa correta.

I. É uma fonte se energia inesgotável que não possui impactos ambientais em seu ciclo de vida.

II. A energia solar pode ser utilizada de duas formas, para sistemas de aquecimento de água ou de captação e transformação de energia solar em energia elétrica.

III. Pode ser ligada em um sistema de distribuição de energia elétrica e gerar recursos para o investidor, quando este não estiver abastecendo a residência ou o empreendimento onde ocorreu a implementação.

IV. A produção de energia solar não sofre variações ao longo do ano, em qualquer latitude.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. A partir da Revolução Industrial o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm deste gás cresceu até os atuais 400 ppm, intensificando significativamente o efeito estufa. O balanço energético terrestre está mudando rapidamente com a emissão dos chamados Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Suas altas concentrações podem levar ao que chamamos de Mudanças Climáticas Globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O GEE mais importante é o CO2 , pois este é o gás que possui as maiores emissões, oriundas da queima de combustíveis fósseis.

II. A derrubada de florestas não traz consequências para as emissões, pois o carbono emitido para a atmosfera já está contabilizado no balanço global, assim como a cana-de-açúcar para produção de etanol.

III. A derrubada de florestas não traz consequências para as emissões, pois o maior sumidouro de CO2 são os oceanos profundos.

IV. Outros GEE são o CH4, N2 O e o CFC, sua importância ocorre por conseguirem acumular mais energia em suas ligações e consequentemente terem poder de aquecimento da atmosfera maior que o CO2 .

V. A água também é um GEE natural.

VI. Mesmo se as emissões dos GEE fossem encerradas, os efeitos das Mudanças Climáticas Globais continuariam por longos períodos.

Assinale a alternativa onde há somente afirmações corretas:

Sobre a cana de açúcar, um dos recursos naturais renováveis mais versátil e difundidos no Brasil, tem-se:

I. A sustentabilidade da produção de cana de açúcar está no fato de haver esforços no sentido de diminuir a poluição atmosférica e no desenvolvimento de novos produtos, como o bioplástico e o etanol.

II. A produção de álcool etílico a partir da cana de açúcar é totalmente sustentável, em toda a sua cadeia produtiva, contabilizando trabalhadores e latifúndios.

III. No balanço geral de CO2 , pode-se considerar que o álcool etílico possui emissões zero.

IV. Nem tudo na cana de açúcar pode ser reaproveitado, o bagaço é queimado para gerar energia nas próprias usinas, a palha é depositada sobre a terra para adubá- la, somente a vinhaça não pode ser utilizada devido sua alta toxicidade ao meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas:

Dos sistemas do corpo humano, o sistema tegumentar é constituído por uma porção epitelial, a _________ e uma porção conjuntiva, a ____________. Logo abaixo está a ____________, que embora tenha a mesma origem da pele, serve apenas de suporte e união com os órgãos subjacentes. Dentre as funções da pele encontram-se a proteção contra raios ultravioletas, recepção de sensações, termorregulação da temperatura, etc. Porém, algumas doenças podem afetar a pele, entre elas, a(o) ________ que é um processo infamatório das glândulas sebáceas, muito frequente na adolescência, que além do incomodo, modifica a aparência.

Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente as lacunas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos para as aulas de Educação Física estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental, embora no presente documento sejam especificados apenas os conteúdos dos dois primeiros ciclos. Essa organização tem a função de evidenciar quais são os objetos de ensino e a aprendizagem que estão sendo priorizados, servindo como subsidio ao trabalho do professor, que deverá distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada. Assim, não se trata de uma estrutura estática ou inflexível, mas sim de uma forma de organizar o conjunto de conhecimentos abordado, segundo os diferentes enfoques que podem ser dados. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA que define estes blocos.

De acordo com os PCN´s (BRASIL, 1998b), o desenvolvimento do principio da solidariedade na escola deve passar pela ______________ e ________________. Os alunos devem ser levados a _________________ e __________________ sobre ela juntamente com os outros valores. Só conhecendo, vivenciando situações concretas e refletindo sobre elas o aluno pode construir uma postura solidária. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) “Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide". Neste contexto, podemos afirmar que o objetivo do modelo piramidal era...

Assinale a alternativa CORRETA.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação no ensino fundamental é:

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com Ghiraldelli (1997), na história da Educação Física é possível observar cinco tendências da Educação Física Brasileira. Sendo elas:

Assinale a alternativa CORRETA.

O esporte assume um aspecto recreativo quando é usado como lazer, onde o praticante não se preocupa com a vitória; assume um aspecto formativo quando é voltado ao rendimento e competição, visando a vitória como objetivo final. Neste contexto, os objetivos da escola, segundo Teixeira (1999) são:

Assinale a alternativa CORRETA.

Tinha por finalidade [...] proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito, formando o homem física e moralmente sadio, alegre e resoluto. (MARINHO, 1953). A citação de Marinho relata uma tendência da Educação Física no Brasil.

Neste contexto, podemos afirmar que a tendência citada trata de.

Assinale a alternativa correta.

“Há, porém, um contraste abismal entre a conduta que segue a máxima de uma ética dos objetivos finais – isto é, em termos religiosos, 'o cristão faz o bem e deixa os resultados ao Senhor' – e a conduta que segue a máxima de uma responsabilidade ética, quando se tem de prestar conta dos resultados previsíveis dos atos cometidos. [...] Se uma ação de boa intenção leva a maus resultados, então, aos olhos do agente [partidário da ética dos objetivos finais], não ele, mas o mundo, ou a estupidez dos outros homens, ou a vontade de Deus que assim os fez, é responsável pelo mal. Mas um homem que acredita numa ética da responsabilidade leva em conta precisamente as deficiências médias das pessoas [...] Não se sente em condições de onerar terceiros como os resultados de suas próprias ações, na medida em que as pôde prever." (Max WEBER, “A política como vocação"). Com base no texto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso( F ).

( ) A ética dos objetivos finais se assenta sobre os valores morais associados a determinadas crenças (da religião ou da tradição) e assumidos pelo sujeito.

( ) A ética da responsabilidade considera as consequências e a circunstâncias do ato na relação entre meios e fins.

( ) Para a ética da responsabilidade valem as intenções do agente.

( ) As condutas resultantes da ética da convicção e da ética da responsabilidade jamais coincidem.

Assinale a alternativa correta.

Analise os trechos abaixo.

“Se, porém, todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência" (Crítica da Razão Pura, B1) “Sem a sensibilidade, nenhum objeto nos seria dado; sem o entendimento, nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas [...] Só pela sua reunião se obtém conhecimento". (Crítica da Razão Pura, B75)

A respeito dos trechos assinale a alternativa incorreta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282