Sobre os mecanismos de coesão empregados notexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação aos acordes de 3 sons e colocando-se as tríades sobre os graus das escalas maiores e das escalas menores harmônicas, tem-se:
I. O acorde encontrado nos II, III e VI graus das escalas maiores é o acorde perfeito menor.
II. O acorde encontrado no VII grau das escalas maiores e no II e VII graus das escalas menores é o acorde de quinta aumentada.
III. O acorde encontrado no III grau das escalas menores é o de quinta diminuta.
IV. O acorde encontrado no V e no VI grau das escalas menores é o acorde perfeito maior.
Assinale a alternativa correta.
Sobre função tonal dos acordes, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito do Jazz, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere as obras a seguir (itens I a V), todas pertencentes ao Modernismo (séc. XX). Classifique-as, respectivamente, de acordo com a técnica composicional ou estilo a partir da qual cada uma foi concebida.
I. Imaginary Landscape No. 4, de John Cage.
II. Mode de Valeurs et d’Intensités, de Olivier Messiaen.
III. Kontakte, de Karlheinz Stockhausen.
IV. Sinfonia dos Salmos, de Igor Strawinsky.
V. Variações para Orquestra Opus 31, de Arnold Schoenberg.
Dentre os compositores do Período Clássico, destaca-se pela enorme produção de obras sinfônicas. São 108 sinfonias dentre as quais as 12 últimas são conhecidas como Sinfonias Londres. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse importante compositor austríaco.
Compositor russo compôs obras importantes como O Amor das Três Laranjas, Alexander Nevsky, Romeu e Julieta (Opus 64), Visões Fugitivas (Opus 22) e Pedro e o Lobo.
Assinale a alternativa que apresenta o nome do compositor dessas obras.
O caráter de imprecisão das locuções que expressam lugar e tempo, no início do texto, é explicitado pelas seguintes classes gramaticais que as constituem:
O termo Ética, que em sua origem grega tem duas grafias diferentes (éthos - com “e” curto, épsilon, e êthos - com “e” longo, eta), denota no pensamento de Aristóteles, de modo bastante simplificado, dois grandes modos de aprendizado típicos do gênero humano, a saber, seja aquilo que se aprende fazer por familiaridade, dos usos e costumes ou uma habilidade adestrada pelo fazer cotidiano, mas também denota um saber fazer que se aprende por preceituação da razão, que antecede a própria experiência.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa incorreta.
Quando a CF/88 disciplina que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, (...)”, é possível extrairmos daí a busca pela afirmação do princípio da igualdade. Mas não uma igualdade meramente formal ou burocrática, uma igualdade isonômica, ou seja, de natureza material, já que entendida a partir do olhar de um Estado Democrático de Direito, fruto de um movimento, especialmente, Pós 2ª Guerra Mundial, conhecido como Neoconstitucionalismo.
Sabendo disso, e entendendo que igualdade material (isonomia), não se restringe ao tratamento igualitário daqueles que, efetivamente são diferentes, mas ao contrário, é a afirmação da necessidade de se tratar diferentemente os diferentes na medida de suas diferenças, assinale a alternativa incorreta.
Acerca das disposições da Lei Complementar nº 80/1994, que dispõe sobre a organização da Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, assinale a alternativa incorreta.
Para o desenvolvimento da excelência em gestão, ou seja, gestão da qualidade, há necessidade de se elaborar diversos processos ou atividades empresariais.
Sobre esses processos ou atividades, assinale a alternativa incorreta.
Entender o conceito de competência é muito importante para se tratar da gestão por competência. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Competência é a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar adequadamente uma série de problemas. Reflete os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que precisam ser colocados em prática para se atingir um determinado objetivo.
II. Uma competência não é apenas um saber, um conhecimento, nem é apenas uma habilidade, um saber fazer; nem apenas uma atitude, uma vontade de querer fazer. Uma competência é um somatório do conhecimento, da habilidade e da atitude e considera a agregação de valor e a entrega que o profissional faz para a empresa.
Em gestão de projetos há sempre restrições.
Sobre as demandas conflitantes que geram essas restrições, assinale a alternativa incorreta.
Relativamente à segurança pública, como tal prevista na Constituição Federal da República, assinale a alternativa incorreta.