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Considerando os Direitos e Garantias Fundamentais contidos na Constituição, julgue os itens a 
seguir.

 
I. É restrita a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato. 
lI. A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo  permitida a interferência estatal em seu funcionamento, quando necessária. 
IlI. É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar. 
IV. A propriedade atenderá a sua função econômica.

Com base no que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente sobre a adoção, assinale a alternatíva incorreta.

Considere os fragmentos a seguir. 
I. "Chegou o novo celular da moda". 
lI. "Legal! Vou comprar". 

Os tempos verbais nos fragmentos I e lI, indicam, respectivamente:

Texto 1 – INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA 
MERA ENCENAÇÃO SOCIAL?


Na obra Testemunha ocular, o historiador 
Peter Burke defende a ideia do uso das imagens 
como evidência histórica. Logo na introdução, ele 
pondera: “nos próximos anos, será interessante 
observar como os historiadores de uma geração 
exposta a computadores e televisão praticamente 
desde o nascimento, que sempre viveu num 

invenção da imprensa e, mais tarde, com a 
popularização da fotografia –, origina-se também 
desse quadro um debate mais atual sobre o uso 
que estamos fazendo das imagens.
Um documentário recém-lançado pela 
HBO, Fake famous [“Famoso falso”], escrito e 
dirigido por Nick Bilton, traz reflexões instigantes 
nesse sentido. A produção gira em torno do 
universo dos influenciadores digitais e tem como 
argumento um experimento inusitado. Três 
anônimos são selecionados para conquistar fama 
instantânea nas redes sociais. São jovens na 
faixa dos vinte anos, que vislumbram na 
experiência a oportunidade de concretizar suas 
ambições. Enquanto ajuda-os na construção de 
uma imagem mais atraente para os padrões das 
redes, a produção do filme vai revelando os 
meios espúrios aos quais muitos usuários 
recorrem na busca incessante por engajamento. 
Talvez não seja uma grande novidade, 
mas o documentário escancara a realidade da 
compra de seguidores (no caso, bots [“robôs”]), 
um dos meios mais comuns para simular um 
maior alcance das contas e impressionar marcas 
que buscam impulsionar a venda de seus 
produtos com a divulgação feita pelos influencers. 
Peter Burke bem nos lembra que “as tentações 
do realismo, mais exatamente a de tomar uma 
representação pela realidade, são particularmente 
sedutoras no que se refere a fotografias e 
retratos”. Em tempos remotos, já eram usuais 
representações artísticas que favoreciam as 
figuras retratadas. “Os modelos geralmente 
vestiam suas melhores roupas para serem 
pintados, de tal forma que os historiadores seriam 
desaconselhados a tratar retratos pintados como 
evidência do vestuário cotidiano”, acrescenta 
Burke. Ora, se artifícios como esses definem as 
imagens há tanto tempo, o que haveria de novo 
no comportamento visto hoje nas redes sociais?
Ao falar dos sistemas de convenções que 
sempre acompanharam a produção de retratos, o 
historiador sentencia: “as posturas e gestos dos 
modelos e os acessórios e objetos representados 
à sua volta seguem um padrão e estão 
frequentemente carregados de um sentido 
simbólico”. Se tomarmos como exemplo os 
antigos retratos da aristocracia, podemos 
entender, segundo essa lógica, que o reparo da 
aparência e o acréscimo de acessórios eram uma 
forma, portanto, de reafirmação simbólica de uma 
realidade já dada. Burke lembra como os 
governantes apareciam em armaduras e em 
vestes de coroação, no que lhes conferia maior 
dignidade.
Certamente, a imaginação humana 
permitiu que pessoas fossem retratadas de 
formas não totalmente equivalentes a suas 
existências concretas. No entanto, o que havia 
era mais um idealismo nas representações 
individuais do que aquilo que notamos hoje – a 
frequente falta de qualquer lastro com a 
realidade. Por um lado, é interessante reconhecer 
a democratização existente agora quanto à 
produção e à circulação de imagens. Por outro, é 
justamente a proliferação e o amplo alcance de 
distorções como as mostradas no documentário 
Fake famous que levam a um questionamento 
sobre o quanto não estamos presos a uma teia de 
artificialidade, regida ainda por relações 
mercadológicas nem sempre explícitas.
                                                                                                                                                                                           JÚLIA CORRÊA
                                                                                                                                                       Adaptado de fronteiras.com, abril/2021.

A leitura do texto indica a existência de um dilema contemporâneo no que diz respeito à circulação de imagens.
O par de palavras do texto que melhor representa tal dilema está apresentado em:

Um funcionário do CAU/RJ está trabalhando no gerenciador de pastas e arquivos, conhecido por Explorador de Arquivos, em um notebook com Windows 10 BR e, nessa atividade, acessou a pasta DOCUMENTOS. Para selecionar todos os arquivos armazenados nesta pasta, que se encontram ordenados de forma crescente pelas letras do alfabeto, ele deve executar o atalho de teclado indicado na seguinte alternativa:

No que se relaciona ao Modelo de Referência OSI/ISO e arquitetura TCP/IP, um protocolo de comunicação atua na camada de rede com a função de executar o roteamento dos pacotes de dados. Esse protocolo é conhecido pela sigla:

Luiz necessitava colher algumas assinaturas de familiares em um documento, mas as pessoas 
envolvidas moravam em outra cidade distante 145 km de onde ele se encontrava. Ele optou então 
em reservar um carro em uma locadora de veículos de sua cidade e no dia seguinte, logo cedo, 
pegou o carro na locadora e partiu para a cidade onde se encontravam seus parentes, retornando 
para sua casa no início da noite do mesmo dia. 
Sabendo que o veículo foi alugado, com seguro, por uma diária de R$ 96,00, podendo o usuário 
percorrer até 100 km sem custo adicional e a cada quilômetro excedente a este limite seria cobrado 
o valor de R$ 4,50, qual foi o valor total pago por Luiz auando da devolução qo veículo no fi11al qo 
dia?

No uso dos recursos do Powerpoint 2019 BR, após a montagem de uma apresentação de slides, a ação de salvar o trabalho feito em um documento é possível por meio do acionamento de um ícone via o cursor do mouse ou por meio da execução de um atalho de teclado, que são, respectivamente:

A Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida também como Lei Maria da Penha, criou  diversos mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, dentre eles:

Nos termos da Constituição Federal, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio, dentre outros:

Considerando a Estrutura Organizacional da Guarda Civil do Município de Bertioga estabelecida  pela Lei Complementar nº 17/2002 e alterações, assinale a alternativa que não apresenta um dos  órgãos dessa instituição.

O artigo 61 da Lei nº 12.378/2010 instituiu, no âmbito dos CAUs de todas as unidades da federação, a Comissão de Ensino e Formação, de natureza:

A contar da data de sua aprovação, o prazo para publicação dos atos do Plenário que exijam divulgação é, em dias, de:

Com relação às reuniões plenárias ordinárias, é correta a seguinte afirmativa:

Constitui uma característica da documentação localizada nos arquivos correntes ou de primeira fase:

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