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A QUÍMICA DA FELICIDADE 

Você é feliz? E agora, neste exato momento, você está feliz? Esperamos que sim. Mas, seja qual for o seu 
veredicto, você provavelmente hesitou um pouquinho antes de responder. 
Porque a felicidade é fugidia: às vezes conseguimos agarrá-la, e queremos ficar assim para sempre, mas aí 
ela começa a escorrer como areia por entre os dedos - ou simplesmente some, sem motivo aparente, para 
reaparecer tempos depois. 
Como escreveu Machado de Assis, a felicidade é uma quimera: algo que você passa a vida tentando alcançar, 
mas está sempre escapando. Ela é muito mais do que ter saúde, dinheiro, liberdade e uma rede de apoio 
social - os critério's usados pelo World Happiness Report, da ONU, para medir o grau de felicidade de uma 
nação. 
Na décima edição desse ranking, publicado, em 2022, o Brasil aparece apenas na 38ª posição; e os países 
mais felizes do mundo são, pela ordem, Finlândia, Dinamarca e Islândia. A Finlândia, aliás, lidera o ranking 
há cinco anos. Só que 18,8% da sua população tem algum problema psicológico, especialmente depressão 
- o percentual mais alto da União Europeia. 
Cada vez mais gente tenta resolver o problema recorrendo aos antidepressivos, mas isso desencadeou um 
fenômeno curioso: ao mesmo tempo em que aumenta o uso desses medicamentos, a porcentagem de 
deprimidos na sociedade segue crescendo. 
No ano passado, um trabalho publicado por cientistas ingleses jogou lenha na fogueira. Eles revisaram os 
dados de 17 grandes estudos, que somados avaliam mais de 100 mil pessoas, e chegaram a uma conclusão 
bombástica: não existe relação entre a depressão e baixos níveis de serotonina no cérebro - o que a maior 
parte dos antidepressivos trata. 
A notícia correu o mundo, com uma onda de manchetes dizendo que essas drogas não funcionam, e seu 
efeito é mero placebo. Não é bem assim. Todos os antidepressivos que estão no mercado foram submetidos 
a testes e passaram. 
O mais prováv~I é que a felicidade e a infelicidade estejam relacionadas a mecanismos cerebrais mais 
complexos do que se imagina. 


                                                                                                Compilado e adaptado. Brono Garattoni e Tiago Cordeiro. Disponível em 
                                                                            {hllps:l/super. abril. com. brlcienciala-quimica-da-felicidade/], consultado em 7.2.2023.

Avalie as afirmações a seguir. 
I. Os critérios utilizados pelo World Happíness Report para medir o grau de felicidade de uma  nação foram baseados em critérios apresentados nas obras do escritor brasileiro Machado de  Assis. 
lI. O Brasil lidera o ranking dos países mais felizes do mundo, tendo à frente apenas Finlândia,  Dinamarca e Islândia. 
IlI. O aumento no consumo dos antidepressivos, apesar dos comprovados efeitos colaterais que  produzem, reduziu substancialmente a porcentagem de indivíduos deprimidos. 
IV. Cientistas ingleses, que revisaram os dados de 17 grandes estudos, publicaram um trabalho  no qual avaliaram não existir relação entre a depressão e baixos índices de serotonina no  cérebro.

 
Representa conclusão possível da leitura do texto o afirmado em:

Texto 1 – INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA 
MERA ENCENAÇÃO SOCIAL?


Na obra Testemunha ocular, o historiador 
Peter Burke defende a ideia do uso das imagens 
como evidência histórica. Logo na introdução, ele 
pondera: “nos próximos anos, será interessante 
observar como os historiadores de uma geração 
exposta a computadores e televisão praticamente 
desde o nascimento, que sempre viveu num 

invenção da imprensa e, mais tarde, com a 
popularização da fotografia –, origina-se também 
desse quadro um debate mais atual sobre o uso 
que estamos fazendo das imagens.
Um documentário recém-lançado pela 
HBO, Fake famous [“Famoso falso”], escrito e 
dirigido por Nick Bilton, traz reflexões instigantes 
nesse sentido. A produção gira em torno do 
universo dos influenciadores digitais e tem como 
argumento um experimento inusitado. Três 
anônimos são selecionados para conquistar fama 
instantânea nas redes sociais. São jovens na 
faixa dos vinte anos, que vislumbram na 
experiência a oportunidade de concretizar suas 
ambições. Enquanto ajuda-os na construção de 
uma imagem mais atraente para os padrões das 
redes, a produção do filme vai revelando os 
meios espúrios aos quais muitos usuários 
recorrem na busca incessante por engajamento. 
Talvez não seja uma grande novidade, 
mas o documentário escancara a realidade da 
compra de seguidores (no caso, bots [“robôs”]), 
um dos meios mais comuns para simular um 
maior alcance das contas e impressionar marcas 
que buscam impulsionar a venda de seus 
produtos com a divulgação feita pelos influencers. 
Peter Burke bem nos lembra que “as tentações 
do realismo, mais exatamente a de tomar uma 
representação pela realidade, são particularmente 
sedutoras no que se refere a fotografias e 
retratos”. Em tempos remotos, já eram usuais 
representações artísticas que favoreciam as 
figuras retratadas. “Os modelos geralmente 
vestiam suas melhores roupas para serem 
pintados, de tal forma que os historiadores seriam 
desaconselhados a tratar retratos pintados como 
evidência do vestuário cotidiano”, acrescenta 
Burke. Ora, se artifícios como esses definem as 
imagens há tanto tempo, o que haveria de novo 
no comportamento visto hoje nas redes sociais?
Ao falar dos sistemas de convenções que 
sempre acompanharam a produção de retratos, o 
historiador sentencia: “as posturas e gestos dos 
modelos e os acessórios e objetos representados 
à sua volta seguem um padrão e estão 
frequentemente carregados de um sentido 
simbólico”. Se tomarmos como exemplo os 
antigos retratos da aristocracia, podemos 
entender, segundo essa lógica, que o reparo da 
aparência e o acréscimo de acessórios eram uma 
forma, portanto, de reafirmação simbólica de uma 
realidade já dada. Burke lembra como os 
governantes apareciam em armaduras e em 
vestes de coroação, no que lhes conferia maior 
dignidade.
Certamente, a imaginação humana 
permitiu que pessoas fossem retratadas de 
formas não totalmente equivalentes a suas 
existências concretas. No entanto, o que havia 
era mais um idealismo nas representações 
individuais do que aquilo que notamos hoje – a 
frequente falta de qualquer lastro com a 
realidade. Por um lado, é interessante reconhecer 
a democratização existente agora quanto à 
produção e à circulação de imagens. Por outro, é 
justamente a proliferação e o amplo alcance de 
distorções como as mostradas no documentário 
Fake famous que levam a um questionamento 
sobre o quanto não estamos presos a uma teia de 
artificialidade, regida ainda por relações 
mercadológicas nem sempre explícitas.
                                                                                                                                                                                           JÚLIA CORRÊA
                                                                                                                                                       Adaptado de fronteiras.com, abril/2021.

Para defender sua tese acerca dos usos da imagem, a autora emprega o seguinte recurso central de organização do argumento:

A palavra “que” é um importante elemento de coesão textual, podendo, por exemplo, introduzir complementos verbais.

Isso ocorre em:

Uma pessoa adquiriu um eletrodoméstico que estava anunciado por um estabelecimento  comercial por R$ 3.500,00, sendo que se o valor fosse pago à vista seria concedido um desconto  de 10%, ou poderia também ser parcelado da seguinte forma: R$ 500,00 de entrada e o saldo ser  financiado pelo sistema de juros simples a uma taxa de 2,1% ao mês e pago em 10 parcelas  mensais fixas. 

Como a pessoa não possuía o valor total para compra à vista optou então pela forma parcelada  proposta pelo estabelecimento comercial. 

Ao compararmos o valor total pago por esta pessoa com o valor à vista ofertado pelo  estabelecimento comercial, observamos que o valor pago é superior ,ao valor à vista em  aproximadamente: 

Ao usar os recursos de um browser como o Google Chrome ou o Firefox Mozilla, é possível realizar, em ambos, três procedimentos, caracterizados a seguir.


I. navegar em sites na modalidade tela cheia, a partir do acionamento de uma tecla de função;
II. verificar o andamento dos downloads em execução ou já concluídos, por meio do acionamento de um atalho de teclado;
III. fazer a procura de uma palavra ou frase na homepage de um site exibida naquele momento, por meio de uma janela de diálogo, como exemplificado na figura , mostrada na tela do monitor de vídeo do Firefox Mozilla 112.0.2 (64-bits) em português, resultado da execução de um atalho de teclado.

A tecla de função em I e os atalhos de teclado em II e em III são, respectivamente:

 

Responda as questões 17 a 22 com base no site da Prefeitura do município ("Conheça a História de 
Bertioga", disponível em: http://www.bertioga.sp.gov.br/cidadao/historia/)

"Bertioga surge na História do Brasil com a importância de um dos primeiros pontos geográficos 
com povoamento regular." 
O excerto acima introduz a narrativa acerca da História de Bertioga. Com apoio no texto do qual 
foi extraído o referido excerto, assinale a alternativa que registra uma afirmação adequada. 

Responda as questões 17 a 22 com base no site da Prefeitura do município ("Conheça a História de  Bertioga", disponível em: http://www.bertioga.sp.gov.br/cidadao/historia/)

Considerando os dados disponibilizados no site da Prefeitura de Bertioga, em espaço destinado 
à História da cidade, analise as informações contidas nos itens abaixo. 


I. O aniversário da cidade de Bertioga é comemorado no dia 7 de setembro. 
lI. A altitude de Bertioga em relação ao nível do mar é de 10 metros. 
IlI. Bertioga é reconhecida oficialmente como Estância Balneária. 
IV. O biorna predominante no município de Bertioga é o Cerrado. 


Está correto apenas o contido: 

Ainda conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 17, de 12 de dezembro de 2002, e  alterações, os membros da Comissão de Promoções serão nomeados através de: 

Entre os parâmetros para identificação e distinção entre materiais de consumo e permanentes, a durabilidade é um dos mais determinantes. Este conceito pode ser expresso, com relação ao material de consumo, da seguinte forma:

Considere a expressão: “Ato emanado de autoridade competente que compromete parcela de dotação orçamentária disponível. Funciona como garantia ao credor do ente público de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido.” Essa é a conceituação do elemento da execução orçamentária denominado:

Na sequência dos trabalhos da reunião plenária, a “ordem do dia” ocorre na seguinte etapa:

O Colegiado Permanente, com a participação das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro (CEAU-CAU/RJ), é classificado como:

A imprudência, uma das agravantes aplicadas na fixação de penalidades pelo CAU/RJ, tem como definição:

Considere a expressão: “Controle da criação e padronização documental buscando a racionalização e evitando a criação de documentos desnecessários e/ou supérfluos para a atividade da instituição.” O texto corresponde ao conceito da seguinte função arquivística:

Além do Presidente, o Conselho Diretor é integrado pelos seguintes membros:

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