“O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuoso, algumas existiam completamente estranhas à evolução interior das sociedades europeias. Formada alguns séculos antes, no escaldante cadinho das invasões germânicas, a nova civilização ocidental, por seu lado, aparecia como uma cidadela sitiada ou, melhor, mais do que semi-invadida. E por três lados ao mesmo tempo: ao sul, pelos fiéis do Islão, Árabes ou Arabizados; a este, pelos Húngaros, ao norte, pelos Escandinavos”
(BLOCH, M. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 71, 1979, pp. 18-19).
Acerca da período medieval europeu, é correto afirmar que:
“As origens das primeiras formulações propriamente mercantilistas estão associadas a duas ordens de fatores: a chamada herança medieval e o conjunto de transformações que caracterizam, nos séculos XV/XVI, o início dos tempos modernos. Neste seu primeiro momento a ideologia mercantilista denota claramente a coexistência de dois tipos de discurso, os quais, para simplificar, chamaremos de "medieval" e de " moderno ", respectivamente. Somente aos poucos essa espécie de dualismo foi superada, cedendo lugar ao discurso mercantilista clássico, o do século XVII. No século XVI, todavia, a maior parte dos textos mercantilistas revela ainda aquela coexistência que se expressa sob a forma de um diálogo, em geral inconsciente, entre as formas de pensamento medievais, escolásticas, e as propriamente modernas, mais em consonância com a nova realidade.”
(FALCON, F. Mercantilismo e transição. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1981, pp. 48-49).
O mercantilismo é um tema clássico da historiografia pertinente aos tempos modernos. Sobre ele, pode-se dizer que:
Em 1937, Vargas dizia que:
“(...) não se oferecia outra alternativa além da que foi tomada, instaurando-se um regime forte, de paz, de justiça e de trabalho. Quando os meios de governo não correspondem mais às condições de existência de um povo, não há outra solução senão mudá-los, estabelecendo outros moldes de ação.”
(FENELON, D. 50 textos de História do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1974, p. 159.)
Tendo em vista o Estado Novo, podemos considerar INCORRETO que:
According to the text, most headhunters believe that being bilingual is critical for success in the business world. The word CRITICAL in this context means:
The modal MIGHT in “ it can also open doors to opportunities that those without foreign language skills might miss”, and the modal MAY in “workers with skills in a second language may have an edge when it comes to climbing Willard’s professional ladder” indicate in these contexts the idea of:
Choose the verb form that completes the sentence below correctly:
Wendy has decided to give up _________ at the hotel.
The correct prepositions that complete the sentences in the text above, respectively, are:
“O nosso fito, como produtores de sonhos, é aceder a essa outra língua que não é falável, essa língua cega em que todas as coisas podem ter todos os nomes.” Que língua não “falável” é essa?
“Os africanos voltaram a ser os “outros”, os que vendem pouco e os que compram ainda menos. Os autores africanos que não escrevem em inglês (e em especial os que escrevem em língua portuguesa) moram na periferia da periferia, lá onde a palavra tem de lutar para não ser silêncio.” O “silêncio” a que o autor se refere é:
“Essa diversidade está sendo negada nos dias de hoje por um sistema que escolhe apenas por razões de lucro e facilidade de sucesso.” O período na ativa fica:
A inversão das palavras destacadas implica também mudança de classe gramatical em:
I- o mais tranquilo sorriso/ o sorriso mais tranquilo
II- impossíveis tradutores de sonho/ tradutores de sonhos impossíveis
III- Os autores africanos/ Os africanos autores.
Está correta a alternativa:
Para numerar as páginas de um livro, um digitador deu 2901 toques no teclado. O número de páginas do livro é:
Considere as afirmativas abaixo:
Com base nessas afirmativas, é correto afirmar que:
Para o sistema de equações lineares

É correto afirmar que:
Nos versos “ São duas crianças lindas,/ Mas são muito diferentes!” a conjunção presente estabelece a relação de sentido fundamental para a compreensão do poema, evidenciando a noção de: