A extremidade do músculo presa à peça óssea que não se desloca recebe o nome de:
Fórceps são instrumentos utilizados para realizar extração de elementos dentários e são identificados por números. Para a realização de uma exodontia do elemento 37, qual dos fórceps a seguir deveria ser utilizado?
O termo destacado em: "Em primeiro lugar, vejo em tudos isso UMA ESPÉCIE DE DEGRADAÇÃO DA EXPERIÊNCIA."exerce função sintática de:
O Microsoft Windows é um sistema operacional gráfico, no qual os elementos básicos são as janelas. A respeito das janelas padrão do Microsoft Windows, analise as afirmativas a seguir. I.Podem ser redimensionadas e reposicionadas na área de trabalho. II.Podem ser abertas duas ou mais ao mesmo tempo. III.Barra de título e Barra de rolagem são alguns de seus elementos. IV.Os programas do Microsoft Windows rodam dentro delas. Está correto o que se afirma em:
De acordo com a Lei do Exercício da Enfermagem, assinale a opção que indica uma atividade que cabe especialmente ao técnico de enfermagem.
Ao atender um paciente vítima de acidente automobilístico, com perda considerável de sangue, o profissional de enfermagem observou que este apresentava palidez, cianose de extremidades, pupilas dilatadas, pele úmida e fria, confusão mental, pulso rápido e fraco (115 bpm), respiração rápida e curta (35 mpm) e pressão arterial de 100 x 70 mmHg. O quadro apresentado acima é sugestivo de choque:
A figura a seguir, ilustra uma versão simplificada do aparato que foi utilizado no estudo do efeito:
" Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural , permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
1 Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2 Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3 acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4 oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
5 oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
6 vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.
Estão corretos apenas os itens:
A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep/MEC) que tem como objetivo:
Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, entre outras, as seguintes diretrizes:
1 difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
2 promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
3 consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
4 orientação para o trabalho.
Estão corretos apenas os itens:
A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.
1 significação social da profissão.
2 revisão constante dos significados sociais da profissão.
3 refutação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas (resistentes a inovações).
4 significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).
Estão corretos apenas os fatores:
Em seu importante comentário sobre o pensamento sociológico contemporâneo, o sociólogo brasileiro José Maurício Domingues (1999; 54) assevera que coube a Bourdieu a tentativa de síntese mais bemsucedida entre Marx e Weber no que concerne às reflexões sobre a sociabilidade em geral e à diferenciação social e às tensões inerentes à estratificação social em especial. Nas palavras de Bourdieu: "As diferenças primárias, encontram seu princípio no volume global de capital como conjunto de recursos e de poderes efetivamente utilizados, capital econômico, capital cultural, e também capital social: as diferentes classes (e frações de classe) se distribuem assim desde aquelas que são mais bem providas simultaneamente de capital econômico e capital cultural até aquelas que são mais desprovidas segundo essas duas relações". (Pierre Bourdieu, apud DOMINGUES, J. M: 1999; 54). Essa caracterização refere-se ao fenômeno denominado:
" A capacidade que atores competentes têm de se 'manterem em contato' com as bases do que fazem, da forma como fazem, de tal modo que, se interrogados por outros", (GIDDENS: 2009; 443) podem fornecer explicações inteligíveis para justificar suas ações, tem sua melhor expressão, no conceito de:
" A teoria do conhecimento assim renovada parece destinada a reunir as vantagens das duas teorias rivais, sem ter os seus inconvenientes" (1999; 159). Essas palavras de Durkheim são proferidas na esteira da sua longa e profícua reflexão a respeito das religiões. Sua pretensão é promover o estabelecimento de uma nova ciência cujas vantagens consistem exatamente na superação dos binarismos estéreis. Assim, as correntes de pensamento às quais Durkheim se refere diretamente pretendendo superá-las na síntese sociológica por ele elaborada estão assentadas na alternativa: