A alfabetização não é um processo individual, pressupõe a interação com o outro, uma vez que a criança interage com outras crianças e com o professor, que tem o papel de planejar e mediar à aprendizagem. Essa afirmação trata de uma perspectiva:
"0 currículo, nesse sentido, tem a ver menos com a seleção e organização de conteúdo e mais com as experiências socioculturais que fazem da escola um terreno de luta e contestação para se criar e produzir cultura."
(LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea).
O trecho apresentado refere-se ao currículo:
No diagnóstico visual e táctil da cárie dentária, a perda mineral pelo esmalte é facilmente detectada através de uma característica do esmalte que é a(o):
Quanto mais profundo o preparo, maior o número e o diâmetro dos túbulos dentinários. Essa característica deixa a dentina mais permeável, dificultando assim a:
No tratamento das pericoronarites de terceiros molares mandibulares parcialmente erupcionados, o emprego de antimicrobianos por via sistêmica é frequente. Entretanto, estão somente indicados na presença de sinais de disseminação local ou manifestações sistêmicas do processo infeccioso, tais como:
O indivíduo que apresentar uma contagem de 30 com relação ao índice CPOS e que tenha 15 superfícies cariadas irá pertencer ao grupo cárie:
Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:
Por 12 anos, como projeto de lei, tramitou no Congresso e Senado Federal sofreu modificações resultando na Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001, que redireciona o modelo de assistência psiquiátrica no Brasil, de modo a contemplar, também, as forças hegemônicas do setor. A Lei nº 10.216/2001 amplia os espaços de atenção à pessoa com transtorno mental até então existentes, expandindo os limites da luta pela transformação do modelo vigente, reconhecendo que a finalidade de tais serviços deve ser a de:
As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. É necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, desafiando-o a enfrentar conflitos cognitivos. A educação especializada tradicional é uma forma de intervenção que mantém o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar, acabando por reforçar a deficiência do aluno, com sua prática em moldes do:
Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender às necessidades educacionais de todos os estudantes. Deve ser assegurada a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações, favorecendo a:
A Educação Bilíngue parte do princípio que a Língua de Sinais deve ser ensinada como primeira língua para os surdos, pois é a sua língua natural, e as crianças surdas adquirem sua língua natural através de interações com a comunidade surda, assim como qualquer criança ouvinte adquire sua língua através de suas interações:
Na análise dos parâmetros primários que constituem os sinais, observa-se que a troca de pares mínimos contribui para a mudança de sinais e de significados. Para a autora Ferreira, é imprescindível que, na estrutura e formação dos sinais, seja considerado não apenas os parâmetros primários, mas também, todos os aspectos, secundários e não manuais, que contribuem para a composição dos sinais sob o aspecto da:
Como o movimento surdo pauta-se em um v1es linguístico, o Relatório sobre a Política Linguistica de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa refere-se também a um documento anterior à Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência; a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, construída e publicada em Barcelona, no ano de 1996. A publicação da Declaração pode ser considerada uma possibilidade de abertura para a discussão sobre direitos linguísticos. Nas últimas duas décadas, com o crescimento dos movimentos sociais das comunidades linguísticas, as reivindicações vêm tornando mais claras as responsabilidades das políticas:
Os sinais da Libras são compostos pela configuração das mãos e por seu movimento no espaço, além de expressões faciais que podem acompanhar os sinais, que são realizados segundo parâmetros primários e secundários_ A alternativa correta para a definição de Ponto de Articulação é o(a):
São consideradas ações terapêuticas de Saúde Mental que podem ser realizadas por todos os profissionais da Atenção Básica, nos mais diversos dispositivos de cuidado: