O Atendimento Educacional Especializado decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente e é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência, inclusive as crianças em situação de deficiência mental. Esse atendimento existe para que os alunos possam aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência. A Educação Especial, durante décadas manteve as mesmas características do ensino regular desenvolvido nas escolas tradicionais, e sempre adotando:
O Atendimento Educacional Especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Do nascimento aos três anos, o Atendimento Educacional especializado busca otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social e se expressa por meio de serviços de:
Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:
Texto para responder à questão.
Apenas uma das afirmações a seguir está de acordo com as ideias veiculadas no texto. Aponte-a.
Texto para responder à questão.
A mudança na ordem das palavras interfere no sentido da frase em:
Texto para responder à questão.
O substantivo a seguir grafado corretamente com H inicial, assim como HOLOFOTES, é:
A planilha a seguir foi criada no software Excel do pacote MSOffice 2010 BR.
Em F9 foi inserida a expressão = SOMA (A8:A 12) e em F11 uma expressão que determina a média aritmética exclusivamente entre os números mostrados nas células A8 e em A12.
Nessas condições, o número mostrado em F9 e a expressão inserida em F11 são, respectivamente:
A integração de um microcomputador na rede da Secretaria Municipal de Educação é realizada por meio de um cabo UTP que utiliza o conectar RJ-45, característico do padrão Fast Ethernet. A figura que ilustra esse conectar, está indicado na seguinte opção de resposta:
O bom cuidador é aquele que observa e identifica o que a pessoa pode fazer por si, avalia as condições e ajuda a pessoa a fazer as atividades. Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Cabe ressaltar que não fazem parte da rotina do cuidador técnicas e procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas, particularmente, na área de:
Os direitos das pessoas com deficiência são os mesmos de todas as pessoas. No entanto, o direito de ir e vir das pessoas com deficiências físicas não é respeitado, por causa das escadas, degraus, calçadas esburacadas, portas estreitas, pisos escorregadios. Para que isso não aconteça é necessário providenciar rampas, rebaixamento de guias (nos meios-fios), adaptação de sanitários para comportarem cadeiras de rodas, etc. Trata-se de acessibilidade e para que isso aconteça de fato é preciso acabar com os(as):
O Atendimento Educacional Especializado garante a inclusão escolar de alunos com deficiência, ele é necessário e mesmo imprescindível, para que sejam ultrapassadas as barreiras que certos conhecimentos, linguagens, recursos representam para que possam aprender nas salas de aulas comuns do ensino regular. Dessa forma, esse atendimento não é facilitado, mas facilitador, não é adaptado, mas permite ao aluno adaptar-se às exigências do ensino comum, não é substitutivo ao ensino regular, mas:
Segundo Piaget, existem três níveis de conhecimento. Um deles está apontado e caracterizado corretamente em:
Conforme Vygostky: I. a escrita tem início com os gestos, é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança. II. a segunda esfera de atividades que une os gestos e a linguagem escrita é a dos jogos das crianças. III. o brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema pouco complexo de 'fala' através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar. IV. a brincadeira de faz-de-conta é considerada como um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da linguagem escrita - que é um sistema de simbolismo da segunda ordem. V. as brincadeiras são consideradas atividades importantes na educação da criança, uma vez que permitem o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral. Estão corretos apenas:
Muitas das pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, que ocorrem nas diferentes situações de convívio social! das quais as crianças participam no âmbito familiar e cotidiano.
Outras aprendizagens, no entanto, dependem de situações educativas criadas especialmente para que ocorram. O planejamento dessas situações envolve a seleção de conteúdos específicos a essas aprendizagens. Nessa perspectiva, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os conteúdos abrangem:
I. procedimentais que se referem ao saber fazer, relaciona-se a um percurso de tomada de decisões.
II. atitudinais tratam dos valores, das normas e das atitudes.
III. conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios, objetivando apenas a construção passiva do conhecimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
São reconhecidas como instituições de Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Rio Branco as escolas que atendem crianças: