Quais são os termos utilizados para designar a teoria construída por Vigotski e seus seguidores.
Sobre o conceito de Violência Doméstica, é correto afirmar:
O professor, na perspectiva da Educação Inclusiva, não ministra um "ensino diversificado" e, para alguns, ele prepara atividades diversas para seus alunos (com e sem deficiência) ao trabalhar um mesmo conteúdo curricular. A proposta educacional inclusiva aponta para um modelo de direção escolar que adote um modo de gestão:
Texto para responder à questão.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
Texto para responder à questão.
Assinale a opção em que o acento indicativo de crase foi corretamente empregado, como em "chegou à Dinamarca":
Texto para responder à questão.
No trecho: "SE VOCÊ FOR ANALISAR, faz sentido.", a oração destacada classifica-se como subordinada adverbial:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:
A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:
Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:
Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em:
Sem recursos, estratégias e materiais adaptados que atendam às Necessidades Educacionais Especiais das crianças em situação de deficiência, é muito difícil garantir sua participação efetiva nas atividades propostas, bem como a interação com os outros alunos e professores. A Educação Especial no formato do AEE se constitui, portanto, na ferramenta, no suporte indispensável que viabiliza a escolarização dos alunos em situação de deficiência no ambiente escolar comum. Na perspectiva da Educação Inclusiva o papel da Educação Especial deixa de ser substitutivo e passa a ser:
Para a garantia do direito à educação básica e, especificamente, à educação profissional, preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado e o( a):
A Teoria das Inteligências Múltiplas foi proposta, na década de 80, por Howard Gardner, psicólogo e pesquisador da universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Para Gardner, as pessoas possuem capacidades diferentes, das quais se valem para criar algo, resolver problemas e produzir bens sociais e culturais, dentro de seu contexto. A teoria de Gardner pressupõe que:
O diagnóstico é essencialmente clínico, baseia-se nos sinais e sintomas e leva em conta os critérios estabelecidos por DSM–V (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS). O Transtorno do Espectro Autista se caracteriza pela presença de um repertório marcantemente restritivo e repetitivo de atividades e interesses e de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na(no):