A Secretaria de Educação de Manaus, preocupada com a obesidade infantil, fez uma pesquisa às famílias de 750 crianças que estavam matriculadas em escolas da rede. Com o objetivo de analisar a frequência com que os alunos praticam alguma atividade física, além das oferecidas nas escolas, e aos seus hábitos alimentares. Ao final da pesquisa, conclui-se que 150 praticavam atividades física regularmente e que 300 tinham uma alimentação adequada. Além disso, 50 praticavam atividades físicas com frequência e tinham alimentação adequada. Dessa forma, o número de crianças consultadas que não praticava atividades físicas e nem se alimentava corretamente é de:
Seis alunos de Manaus foram vencedores de um torneio de Matemática - três da escola A, dois da escola 8 e um da escola C. Na cerimônia de premiação, eles foram colocados em fila, um ao lado de outro, de forma aleatória. Qual a probabilidade, então, de que alunos que tenham vindo de mesma escola não fiquem juntos?
Uma indústria utiliza um produto químico líquido que precisa ser diluído. Inicialmente tinha-se 51itros deste produto em um recipiente. Foram retirados 2 litros do produto e acrescentou-se água, obtendo uma mistura homogênea. Em seguida, o processo foi repetido e, assim por diante em um total de 6 operações. Após esses processos, o volume em litros restante do produto no garrafão é igual a:
Uma pessoa que deseja comprar um bem daqui a dois meses e possui, no momento, R$ 50000,00. Se ela aplicar 30% desse dinheiro em um investimento que rende juros simples a uma taxa de 3% a.m., durante os dois meses e, aplicar o restante em um investimento que rende 2% a.m., ao fim deste período essa pessoa possuirá um valor igual a:
As representações de dois tipos de produção agrícola, no território brasileiro, utilizam o seguinte modelo, denominado:
Costuma-se dizer que a linha do equador é "o espelho da África" por, de certa maneira, refletir tanto ao norte quanto ao sul as mesmas paisagens naturais. Isso ocorre porque o continente é dividido pela linha imaginária e, de modo geral, porque clima e a vegetação apresentam relativa simetria ao longo das latitudes ao norte e ao sul do Equador. Sobre a divisão espacial dos climas do continente africano, com base na divisão realizada com a linha do Equador, assinale a alternativa que indica, de maneira geral e nos dois hemisférios, o clima com menor latitude e o com maior latitude, respectivamente.
Leia o fragmento da reportagem.
Sobre a Austrália é correto afirmar que:
Leia o fragmento a seguir.
Nos últimos doze meses, a maior quantidade de solicitantes de refúgio para o Brasil, entre os países sulamericanos, foi do seguinte país:
"Os conceitos de rural e urbano vêm sendo amplamente utilizados na Geografia e em outras ciências para demonstrar particularidades socioespaciais alegóricas, de caráter que tais considerações estão solidificadas nos distintos grupos sociais. Com as alterações nas relações sociais e de trabalho no campo e na cidade, é alterado o entendimento do termo urbano e rural, em um ponto que já não corresponde mais a realidades distintas sociais e culturais."
(SOUZA, Eliene Domingas & MENEZES, Sônia de S.M.. Urbanidades e Ruralidades: uma reflexão a partir da realidade do município de Campo do Brito. Aracaju: NPGEO- UFS, 2013).
Com o surgimento do período técnico-científico-informacional, uma consequência do avanço das novas técnicas nos espaços pode ser entendida, principalmente, como:
" Nessa etapa do capitalismo, os avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro. As novas tecnologias empregadas no processo produtivo, a exemplo da robótica, permitiram grande aumento da produtividade industrial e da diversificação dos produtos. Além disso, os avanços tecnológicos na informática permitiram que os fluxos de capitais ocorressem sem a necessidade física do dinheiro, possibilitando um enorme crescimento do setor financeiro globalizado".
(SENE, Eustáquio & MOREIRA, João C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2013, p.25).
Assinale a alternativa que apresenta outras características do período descrito.
Sobre a população do estado do Amazonas, assinale a alternativa que indica a faixa da quantidade de pessoas no estado.
Texto para responder à questão.
Qual das afirmações a seguir traduz a ideia do trecho destacado em “Um guerreiro assírio não devia pensar em felicidade, apenas em SOBREVIVER À PRÓXIMAGUERRA."?
Texto para responder à questão.
Sobre as formas verbais destacadas nas frases “Isso, talvez, (1) SEJA felicidade, vai saber." e “– Se nos satisfizéssemos em ganhar apenas o necessário para viver bem, confortavelmente, sem sacrifícios, (2) SERIA ótimo.", é correto afirmar que a(s):
Texto para responder à questão.
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase “se você não vive desesperadamente pelo dinheiro, não tem sonhos impossíveis, fica mais fácil viver, mais fluente, mais tranquilo…", FLUENTE E TRANQUILO concordam com a palavra SONHOS.
II. A preposição destacada em “Ser feliz" hoje em dia tem mais a ver COM poder financeiro" estabelece, no contexto, uma relação de consequência.
III. Na frase “Pedi breve licença ÀS PESSOAS na fila.", o elemento destacado pode ser substituído por -LHES.
Está correto apenas o que se afirma em:
No que tange aos remédios constitucionais, assinale a assertiva correta.