Delors (2001) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em pilares que são, concomitantemente, pilares do conhecimento e da formação continuada. São eles:
Em 1990 perpetuaram as aspirações por uma educação pública em bases realmente democráticas, para todos, como mencionadas na Declaração Mundial de Educação para Todos e na Declaração de Sala manca realizada em 7 e 1 O de junho de 1994 em Salamanca na Espanha, documentos que passaram a influenciar a formulação das políticas públicas de educação inclusiva, proclamando que: 1- toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem. 2- sistemas educacionais deverão ser designados e programas educacionais deverão ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades. 3- aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola especial, nunca regulares, que deve acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades. 4- toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas. Estão corretos apenas os itens:
0 que se vem afirmando na literatura do uso de tecnologias e na experiência até aqui construída, é que no cenário escolar integrado com vivências em multimídia, estas geram:
1- dinamização e ampliação das habilidades cognitivas.
2- possibilidade de extensão da memória e de atuação em rede.
3- democratização de espaços e ferramentas.
4- manutenção de práticas pedagógicas alicerçadas na linearidade.
Estão corretos apenas os itens:
A Lei n° 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para os efeitos desta lei, considera-se criança a pessoa:
Sobre os primeiros agrupamentos humanos e a Revolução Neolítica é correto afirmar que:
A sociedade feudal tem características particulares desde a sua formação até o momento de sua extinção. Veja o texto a seguir:
"Um campesinato mantido em sujeição; uso generalizado do serviço foreiro (isto é, o feudo) em vez de salário [ ... ); a supr,emacia de uma classe de guerreiros especializados; vínculos de obediência e proteção que ligam homem a homem e, dentro da classe guerreira, assumem a forma específica denominada vassalagem; fragmentação da autoridade[ ... ]"
(BLOCH, Marc. A sociedade feudal.)
Ao se analisar os laços feudo-vassálicos na sociedade feudal, percebe-se que estão fundamentados por três atos, que estão dispostos corretamente em:
O Estado Moderno foi um novo arranjo político que garantiu a manutenção da estrutura social aristocrática e estamental forjada ao longo da ameaça ao poder nobre.
De acordo com seus conhecimentos históricos sobre o poder dominante na época moderna, é correto afirmar que:
Denomina-se Reconquista a expulsão dos árabes da Península Ibérica entre os séculos VIII e XV. A luta contra os mouros marcou o surgimento dos Estados de Portugal e Espanha, além de assinalar a expansão católica por meio da conversão dos povos islâmicos que dominaram a região durante grande parte da Idade Média.
A Reconquista relaciona-se diretamente com o processo de Expansão Marítima Europeia:
I. pelo fato de apresentar uma solução pacífica para os conflitos armados da Europa, proporcionando assim a paz necessária para o projeto comercial extra mares.
II. devido ao fato de proporcionar o equilíbrio financeiro da Península Ibérica, que pode assim levar adiante seu projeto de expansão marítima.
III. por ter proporcionado a ascensão de monarquias absolutistas aos países da Península Ibérica que tiveram então o apoio da burguesia ao projeto de expansão marítima.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Leia o texto a seguir sobre o bandeirantismo no Brasil Colônia.
"Fernão Dias Pais, nascido provavelmente em Piratininga, em 1608, é um dos mais famosos bandeirantes. Descendente dos primeiros povoadores de São Vicente, tomou parte de várias expedições de apresamento indígena no Sul do Brasil, na primeira metade do século XVII( ... ] Foi com a expedição denominada 'bandeira das esmeraldas', iniciada em 21 de julho de 167 4, quando tinha 67 anos de idade, que acabou explorando e tornando conhecida grande parte das terras do que seria mais tarde a capitania de Minas Gerais, desde a cabeceira do Rio das Velhas até a Zona do Serro Frio, região que se tornou uma das mais ricas e cobiçadas com a descoberta do ouro. O bandeirante achou somente 'pedras verdes', na verdade turmalinas e não esmeraldas, como buscava e acreditava. Junto com ele, conforme o costume dos 'paulistas', fizeram parte da expedição vários parentes, entre os quais Borba Gato (futuramente descobridor do rico veio aurífero em Sabará), seu genro, e dois filhos, Garcia Rodrigues Pais e José Dias Pais. O último, filho ilegítimo, foi enforcado pelo pai por ter liderado uma conspiração. Durante sete anos, Fernão Dias Pais andou em busca das 'esmeraldas', mas acabou morrendo de febre palustre, no arraial denominado Sumidouro, próximo a Sabará, em 1681.
(VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial).
Apesar da intensa atividade mineradora que envolve os bandeirantes, as expedições ao interior do Brasil têm seu ponto de estímulo inicial marcado:
Para a correta compreensão da implantação do regime militar brasileiro, é de fundamental importância ter em vista o cenário de seu surgimento: os intensos anos 1960. Dessa forma, pode-se entender que a implantação do regime militar no Brasil:
Um dos marcos do Governo Sarney foi a convocação de uma Assembleia Constituinte instalada em fevereiro de 1987. Após um longo debate, coordenado pelos políticos do PMDB- partido que tinha maioria na Câmara - , a Constituição foi promulgada em outubro de 1988. Esta Carta Constitucional ficou conhecida como Constituição Cidadã devido, entre outros motivos:
O enorme desenvolvimento gerado pela borracha na região amazônica é considerado efêmero, entre outros motivos, devido:
Um município brasileiro registrou 200 casos de tuberculose em 2017, incluindo os casos novos e os com tratamento em curso. De acordo com esses dados pode-se afirmar que:
No processo de trabalho do assistente social, a lógica das ações socioeducativas, realizadas no âmbito dos processos socioassistenciais, está centrada nos usuários, como:
Nos anos de 1960, em uma conjuntura histórica de intenso movimento político-cultural que reuniu profissionais, intelectuais, trabalhadores, segmentos médios e das classes populares em torno da luta anti-imperialista na defesa de projetos de transformação social, o serviço social questiona seus referenciais e assume as inquietações e insatisfações desse período. Tal processo do serviço social é denominado: