No que tange aos métodos de separação de misturas, assinale a alternativa correta.
Com base na tabela periódica, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito à química e ao meio ambiente, assinale a alternativa correta.
Com relação à tipologia e ao tema, assinale a alternativa correta.
A rede ferroviária teve influência no estabelecimento de redes entre o estado de Goiás e outras regiões do País e com a economia global. No que se refere à infraestrutura ferroviária goiana, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista que essa figura mostra as principais bacias hidrográficas do estado de Goiás, no que tange à configuração territorial e aos usos dessas bacias, assinale a alternativa correta.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que indica a diferença entre a moralidade e a lei.
Na filosofia de Aristóteles, o conhecimento das causas é um elemento essencial para a compreensão do ser. Com base nesse pressuposto, as quatro causas propostas por Aristóteles definem-se como
Considerando o fragmento de Kant, quanto ao movimento do Iluminismo, assinale a alternativa correta.
Inspirado na filosofia de Sócrates, Platão entendia que o conhecimento verdadeiro é o caminho para a solução da vida humana.
Com base nisso, assinale alternativa que indica a filosofia de Platão.
“Todo homem é mortal./Sócrates é homem./Sócrates é mortal.” é um clássico exemplo de silogismo. Com base na lógica aristotélica, assinale a alternativa correta.
Com relação às informações do texto, assinale a alternativa correta.
O existencialismo é um humanismo trata-se de um texto escrito por Jean-Paul Sartre, que visa a defender sua filosofia das críticas que havia recebido. Uma delas é o uso indevido do termo existencialismo para designar pessoas, ações, situações etc. Em busca, então, de restabelecer o significado terminológico, Sartre explica o sentido da frase “a existência precede a essência”.
No que tange ao existencialismo sartreano, assinale a alternativa correta.
Esse excerto decorre de um processo investigativo que visa a encontrar o que promoveria a certeza acerca do ser do sujeito. Por isso, na Segunda Meditação, Descartes afirma que, apesar de se ter certeza de que se é, ainda é necessário investigar o que se é, uma vez que essa determinação impedirá que o sujeito se tome imprudentemente como sendo outra coisa. De acordo com o pensamento de Descartes, assinale a alternativa em que a indagação “Que é o homem?” é respondida corretamente.
No que tange ao pensamento científico de Kuhn, assinale a alternativa correta.