Na segunda metade do século 19, a ópera também ganhou força no Brasil, a partir do que foi o primeiro movimento nacionalista.
A esse respeito, assinale a alternativa correspondente ao maior compositor de óperas do País
Famoso compositor brasileiro que, na primeira metade do século 20, por volta de 1930-1932, teve papel preponderante tanto na implantação do canto orfeônico no Brasil quanto no seu ensino. Também foi designado para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema).
Essas informações remetem ao compositor
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) entraram no cotidiano das pessoas, oportunizando uma série de ferramentas que viabilizam interagir pedagogicamente, criando um leque de possibilidades para se usar em sala de aula.
No ambiente educacional escolar, o emprego de tais tecnologias nas aulas de música trazem perspectivas para a aprendizagem musical pelo seu potencial de
Quanto ao nome do sistema de notação de partituras para pessoas cegas, utilizada para grafias musicais, assinale a alternativa correta.
Em relação à música no Documento Curricular para Goiás – Ampliado e no Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, assinale a alternativa correta.
A arte-educadora Ana Mae Barbosa renovou o pensamento acerca do ensino das diferentes linguagens artísticas ao propor uma base comum de reflexão e abordagem pedagógica das artes a partir do que chamou de metodologia triangular. Quanto a esse assunto, é correto afirmar que essa abordagem pedagógica fundamenta-se no trinômio
Tendo em vista que o drama moderno surgiu no Renascimento, assinale a alternativa que apresenta as suas características fundamentais.
Qual é a relevância do grupo do Teatro de Arena, de São Paulo, para a história do teatro brasileiro?
A Lei no 5.692/1971, ao instituir o teatro como disciplina escolar obrigatória, levou o extinto Conselho Federal de Educação a formular os cursos de educação artística, oferecendo formação superior para professores de teatro.
Com relação ao caráter desses cursos, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Documento Curricular para Goiás-Ampliado (DC-GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa correta.
As proteínas são formadas por moléculas denominadas aminoácidos, unidas por ligações peptídicas. Existem 20 aminoácidos primários divididos em essenciais e não essenciais. E, a partir desses, são construídos outros 32 aminoácidos chamados de secundários. Esse conjunto de 52 aminoácidos são unidos por ligações peptídicas, formando todas as proteínas já descobertas e que ainda serão identificadas nos organismos.
A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde ao número de moléculas de água formadas no processo de construção das ligações peptídicas em uma proteína com 500 aminoácidos.
Os canais de membrana medeiam o transporte de solutos através das membranas das células e das organelas.
No que tange aos diferentes mecanismos de transportes conhecidos, assinale a alternativa correta.
A síndrome mencionada é caracterizada pela presença de alelos múltiplos ou polialelia. Acerca desse assunto e da síndrome de Bardet-Biedl, assinale a alternativa correta.