Além de hematomas e escoriações mais evidentes, há indicadores e tipos de comportamento, muitas vezes não aceitos pela sociedade como sendo normais, que podem certificar a violência cometida contra a criança/adolescente:
I. Doenças sexualmente transmissíveis.
II. Distúrbios afetivos e distúrbios de conduta.
III. Enurese noturna.
IV. Desnutrição.
Quais estão corretas?
Segundo as Regras Mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade (Volpi), em todos os lugares onde haja jovens detidos, deverá ser mantido em registro completo e confiável da(s) seguinte(s) informação(ões) relativa a cada um dos jovens admitidos:
I. A causa da reclusão, assim como seus motivos e a autoridade que ordenou.
II. O dia e a hora do ingresso, da mudança e da liberação.
III. Detalhes sobre os problemas de saúde física e mental conhecidos, incluído o uso indevido de drogas e álcool.
Quais estão corretas?
São critérios diagnósticos para o Transtorno Distímico:
I. Presença, enquanto deprimido, de baixa autoestima, fadiga, insônia.
II. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias.
III. Ausência de Episódio Depressivo Maior durante os primeiros dois anos de perturbação.
Quais estão corretas?
De acordo com Guerra, a violência doméstica contra crianças e adolescentes:
I. É uma violência interpessoal.
II. É um processo de vitimização, que às vezes se prolonga por vários meses e até anos.
III. É uma forma de violação dos direitos essenciais da criança e do adolescente como pessoas e, portanto, uma negação de valores humanos fundamentais como a vida, a liberdade e a segurança.
Quais estão corretas?
Analise as afirmações abaixo, marcando para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na área forense, os psicólogos tendem a utilizar os mesmos métodos de investigação que são utilizados na clínica, como entrevistas e testes.
( ) A natureza específica da avaliação obriga ao psicólogo a uma adaptação das informações às questões formuladas, valorizando de modo diferenciado as estratégias para obtenção dos dados.
( ) O examinador forense deve preocupar-se com a exatidão da informação, na medida em que sua avaliação deve responder sobre fatos que extrapolam a subjetividade do examinando.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o disposto na Lei do Divórcio (Lei nº 6515/77), é correto afirmar que:
Estuda a natureza dos processos de organização do trabalho e seus impactos psicossociais, especialmente sobre a qualidade de vida e a saúde do trabalhador, tanto individual quanto coletivamente (Paz, Martins e Neiva In: Zanelli, Borges-Andrade, Bastos & Cols, 2004):
Dutra (2006) defende a idéia de que a maior complexidade das empresas, tanto em termos tecnológicos quanto das relações organizacionais, irá gerar um aumento de seu padrão de exigência em relação às pessoas. Isto não só em termos de qualificação e/ou formação dos profissionais, mas também de sua capacidade de resposta para as necessidades da empresa. Sendo assim, o autor aposta que o investimento da sociedade, no desenvolvimento das pessoas, será cada vez mais
Noronha In Bitencourt (2004) apoiado no pensamento de Foucault, traz a noção abrangente do termo poder, como sinônimo de
De acordo com a Resolução 07/2003, os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de _________, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica.
A lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por:
Na atuação da Psicologia Forense na elaboração do laudo e na pericia psicológica, devem ser observados algumas etapas necessárias para elaboração do processo. Inicia-se com o estudo das partes do processo, que podem ser citados abaixo:
I. Data do delito
II. Data da notificação
III. Versão do acusado
IV. Versão da vítima
V. Versão das testemunhas
Quais estão corretos?
O WISC-III (Wechsler Intelligence Scale for Children-III - Escala de Inteligência Wechsler para Crianças-III) é a escala mais usada para avaliar a inteligência de crianças cobrindo as idades de 6 anos a 16 anos, 11 meses e 30 dias. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo:
I Quando a criança não apresenta condições de expressar-se verbalmente, usam-se os testes Matrizes Progressivas de Raven e Escala de Maturidade Mental Colúmbia, que avaliam a inteligência geral e estimam a capacidade de raciocínio geral de crianças de uma forma não-verbal.
II O WRAML (do inglês Wide Range Assessment of Memory and Learning - Short Form) é um instrumento psicométrico destinado a avaliar a capacidade de aprender e memorizar ativamente vários tipos de informação em pacientes na faixa etária de 5 a 17 anos (memória visual, aprendizado verbal, memória para histórias).
III Um dos testes mais utilizados para a avaliação da linguagem é o Boston Naming Test, que utiliza figuras de objetos para avaliar a capacidade de reconhecimento e nomeação. É empregado em crianças com dificuldades de compreensão ou produção de palavras ou material verbal escrito.
Quais estão corretas?
Uma das questões principais que diferem a avaliação psicológica clínica da perícia psicológica diz respeito à relação que o profissional tem com o avaliando.
I Na avaliação psicológica clínica, o sujeito procura por vontade própria ou por encaminhamento de outro profissional da saúde.
II Na perícia, o sujeito vem a uma avaliação ordenada por um juiz ou advogado, ou seja, de forma involuntária.
III Na perícia, o contato médico/paciente é iniciado pelo interesse da sociedade do que pelo desejo individual do paciente.
Quais estão corretas?
Ainda referente à Guarda Compartilhada, analise as afirmações abaixo.
I Ambos os pais serem guardiães favorece a responsabilidade civil conjunta, pois evita omissão por parte do genitor que não está com a guarda no momento; qualifica a aptidão de cada um dos pais e equipara-os quanto ao tempo livre para a organização de sua vida pessoal e profissional.
II É uma forma de regulamentação que funciona bem para a maioria dos pais cooperativos e muitas vezes tem êxito quando o diálogo entre os pais não é bom mas que sejam capazes de isolar os filhos de seus conflitos conjugais, preservando o exercício adequado da parentalidade.
III Na guarda compartilhada o genitor que não tem a guarda física não se limitará a supervisionar a educação dos filhos mas ambos os pais participarão efetivamente dela como detentores de poder e autoridade iguais para tomar decisões diretamente concernentes aos filhos seja quanto à sua educação, religião, cuidados com a saúde, formas de lazer e estudos.
Quais estão corretas?
Sobre os consórcios públicos, de acordo com a Lei Federal n° 11.107/2005, pode–se afirmar que: