Com relação às propostas construtivistas e suas derivações
pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a
seguir.
I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo
de aprendizagem.
II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma
hierárquica.
III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de
ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos
apontados por alguns autores.
Assinale:
Com relação à abordagem histórico-cultural nas aulas de
Química, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As ideias de Vygotsky e Bakhtin constituem-se como
referenciais teóricos coerentes.
( ) A linguagem assume, nessa perspectiva, um papel
constitutivo na elaboração conceitual.
( ) A história das ciências assume, nesta perspectiva, um papel
constitutivo na elaboração conceitual.
As afirmativas são, respectivamente,
O triângulo apresentado a seguir representa objetos de interesse
da Química, colocando no centro os materiais e substâncias e, em
cada um dos vértices, aspectos diferentes do conhecimento
químico com eles relacionados.

Segundo a proposta de MACHADO, (2014, p. 157) os vértices
desse triângulo devem corresponder aos seguintes aspectos:
O uso de detergentes na limpeza doméstica e a aplicação de fertilizantes nas lavouras provocam sérios problemas de poluição aquática porque os fosfatos presentes nessas substâncias, como são excelentes nutrientes, podem provocar um excessivo crescimento de algas, o que pode causar o fenômeno da
Os efluentes domésticos e industriais são importantes fontes de
matéria orgânica para águas superficiais. Geralmente, as estações
de tratamento de efluentes apresentam níveis de tratamento
primário, secundário e terciário que dependem do tipo de
efluente que entra e da qualidade desejada para o efluente que
sai.
Sobre os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas
a seguir.
I. O tratamento primário consiste na remoção de sólidos
grosseiros e areia, aumentando a demanda bioquímica de
oxigênio.
II. O tratamento secundário consiste na remoção da matéria
orgânica dissolvida e em suspensão.
III. O tratamento terciário consiste na remoção de poluentes
específicos e dos que não foram eficientemente removidos
no tratamento secundário.
Assinale:
A quantidade de matéria orgânica em águas superficiais e
residuais pode ser expressa por meio da demanda química de
oxigênio (DQO).
A principal reação para estimar o teor de material orgânico em
águas pode ser representada como:

Sobre essa reação, analise as afirmativas a seguir.
I. A matéria orgânica é reduzida formando CO2.
II. O dicromato atua como agente oxidante.
III. O dicromato doa elétrons para a matéria orgânica formarCO2.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"
Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os
acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os
mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se
não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar
outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.”
(Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])
A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a
sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um
ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a
razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a
opção que interpreta corretamente a relação entre natureza
humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário
florentino.
O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um
contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito
do impacto político, social e ético da aplicação das teorias
evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas.
As opções a seguir retratam corretamente princípios do
darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a.
“A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade
lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a
ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo.
Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu
pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a
complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal
através da interiorização de normas sociais que, por sua vez,
repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e
individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia
é o de instituição.”
(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 25)
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição,
em termos de organização social, como
“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”. A definição acima se refere ao conceito sociológico de
Analise os trechos a seguir.
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a
ação física direta, mas pela imposição de uma visão de
mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das
estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido
e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de
controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de
normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de
poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos
sociológicos definidos como
O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo. Nesse sentido, a economia globalizada