Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20833 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) são as duas principais fontes para acompanhamento e controle da execução orçamentária e da gestão fiscal dos entes da federação. Constitui informação disponível nos anexos do RGF:

As técnicas de auditoria constituem um conjunto de processos e ferramentas operacionais destinadas à obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão dos trabalhos. Quando um auditor necessita verificar se determinadas atividades e operações estão sendo executadas conforme os padrões preestabelecidos, uma técnica recomendada é o ( a):

A ideia de que “a Amazonia é uma grande planície, ocupada por uma floresta tropical úmida, impenetrável” é um dos muitos mitos relacionados à região. Em Rondônia, o exemplo que contradiz a afirmativa é a existência das unidades geomorfológicas numeradas no mapa a seguir, que correspondem, respectivamente:

Um experiente pedagogo foi designado para preparar uma turma de servidores públicos de nível superior para uma ação de desenvolvimento de equipe. Para iniciar as atividades, o profissional realizou uma dinâmica de grupo. Distribuiu várias caixas ilustradas com gravuras recortadas de revistas sobre diferentes situações de vida. Em uma primeira rodada, as caixas circulavam entre os membros do grupo para conhecimento. Na segunda rodada, cada membro deveria escolher e reter uma caixa. Na sequência compartilhava com o grupo o significado da sua escolha. As caixas não escolhidas ficavam dispostas no centro do círculo e os participantes poderiam indicar também suas rejeições, partilhando seus sentimentos, como o fizeram em relação à caixa de preferência. A técnica utilizada foi:

A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a Psicologia e a Educação tem sido bastante pródiga na discussão das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho.
Em função do conjunto de mudanças sociais, políticas e econômicas que vem marcando o final do século XX e o início do século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que cada trabalhador produzirá mais na razão direta de sua maior capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se pela maximização das competências:

As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial:

A pedagogia não é uma ciência exata, mas ações investigativas e avaliativas nesse âmbito podem contribuir para o desenvolvimento de pessoas. O processo sistêmico de treinamento e desenvolvimento (T&D) é composto por um conjunto de etapas. Aquelas que se caracterizam como ações investigativas e avaliativas são:

O pedagogo empresarial Carlos foi chamado a construir um projeto de formação de equipes. Atualizado com as competências demandadas de um pedagogo, Carlos considerou, no desenho do ciclo de vida do projeto, o nível de esforço que cada uma das etapas do projeto – definição, planejamento, execução e entrega – demandaria do seu setor. Se o ciclo de vida projetado por Carlos estiver de acordo com o que é usual na maioria dos projetos, ele deve esperar:

Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor bancário, presente em centenas de municípios brasileiros, desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância.
Considerando as especificidades da educação a distância, avaliase que a decisão da equipe foi:

Com relação à teoria do consumidor, analise as afirmativas a seguir: I - Supõe-se que os consumidores se comportam de modo racional com o objetivo de maximizarem o grau de satisfação que podem ter (utilidade) por meio do consumo. II - As curvas de indiferença de um consumidor representam todas as combinações de bens e serviços que auferem mesmo nível de utilidade para o consumidor. III - A teoria da preferência revelada mostra como as escolhas feitas pelos consumidores podem ser utilizadas para se determinar suas preferências. Está correto o que se afirma em:

“Uma grande enchente na região Centro-Oeste do Brasil destrói grande parte da produção de soja da região e isso repercute em um aumento do preço do leite de soja”. A justificativa correta desse trecho é que a enchente levará:

Um monopolista pode produzir a um custo médio e marginal constante de Cme = CMg = 70. A empresa defronta-se com uma curva de demanda do mercado dada por Q( P) = 75 – (P/2). O lucro desse monopolista é:

Luiz Afonso está analisando quatro possíveis projetos diferentes

para implementar em sua empresa, a L.A magazine. Cada um

desses projetos exige um investimento inicial de R$500.000,00 e

apresenta entradas de caixa descritas na tabela a seguir.

Suponha que a metodologia escolhida por Luiz Afonso na

avaliação dos projetos é a de payback. Se o dono da L.A.

magazine estipulou um período máximo de 5 anos na sua

avaliação de payback e supondo que a taxa de juros é nula, temse

que o(s) projeto(s) que atende(m) à sua exigência é(são):

Considere o modelo keynesiano simples dado pela seguinte função consumo: C = 100 + 0,2Y, em que C é o nível de Consumo e Y é a renda. Considere uma economia fechada, no caso do investimento autônomo e gasto do governo autônomo serem iguais a 10 cada. Se a propensão marginal a consumir for igual a 40% da renda, a renda de equilíbrio do modelo e a alíquota tributária aplicada sobre a renda serão, respectivamente, iguais a:

Existem diversas teorias econômicas que explicam as decisões de consumo dos agentes. Segundo a teoria da renda permanente, é INCORRETO afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282