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As anotações abaixo foram extraídas do “diário” de uma turma do 4o do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória(ES). No final de cada aula, um aluno levava o diário para casa com a tarefa de produzir uma narrativa relacionada com as experiências vivenciadas e, posteriormente, passava-o para outro colega.

Eu adorei a aula de sexta-feira porque na aula de terça a professora pediu para nós criarmos uma brincadeira, misturando duas das quatro brincadeiras que nós fizemos. As brincadeiras eram: Malha, Boliche, Peteca e Pula-Corda. A minha se chamava ‘Malha Boliche’ mas a do grupo da Ana Clara eu não ouvi por causa do barulho, mas a maioria da sala gostou mais da minha brincadeira. As regras do 'Malha Boliche' eram: jogar uma bolinha de meia nas latinhas que vão estar a pouco menos de três metros do jogador, se o jogador derrubar a lata, ele ganha cinco pontos e assim por diante, mas se ele não derrubar nenhuma, o jogador perde a vez e cinco pontos (ALUNA D).

Ontem a aula foi muito boa, teve muitas brincadeiras diferentes como: futebol misturado, elefante colorido, menina pega menino e fugi-fugi. A aula foi muito divertida. Eu gostei da sua aula, eu gostei de você (ALUNO P). Eu gostei do dia de quarta-feira porque nós fizemos regras para a aula de educação física, para a gente parar de fazer bagunça e ter uma aula melhor (ALUNO E).

A ida da Sara [mãe de uma aluna da turma] à escola foi muito legal, aprendemos um jogo diferente, ela é muito boa. Cheguei em casa e ensinei esse jogo para a minha avó, ela adorou e nós jogamos por um bom tempo. Essa foi uma das melhores aulas (ALUNA M).
                                                                                                  (SANTOS, W. et al. Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista,Belo Horizonte, v.30, n.04, p.153-179, Out.-Dez. 2014. p. 174)

Com base na análise dos registros feitos pelas crianças, é correto afirmar que o diário amplia o diálogo

Fabiano Pries Devide, em Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer (2020), afirma que As práticas sociais dxs alunxs devem escapar ao binarismo, sendo interpretadas como mais uma forma de expressão de um corpo sexuado, que ocupa espaços diversos, que não devem ser rotulados como masculinos ou femininos e não possuem relação direta com sua sexualidade.

Nas aulas de Educação Física, isso acontece quando

Dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos, busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento a fundamentação para a Educação Física. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola. Defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora. Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras.
                                                                                                                                                  (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação
                                                                                                                                                  Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 24 com adaptações)

A descrição acima corresponde à concepção

Dentre as diversas classificações das lutas, é possível elaborá-las em função dos seus objetivos durante o confronto, do tipo de contato entre os adversários e do emprego de recursos. Sob esse critério, há lutas com agarre, golpes e implementos. O objetivo do agarre é derrubar o adversário e imobilizá-lo.

Apresentam exclusivamente lutas com agarre:

Considere a seguinte combinação de unidades do Sistema Internacional:

São grandezas cuja unidade corresponde a essa combinação:

Dentre as consequências da Reforma protestante iniciada na Alemanha, cita-se:

No início do século XIX, o Império Britânico era hegemônico em termos comerciais e militares, e passou a combater o tráfico de escravos principalmente por causa

Considere o trecho da Constituição Política do Império do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824, por D. Pedro I:

TÍTULO 5: Do Imperador
CAPÍTULO 1: Do Poder Moderador

Art. 98: O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio e harmonia dos mais Poderes Políticos.

Art. 99: A Pessoa do Imperador é inviolável, e sagrada: Ele não está sujeito a responsabilidade alguma.
                                                                                                                                                                                                   (Disponível em: http://www.planalto.gov.br)

De acordo com essa Constituição, o Imperador passava a

Na história das lutas pelos direitos humanos e pela igualdade racial no Brasil, o Movimento Negro Unificado teve importante papel e foi um movimento social

Preenche corretamente a lacuna III em … and credibly read out a text in that language, even if you it:

Preenche corretamente a lacuna VI no trecho …which would undermine the  to support a large human population:

The university entrance exams ...... quite a bit since the 90s, when I took mine. Preenche corretamente a lacuna:

It is crazy how fast this year ...... by. Is the pandemic to blame? Preenche corretamente a lacuna:

O texto descreve a

Observe o mapa para responder à questão.

As formas de relevo predominantes na área X destacada no mapa são: