O organograma visa desenhar as estruturas organizacionais de maneira simples e menos complexa. Dadas as afirmativas seguintes, I. O objetivo do organograma é representar a organização formal. II. Permite visualizar os órgãos de linha. III. Deve ser simples, conter o essencial e desejável para a compreensão da estrutura organizacional. IV. Precisa ser o mais atualizado possível. V. Demonstra a valência dos órgãos em termos hierárquicos. verifica-se que estão corretas
Arquivamento é o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. O método de arquivamento corresponderá à forma em que os documentos serão armazenados, visando sua localização futura. O método de arquivamento organizado de acordo com o setor ou local onde foram produzidos é o
Dadas as afirmativas seguintes sobre redação de documentos, I. Oficio – é um tipo de documento expedido para autoridades com a finalidade de tratar assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e com particulares. II. Aviso – é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. Trata de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. III. Quanto a sua forma, o aviso não acrescenta o vocativo, que invoca o destinatário. IV. No aviso não há cabeçalho ou rodapé. V. Memorando – quanto a sua forma, segue o modelo do padrão oficio, diferenciando o destinatário, que deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. verifica-se que estão corretas
Faz parte do trabalho do profissional Secretário Executivo receber toda a correspondência e prepará-la para ser recebida pelo executivo. Isto significa que este profissional deve I. verificar se todos os destinátarios daquela correspondência rubricaram-na dando ciência sobre o assunto; II. verificar e classificar toda a correspondência que chegar às suas mãos; III. assinalar pontos importantes na correspondência recebida; IV. organizar o controle de correspondência por ordem cronológica. Verifica-se que
Considera-se arquivo o conjunto de documentos independente da natureza, acumulado por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada. Dadas as afirmativas seguintes,
I. Arquivo permanente – conjunto de documentos preservados em definitivo em razão da sua valência.
II. Arquivo regional – arquivo encarregado de arquivos de uma região.
III. Arquivo setorial – arquivo acumulado por um determinado setor de uma administração. Não está tecnicamente subordinado a um arquivo central.
IV. Arquivo público – arquivo produzido por uma instituição pública no exercício de suas funções.
V. Arquivo privado – Arquivo produzido por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Verifica-se que estão corretas
Mediante a complexidade do mundo das organizações, o profissional de secretariado precisa cada vez mais estar capacitado para a tomada de decisão, gerenciamento, processos e assessorar com eficácia os administradores, porque I. a área secretarial tem ganhado maior importância e autonomia no interior das organizações, em razão da atuação dos seus profissionais no gerenciamento das informações que interfere diretamente no processo decisório; II. o profissional secretário passou a exercer apenas a função de “executor de tarefas” e a desempenhar um papel de consultor, facilitador, assessor e empreendedor; III. o profissional secretário transformou-se em um assistente do negócio, assumindo responsabilidades sem supervisão e ampliando seu poder de decisão; IV. o profissional secretário que, além de ter habilidades de escritório, assume responsabilidades e é capaz de tomar decisões no seu campo de atuação. Verifica-se que
Dadas as proposições seguintes quanto ao relacionamento interpessoal, I. As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com um bom treinamento e atividades grupais. II. Quando a organização enfrenta problemas de relacionamento, compete à área de Recursos Humanos, juntamente com a gerência, sanar a dificuldade o quanto antes para não comprometer o clima de trabalho. III. O secretário executivo, quando se vê envolvido numa “briga” entre colegas, deve tomar partido da pessoa que acha ter razão. IV. A conduta isenta e imparcial da secretária executiva contribui para um melhor relacionamento interpessoal e clima de trabalho, mesmo que isso fira os sentimentos dos colegas que procuram o seu apoio quando estão em situação de divergência com outro colega. verifica-se que são corretas apenas
Ao checar o prontuário no campo da observação de enfermagem, o auxiliar de enfermagem constata o registro dos seguintes achados relativos a “sangramento”: hemoptise, hematêmese e melena. Estes dados se relacionam às seguintes partes do corpo:
Instrumento operacionalizado por Programas, no qual ações e atividades específicas são implementadas, por meio de cronogramas e cessão de recursos, no âmbito federal, expressando a direcionalidade das políticas do SUS denomina-se de
Para que se tenha bom desempenho dos serviços de saúde é necessário planejamento e adequada infraestrutura. Em vacinação, isso se traduz por meio de: I. rede de frio desprovida de manutenção; II. recursos humanos treinados; III. adequada organização do trabalho; IV. registros confiáveis; V. disponibilidade de vacinas e insumos. Verifica-se que está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
Os cuidados de enfermagem ao paciente operado variam de acordo com o tipo de cirurgia e de paciente, no que se refere ao atendimento de suas necessidades básicas, reações emocionais e físicas. Constituem cuidados de enfermagem no período pós-operatório, exceto:
O Sistema Único de Saúde teve seus princípios estabelecidos na Lei Orgânica da Saúde, em 1990, com base no artigo 198 da Constituição Federal de 1988. Sobre este assunto, assinale a opção que traz um princípio doutrinário do SUS.
São princípios ativos utilizados nos desinfetantes hospitalares, exceto:
Segundo a Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86, são auxiliares de enfermagem, exceto:
De acordo com a teoria da repulsão dos pares de elétrons
da camada de valência, as substâncias O3, CO2, BCl3 e NH3
apresentam, respectivamente, geometrias moleculares do
tipo