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Em reunião com o departamento de contabilidade, o advogado de determinada empresa informa à chefia responsável, que, no último mês, a empresa foi notificada da existência de três ações judiciais, cujas características são:

I. Ação de natureza trabalhista, ajuizada por ex-funcionário que alega o não recebimento de verbas. O advogado julga provável que será necessário desembolsar, até o encerramento do exercício seguinte, o valor de R$ 15.000,00, baseado em decisões recentes de casos semelhantes.
II. Ação de natureza fiscal, no valor de R$ 9.000,00, ajuizada pela Prefeitura Municipal, que alega erro na base de cálculo do Imposto sobre Serviços recolhido pela empresa no último ano. O advogado afirma ser possível uma saída de recursos, mas não sabe estimar com confiança o prazo de sua ocorrência.
III. Ação de natureza ambiental, movida pela autarquia de água e esgoto do município, que alega descarte irregular de lixo da empresa, e solicita indenização de R$ 14.000,00. O advogado afirma que a probabilidade de saída de recursos em decorrência deste litígio é remota, quase nula.

Considerando o exposto e com base na NBC TG 25 (R2) – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, assinale a afirmativa correta.

Uma empresa apresentou as seguintes informações extraídas de suas demonstrações contábeis do exercício findo em 31/12/2021:

Considerando exclusivamente as informações do quadro anterior, o saldo dos estoques e o prazo médio de renovação dos estoques são, respectivamente:

Duas sociedades empresárias – empresa A e empresa B – realizaram uma operação conjunta no ano de X2. Essa operação se referiu à compra de 80% da empresa B pela empresa A, no valor de R$ 50.000,00. O Balanço Patrimonial das duas empresas, no ano de X1, encontra-se disponibilizado a seguir:

Na data da compra, o valor de mercado do terreno era R$ 20.000,00. Há, também, o valor de mercado da marca da empresa B, que era de R$ 8.000,00. Nesse sentido, considerando exclusivamente tais informações, qual o valor do ágio por expectativa de rentabilidade futura na combinação de negócio (também chamado de goodwill) total contabilizado no Balanço Patrimonial consolidado ao final de X2?

(Considerar que o valor justo da parcela dos não controladores é igual ao do valor pago pelo novo controlador.)

Paulo, professor de Contabilidade Pública, alertou seus alunos para estudarem a Lei nº 4.320/1964, a Lei Complementar nº 101/2000 e as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, principalmente em relação à classificação das receitas públicas, suas origens e detalhamento das categorias econômicas, com vistas a identificar a procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos, informando ainda que:

  • As Receitas Públicas Orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição; e,
  • A Lei nº 4.320/1964 classifica as Receitas Orçamentárias por Categoria Econômica em: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

Considerando o exposto, assinale a alternativa que representa uma origem de Receita de Capital.

Uma sociedade empresária apresentou a seguinte Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido com os saldos de 31/12/2020:

Durante o exercício social de 2021 ocorreram os seguintes eventos que impactaram nas contas do Patrimônio Líquido:

Considerando exclusivamente os dados fornecidos e de acordo com a NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido em 31/12/2021 deverá evidenciar:

Empresa brasileira, de capital aberto, com ações negociáveis em Bolsa de Valores, obteve um prejuízo operacional equivalente a R$ 130 milhões e um prejuízo líquido equivalente a R$ 160 milhões em 2021. Em consequência, o prejuízo diluído por ação foi equivalente a R$ 0,50. Preocupado com a repercussão desses números junto aos usuários das demonstrações contábeis, dentre eles os acionistas, os administradores solicitaram reunião com os auditores independentes a fim de esclarecer que os resultados da atividade econômica da empresa foram fortemente impactados pela pandemia Covid-19, exporem a preocupação em relação às incertezas quanto ao futuro da empresa e a melhor forma de divulgar as demonstrações contábeis. Os auditores independentes, no intuito de melhor informar os administradores, prestaram os seguintes esclarecimentos; analise-os.

I. É recomendável e aconselhável que as companhias reportem os efeitos da pandemia nas demonstrações contábeis.

II. Em virtude de a atividade econômica ter sido impactada pela pandemia não é prudente divulgar ao mercado eventuais incertezas relativas à capacidade da empresa de continuar em operação.

III. A tarefa de julgar o resultado da empresa é dos usuários das demonstrações contábeis que, para tanto, precisam ter acesso a informações contábeis relevantes e tempestivas, neutras e livres de qualquer viés.

IV. As demonstrações financeiras devem ser preparadas no pressuposto da descontinuidade da companhia.

V. Se a administração tiver ciência de incertezas relevantes relacionadas com eventos ou condições que possam lançar dúvidas significativas a respeito da continuidade da companhia, não deve divulgá-las ao mercado.

Está correto o que se afirma apenas em

Uma pequena indústria fabrica somente três produtos: produto A, produto B e produto C. Apesar de serem produtos distintos, eles têm em sua composição a matéria-prima X. O custo da matéria-prima X é de R$ 2,00 por kg e, no mês de fevereiro de 2022, o consumo dessa matéria-prima para produzir cada um dos produtos foi:

  • Produto A  6 kg de matéria-prima por unidade produzida.
  • Produto B  2 kg de matéria-prima por unidade produzida.
  • Produto C  8 kg de matéria-prima por unidade produzida.

Outras informações levantadas em fevereiro de 2022:

  • A pequena indústria produziu 1.000 unidades de cada produto e trabalhou com sua capacidade normal de produção;
  • O total dos Custos Fixos Indiretos de fabricação foi de R$ 43.000,00. Esse valor foi assim rateado entre os produtos: 30% para o Produto A, 35% para o Produto B e 35% para o Produto C; e,
  • O Custo Total da mão de obra direta para fabricação dos três produtos foi de R$ 40.000,00. Esse valor foi assim distribuído aos produtos: 25% para o Produto A, 30% para o Produto B e 45% para o Produto C.

Considerando única e exclusivamente as informações disponibilizadas, assinale a alternativa que evidencia o custo unitário de cada unidade do produto A, produto B e produto C, respectivamente.

As doutrinas cristãs de moral e ética foram profundamente influenciadas por dois grandes expoentes da filosofia cristã: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Estes doutrinadores cristãos foram responsáveis pelo alto grau de aprofundamento e desenvolvimento da filosofia moral e ética cristã, sob a influência da filosofia platônica e aristotélica. Santo Agostinho, especificamente, preconizava, dentre outras ideias, que:

Observe as imagens a seguir:

 

Considerando o fenômeno representado, assinale a afirmativa INCORRETA.

Observe o mapa a seguir:

 

Sobre alguns dos movimentos destacados, assinale a afirmativa correta.

O React Native é uma plataforma baseada no React que possibilita o desenvolvimento de aplicativos mobile híbridos, ou seja, que rodam tanto no iOS quanto no Android. Assinale, a seguir, a funcionalidade do React Native que permite fazer com que o programa fique rodando constantemente em background e, a cada vez que o código é alterado, ele é interpretado, seu build é feito e as suas alterações são mostradas rapidamente na tela.

Ao nos distanciar momentaneamente da dificuldade em que nos encontrávamos e dirigir a mente para algum outro elemento, de alguma forma fizemos uma associação de ideias que nos levou ao que procurávamos anteriormente. Talvez tenhamos feito uma nova organização de imagens que nos conduziu à compreensão. Essa possibilidade de conhecimento por insights e com significados distintos a depender da forma como organizamos nossa percepção é um ponto crucial, pois não só permite que façamos interpretações individualizadas sobre a realidade, como nos afirma que existem várias formas de nos apropriar de algum conhecimento, e tais formas estão atreladas às nossas experiências de vida, que podem nos ofertar instrumentos de percepção distintos de outras pessoas.

A teoria de aprendizagem que dá suporte teórico a estas conclusões é a:

O período compreendido entre, aproximadamente, 7 a 12 anos tem como característica principal a utilização do raciocínio lógico, de maneira a superar o caráter instável e subjetivo do
pensamento próprio do período anterior. O pensamento infantil, de acordo com Piaget, torna-se lógico por conta da organização de sistemas operacionais, que satisfazem as leis dos conjuntos comuns. Embora as crianças desse período possam raciocinar conceitualmente sobre objetos concretos, não sabem pensar de modo abstrato, de um modo científico, que será próprio da fase posterior.

De acordo com os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento humano, neste período, analise as afirmativas a seguir.

I. A criança preocupa-se em compreender o pensamento do outro, bem como em se fazer compreender e ver aceitos os seus argumentos, com a necessidade, portanto, de transmitir
o que pensa; há o início da reflexão. Ocorre significativo aumento de empatia da criança para com os sentimentos e condutas dos outros, manifestando, ainda, sentimentos morais e sociais de cooperação, com a colaboração efetiva dos colegas.
II. A inteligência mostra-se em um caminhar progressivo, a fim de alcançar maior adaptação; nesse caso, a assimilação e a acomodação realizam um papel essencial entre o indivíduo e o meio. A criança, que anteriormente não conseguia operar utilizando-se do constructo da reversibilidade, nesse período, é capaz de fazê-lo. Ela se torna capaz de perceber que cada operação comporta uma operação inversa.
III. A criança entende que a quantidade de líquido permanece a mesma; ainda que seja alterado o recipiente em que estava inicialmente, manterá a mesma quantidade que tinha (reversível). Assim, guiada pela capacidade de realizar operação intelectual, a criança consolida noções de conservação, de número, de substância, de volume, de peso e de causalidade.
IV. O raciocínio da criança torna-se dedutivo, com a captação do real como um processo e movimento do todo para as partes. Desse modo, a criança é capaz, neste período, de realizar operações, ou seja, um ato representacional que se constitui em um conjunto de atos inter-relacionados.

Está correto o que se afirma em

Leia atentamente as proposições de reescrita de parágrafos ou fragmentos do texto.

I. Portanto também sabemos que não há tempo a perder quando se trata de reduzir os prejuízos de aprendizagem que aconteceram em 2020, eliminar desigualdades resultantes de diferenças no contexto de cada um, e manter as oportunidades de avanços para todos.

II. Contudo também sabemos que não há tempo a perder quando se trata de reduzir os prejuízos de aprendizagem que aconteceram em 2020, eliminar desigualdades resultantes de diferenças no contexto de cada um, e manter as oportunidades de avanços para todos.

III. É justamente sobre a superação de desafios que tratamos neste guia, onde apresentamos o fruto de conhecimento e experiências exitosas do Instituto Ayrton Senna em garantir a  aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São processos e princípios passíveis de serem praticados nas mais diferentes realidades do país, pois foram nelas que nasceram e se desenvolveram.

IV. É justamente sobre a superação de desafios que tratamos neste guia, em que apresentamos o fruto de conhecimento e experiências exitosas do Instituto Ayrton Senna em garantir a aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São processos e princípios passíveis de serem praticados nas mais diferentes realidades do país, pois foram nelas que nasceram e se desenvolveram.

A sugestão de reescrita, com os necessários ajustes, foi realizada  corretamente, sem perda da ideia original, apenas em

O Referencial Curricular do Paraná estabelece os princípios orientadores da educação básica a serem considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas. Os mesmos visam à garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes e são delineados a partir da trajetória do Paraná, sendo imprescindível afirmá-los no momento de reelaboração das propostas pedagógicas curriculares, pautadas no âmbito da gestão democrática. Tem como princípios orientadores:

I. Valorização da diversidade compreendendo o estudante em sua singularidade e pluralidade, educação inclusiva identificando as necessidades dos estudantes, organizando recursosde acessibilidade e realizando atividades pedagógicas específicas  que promovam o acesso do estudante ao currículo e avaliação dentro de uma perspectiva diagnóstica.

II. Educação como direito inalienável de todos os cidadãos, sendopremissa para o exercício pleno dos direitos humanos e prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência extraescolar.

III. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de  acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de [ensino-aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar e compromisso com a formação integral, entendendo esta como fundamental para o desenvolvimento humano.

IV. Transição entre as etapas e fases da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes, com retenção apenas a cada dois anos de percurso educacional e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

 

Está correto o que se afirma apenas em

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