Na reforma do ensino médio são observados alguns eixos norteadores para a reorganização dessa etapa, como a formação integral, o desenvolvimento pleno dos estudantes e uma aproximação e inserção qualificada no mundo do trabalho cada vez mais globalizado. Nesse processo, o domínio de outros idiomas é de grande importância. Considerando o que preconiza a Lei nº 13.415/2017 para essa temática, pode-se afirmar que os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa:
I. E da língua espanhola.
II. Somente para o itinerário formativo: Linguagem e suas Tecnologias, sendo facultativo aos demais itinerários.
III. E poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o Espanhol.
Está correto o que se afirma em
Considerando os novos conceitos e modos de organização que se apresentam para os sistemas de ensino e para as escolas e suas comunidades a partir da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), correlacione as descrições a seguir ao componente que representam.
I. Aprofundamento das aprendizagens relacionadas às competências gerais, às áreas de conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional.
II. Investigação científica para o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências e empreendedorismo para a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões.
III. Desenho dos arranjos curriculares a serem oferecidos pela unidade escolar, bem como as estratégias para a oferta de itinerários formativos.
A sequência está correta em
O itinerário da formação técnica e profissional foi apresentado na reforma do ensino médio como uma alternativa que se organiza a partir da educação profissional técnica de nível médio.
Considerando a criação desse itinerário, assinale a afirmativa correta.
A Lei nº 13.415/2017, que institui o novo ensino médio, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), modificando o currículo e a carga horária do ensino médio. No caso do currículo, uma das mudanças foi a criação dos itinerários de formação técnica e profissional.
Na divisão atual da carga horária total dessa etapa, a quantidade de horas que deve ser destinada a tal itinerário formativo é:
A estrutura e a organização da educação profissional e técnica de nível médio permitem diferentes ofertas como algumas que se enquadram na proposta do novo ensino médio.
Analise, a seguir, as formas de desenvolvimento de cursos técnicos que se enquadram na proposta curricular do novo ensino médio.
No século XIX, o florescimento do capitalismo industrial e o avanço da tecnologia prometiam a era do conforto e do bem-estar. No contexto das teorias liberais, desenvolveu-se o utilitarismo, cujos principais representantes foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). Para os utilitaristas, especificamente Stuart Mill:
Alguns estudiosos desenvolvem um paralelo entre a visão teórica elencada por Hobbes, em seu livro “Leviatã”, e as questões da tecnologia hoje, no sentido de que:
Nise da Silveira recebeu inúmeros prêmios pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua vida e se tornou uma referência na psiquiatria brasileira, recebendo, também, reconhecimento internacional. Em sua vida e carreira:
O filósofo Francis Bacon, também político e escritor inglês que viveu durante o início do século XVII, acreditava que a ciência poderia proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida. Como Galileu, ele desejava que os cientistas se livrassem da ignorância e dos preconceitos do passado e que realizassem novas descobertas.
Dentre suas teorias, podemos destacar:
Um aspecto fundamental dessa teoria da causalidade consiste no fato de que as quatro causas não possuem o mesmo valor, nessa hierarquia, segundo Aristóteles, existe a causa menos valiosa ou menos importante e a causa mais valiosa ou mais importante.
Trata-se, respectivamente:
Ao analisarmos os dois textos, ambos versando sobre “ideologia”, é correto afirmar que:
De acordo com a proposta de Einstein, para explicar esse fenômeno, a energia máxima que um elétron poderia receber até ser arrancado da superfície do metal seria a energia de um quantum de luz, descontando o trabalho realizado por esse quantum para arrancar o elétron. Sendo assim, pode-se afirmar que, entre o chumbo e o ferro, o metal que necessita receber menos energia para que seus elétrons sejam arrancados é o:
(Considere a constante de Planck h = 6,6 . 10–34m2 . kg/s e 1 eV = 1,6 . 10–19 J.)
Se os dois projéteis forem lançados simultaneamente, desconsiderando-se quaisquer forças resistivas, qual será a altura do projétil que ainda estará em movimento no instante em que o outro tocar o solo?
O professor informou aos alunos que comprou lâmpadas idênticas e que, dentro da caixa, havia apenas uma bateria que alimentaria as 3 lâmpadas através de fios de cobre. Sendo assim, o professor ligou o circuito com as três lâmpadas e pediu aos alunos que verificassem o brilho de cada lâmpada. Em seguida, o professor desconectou a lâmpada L1 e constatou-se um aumento de brilho na lâmpada L2 e redução do brilho na lâmpada L3, de modo que essas duas lâmpadas passaram a ter brilhos de mesma intensidade. Com base nessa situação, os alunos puderam concluir que:
Viagens no tempo semelhantes às relatadas em filmes como o clássico “De Volta para o Futuro”, de 1985, não passam de ficção científica. Porém, de acordo com a teoria da relatividade restrita de Albert Einstein, o tempo não é absoluto. Um se move a uma velocidade muito menor. Considere que uma pessoa viaje em uma nave espacial com uma velocidade constante de 60% da velocidade da luz durante 5 anos, medidos por alguém dentro da nave. Quando essa nave retornar à Terra após a viagem, quanto tempo a mais terá se passado para um referencial em repouso na superfície do Planeta quando comparado à pessoa que esteve dentro da nave durante a viagem?