Adotando-se a constante universal dos gases perfeitos igual a 8,30 J/mol . K e sabendo-se que a temperatura máxima que o gás atinge nesse diagrama é 800 K, conclui-se que a energia interna mínima do gás representado no diagrama, medida em kJ, está compreendida entre:
O modelo heliocêntrico desenvolvido por Nicolau Copérnico, em 1543, já havia sido sugerido 18 séculos antes pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C) que estimou, através de métodos geométricos, as dimensões e as distâncias do Sol e da Lua e concluiu que era natural supor que o astro menor girasse em torno do maior. Porém, mesmo com as observações de Aristarco, o geocentrismo foi o modelo com mais adeptos e sua supremacia, conquistada com o modelo de Ptolomeu, perdurou por mais de 1.300 anos. Alguns alunos de uma escola, estudando sobre as diferenças entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico, desenvolveram algumas hipóteses para justificar a dificuldade para a aceitação do modelo heliocêntrico, tais como:
I. Os cálculos matemáticos dos modelos heliocêntricos eram imprecisos, não tendo a confiabilidade necessária para ser adotado como modelo real.
II. O modelo geocêntrico tinha a igreja como defensora, pois era inadmissível aceitar que a Terra era apenas um planeta qualquer girando com os outros ao redor do Sol.
III. O modelo geocêntrico era matematicamente mais simples e mais preciso que o heliocêntrico.
Das hipóteses que justificam a hegemonia do modelo geocêntrico perante o heliocêntrico, está correto o que se afirma apenas em
Sobre a relação entre efeito estufa e aquecimento global, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por sistematizar informações científicas a respeito das mudanças climáticas, afirma que há 90% de certeza de que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.”
PORQUE
II. “A partir da Revolução Industrial, o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono (CO₂). Nesse período, a concentração original de 280 ppm4 (partes por milhão) desse gás cresceu até os atuais 400 ppm5, intensificando, significativamente, o efeito estufa.”
Assinale a alternativa correta.
Considerando os princípios do raciocínio geográfico, bem como seus respectivos significados, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Localização.
2. Distribuição.
3. Diferenciação.
4. Extensão.
5. Analogia.
( ) Busca compreender o modo como objetos, processos e fenômenos naturais e sociais se difundem pelo espaço.
( ) Indica a delimitação da área de ocorrência de determinado fenômeno ou processo.
( ) Indica a comparação entre diferentes áreas, processos e fenômenos.
( ) Corresponde à posição geográfica de todo e qualquer fenômeno na superfície terrestre, indicada por um conjunto de sistemas de referências.
( ) Refere-se às particularidades de cada área, que se articulam às variações do processo de ocupação e produção do espaço e da ocorrência de fenômenos naturais.
A sequência está correta em
Sobre a polêmica científica em torno do aquecimento global, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “Nem todos os cientistas que se dedicam ao estudo do clima acreditam que a ação humana seja a principal causa do aquecimento global. Um grupo de cientistas chamados de céticos ou negacionistas defende que as alterações climáticas, ao longo de milhares de anos, são cíclicas e estão ligadas à intensidade da atividade solar e à ocorrência das erupções vulcânicas, entre outros fatores.”
PORQUE
II. “Suas análises são utilizadas por governos de países que não querem assumir compromissos socioambientais relacionados às mudanças climáticas, como os Estados Unidos, e por corporações do setor petrolífero, diretamente ligadas às altas emissões de CO2.”
Assinale a alternativa correta.
O Sudão conquistou sua independência da Inglaterra em 1956 e, desde então, tem sido governado por regimes de orientação islâmica sediados em Cartum, a capital do país. O Sudão possui mais de 400 grupos étnicos com línguas e costumes próprios, sendo o árabe a única língua comum entre eles. Em 2011, esse país perdeu, aproximadamente, 25% de sua área com a independência do Sudão do Sul. E, desde 2003, a população sudanesa enfrenta um violento conflito interno, na região de Darfur.
Sobre o conflito em Darfur, assinale a afirmativa correta.
A partir de meados do século XX, observou-se nos países desenvolvidos o deslocamento do foco da produção em massa para a produção cada vez maior de bens, serviços e símbolos no âmbito da Terceira Revolução Industrial, o que levou à ampliação da “indústria do entretenimento”. A indústria do entretenimento pode ser caracterizada como qualquer atividade desempenhada no tempo livre dos trabalhadores e/ou com o intuito de diversão.
Sobre a indústria do entretenimento no contexto da Terceira Revolução Industrial, assinale a afirmativa correta.
Os Incas formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde à Bolívia, ao Peru, ao Equador, parte do Chile, chegando até a Argentina. Sua organização social, econômica e política é específica. Considerando sua organização econômica e política, assinale a afirmativa INCORRETA.
Antes da chegada dos europeus às terras que posteriormente foram chamadas de América (que incluem o Brasil), diferentes povos habitavam essa parte do mundo, desenvolvendo culturas diversificadas e construindo sua história.
Considerando as hipóteses sobre o início da ocupação humana na América, analise as afirmativas a seguir.
I. Os primeiros grupos a chegarem ao continente vieram do norte da Ásia, provavelmente, pelo estreito de Bering, que separa a Sibéria (Rússia) do Alasca (Estados Unidos).
II. Os primeiros humanos teriam surgido no continente asiático, e de lá se deslocaram para outras regiões da Terra, entre eles a América.
III. Os primeiros homens e mulheres chegaram à América atravessando o Oceano Pacífico, vindo da Ásia e da Oceania.
IV. Niéde Guidon (arqueóloga brasileira) defende que as mais antigas travessias foram realizadas entre 40 mil e 70 mil anos atrás, e que o ser humano chegou à América por diferentes vias de acesso.
São hipóteses aceitáveis o que se afirma em
O pensamento iluminista, ao mesmo tempo em que refletia o panorama histórico do século XVIII, sedimentava o processo político-revolucionário que teria início no final daquele mesmo século.
Assinale, a seguir, uma formulação correta do pensamento político iluminista.
Em 1534, para promover o povoamento efetivo e o desenvolvimento da América portuguesa, o rei D. João III instituiu as capitanias hereditárias.
Sobre as capitanias hereditárias, analise as afirmativas a seguir.
I. Esse sistema implicou na divisão do território por linhas paralelas ao Equador, em lotes entregues aos chamados capitães donatários.
II. Os capitães donatários formavam um grupo social homogêneo.
III. Os direitos e os deveres dos capitães donatários constavam de um documento denominado Foral.
IV. Os objetivos pretendidos com as capitanias hereditárias se consolidaram totalmente.
V. Apenas prosperaram as capitanias de São Vicente e Pernambuco.
Está correto o que se afirma em
Um dos aspectos mais importantes para os povos da Antiguidade é a sua religião. Ela servia como uma forma de organizar a sociedade, estabelecer princípios jurídicos, éticos e morais. Porém, os inúmeros povos antigos possuíam importantes variáveis no que diz respeito ao aspecto religioso. Dentre os povos antigos vigorava, na maioria das vezes, o politeísmo.
O único povo monoteísta da Antiguidade Oriental foi:
Após o declínio da antiguidade greco-romana, a Europa passou por um processo de ruralização, não existindo mais a ideia de uma organização que remetesse à ideia de um Estado.
Um dos fatores que contribuiu para a fragmentação do poder político na Europa Medieval foi:
A colonização portuguesa no Brasil adquiriu características diversas ao longo dos séculos XVII e XVIII. Ao se considerar as sociedades coloniais da cana-de-açúcar e da mineração, é possível observar situações muito diferentes e mesmo contraditórias.
Dentre as principais diferenças que podem ser observadas na comparação entre as sociedades açucareira e mineradora tem-se: