Um processo direcional na vida
Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma
pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa
que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer
uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento
e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas
as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado
organismo está vivo ou morto.
A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que
se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em
que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma
pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e
brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a
primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu
crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando.
Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas
circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.
A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram
terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre
penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que
suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a
tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se
empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os
resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência
construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.
(Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)
A partir dos elementos estruturais que compõem – de forma predominante – o 2º§ do texto, pode-se afirmar que
Um processo direcional na vida
Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma
pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa
que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer
uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento
e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas
as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado
organismo está vivo ou morto.
A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que
se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em
que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma
pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e
brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a
primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu
crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando.
Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas
circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.
A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram
terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre
penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que
suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a
tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se
empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os
resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência
construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.
(Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)
De acordo com os sentidos contextuais produzidos pelos vocábulos, é possível realizar diferentes inferências.
Diferentemente da denotação, a conotação permite que o significado usual de um vocábulo seja ampliado ou
substituído por outro mantendo diferentes relações de acordo com o emprego realizado. Assinale o trecho destacado
a seguir que apresenta um exemplo do emprego da linguagem conotativa anteriormente referenciada.
Localizado na região Sul do Brasil, cortado pelo trópico de Capricórnio, o Paraná NÃO
Muitas doenças cursam um estado epidêmico no Brasil. Sobre essa dinâmica de ocorrência de doenças, é correto afirmar que uma epidemia é:
Nos termos da Lei nº 10.741/2003, ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita, EXCETO:
Considerando alguns princípios ou critérios da textualidade tais como: situacionalidade, intencionalidade,
intertextualidade e informatividade; estabeleça adequadamente a relação com os aspectos por eles apresentados.
Dividindo-se a idade de Alexandre, que é um número natural, pela idade de seu irmão Bruno, que é sete anos mais novo, obtém-se como quociente 1,2 e como resto zero. A soma das idades desses dois irmãos é igual a:
Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado
contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de
suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados
evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque
um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo
contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada
sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de
desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar
corretamente que:
Cascavel é um município situado no oeste do Estado do Paraná, apresenta uma geografia física exclusiva. Sobre a geografia física de Cascavel, é correto afirmar que:
“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?
Leia o fragmento de texto.
“Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As
crianças acabam de almoçar. As crianças de 5 anos (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: ‘é hora de
dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos’. Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado. Alguns
tentam cumprir o ‘descanso compulsório’.” (Sanches, 2003, p. 160)
Considerando a rotina na hora do sono, a cena descrita retrata as seguintes situações:
I. Provoca uma sensação de bem-estar.
II. O ambiente é adequado e favorece o repouso.
III. As crianças são desrespeitadas em sua individualidade.
IV. Leva em consideração as necessidades biológicas e individuais das crianças.
Está(ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )
De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky
(1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva
interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou
tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação
com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de
instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a
ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se
independente.
IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem
como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.
V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no
desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são
individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos
seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).
Estão corretas apenas as afirmativas
A Constituição Federal estabelece critérios para a fixação dos padrões de vencimento e demais componentes do sistema remuneratório, dentre os quais NÃO se inclui:
Em relação à Influenza, analise as situações a seguir.
I. Caso de síndrome gripal.
II. Caso suspeito ou confirmado de Influenza por novo subtipo viral.
III. Caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
IV. Surto de síndrome gripal.
É(São) de notificação compulsória apenas a(s ) situação(ões)
“Para um período de seis a doze meses, a perda de peso pode ser considerada clinicamente significativa em um adulto quando for maior que o limite inferior de ______% do peso corporal normal.” A perda de peso pode ser classificada em voluntária e involuntária. Esta última constitui um dado importante para a avaliação do estado nutricional. Sabendo que o enfermeiro e sua equipe têm um importante papel em identificar os pacientes desnutridos e também aqueles que apresentam determinadas características sabidamente associadas a problemas nutricionais, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.