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Sobre a relação entre educação física e motricidade humana, é correto afirmar:

A educação física, atualmente, tem um campo de atuação amplo, podendo ser observada no campo formal e não formal.

Sobre o assunto, é incorreto afirmar:

Na obra "Minha história das mulheres", a historiadora francesa Michelle Perrot, ao discorrer sobre a trajetória da escrita de uma história das mulheres na segunda metade do século XX, salienta que este '[...]foi e é um movimento mundial, hoje particularmente ativo em Quebec, na América Latina (principalmente no Brasil), na Índia, no Japão..."  (PERROT, 2017, p. 15).

Entre os fatores apontados pela autora para a emergência da mulher como tema  de estudo nas ciências humanas em geral e na História em particular, é correto citar:

Segundo Callari (2001), os institutos históricos e geográficos, surgidos no Brasil no contexto do século XIX pós independência,
foram responsáveis pela produção de um saber numa época em
que a separação entre campos diversos do conhecimento
estava se delineando e que a história reivindicava para si um
estatuto científico, alicerçado em sólida pesquisa documental.
Basicamente, todas as iniciativas dos institutos foram
direcionadas para a construção da ideia de nação, a partir de
exemplos de realizações e personagens que remetessem a um passado glorioso capaz de apontar um futuro promissor ao novo país. 

Em relação a essas instituições, assinale a alternativa incorreta

Em abordagem sobre a renovação dos procedimentos metodológicos no ensino de História, Circe Bittencourt (2004, p. 235- 236) apresenta o excerto, reproduzido a seguir, resultado de uma pesquisa de historiadores franceses com alunos de uma escola nos arredores de Paris. “Marc: A empresa para mim é uma maneira de produzir bens de consumo em série. David: Para mim é um meio de dar trabalho a muitas pessoas de uma vez. Michel; A empresa está cheia de sindicatos. David: Para mim a fábrica é o trabalho em série. Todas as más condições de trabalho. A empresa representa a fábrica, o trabalho em série e tudo o mais. Para produzir mais rápido, empregam todos os meios. A maioria das empresas é de fábricas onde as condições de trabalho são desumanas. É duro. Marc: É um meio de o Estado ganhar dinheiro." Para Bittencourt (2004), esse extrato da discussão dos alunos revela que eles estão longe de ser ignorantes sobre o objeto proposto como estudo, já que em suas falas destacam vários aspectos da empresa: sua dimensão econômica (produção de bens, aspectos financeiros, salários, lucros, impostos), sua dimensão humana e relações de trabalho (agentes de produção, condições de trabalho, organizações sindicais etc.). Que alternativa indica corretamente a designação utilizada pelos pesquisadores do ensino de História para se referir a esses elementos do conhecimento prévio dos alunos?

No final do século XIX, José Veríssimo apontava para a necessidade de se ensinar a história da pátria em todos os momentos e espaços utitizando-se de outros signos, além dos conteúdos escolares: "Porque não é somente nas escolas ou pelo estudo dos Autores e documentos que se pode estudar a história pátria. O mínimo ao menos do conhecimento do passado nacional indispensável ao desenvolvimento de um país livre e civilizado, e, por acaso, o que mais importa saber para despertar nele os fecundos estímulos do sentimento pátrio, há outros meios que o ensinem. Os monumentos, os museus, as coleções arqueológicas e históricas, essas construções que os nossos antepassados com tanta propriedade chamaram meméórias, são outras tantas maneiras de recordação do passado, de ensino histórico, portanto, e, em última análise, nacional". (VERÍSSIMO, 1985, p. 101). A partir do excerto citado e, considerando os estudos acerca da construção da memória histórica produzida junto às instituições escolares e/ou a elas direcionadas no contexto dos primeiros anos da República, assinale a alternativa incorreta:

Segundo a historiadora Circe Bittencourt (2004, p. 213), ao utilizar-se de períodos organizados de acordo com a lógica eurocêntrica, os conteúdos escolares sobre a idade Média fornecem poucos indícios para a compreensão das experiências históricas dos cristãos bizantinos, dos povos islâmicos e dos reinos africanos que viveram na mesma época, cujos contextos foram fundamentais nas mudanças europeias e na configuração do mundo moderno.

Isto se deve a uma “tradição escolar" respaldada por uma produção historiográfica sobre a Idade Média centrada:

De acordo com a unidade de venenos do Hospital Guy & St Thomas, em Londres, qual das alternativas seguintes não apresenta um dos sintomas de envenenamento por estramônio (datura)?

A oração "My mind, like an old record player, had skipped a groove" encontra-se em qual tempo verbal?

Na oração “lfyou do fall victim, then the official advice is to tell the police and your nearest embassy or consulate as soon as possible.”, a palavra “If é:

Qual das alternativas seguintes não apresenta um verbo defectivo?

A concepção de currículo interdisciplinar surgiu com oposiçao à:

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