Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880.
Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.
REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.
Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa.
O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
Dependendo da necessidade e da relevância que se queira dar a um tema da disciplina de Geografia, o texto referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indica que o tempo de permanência do estudo, em uma das escalas de abordagem, dependerá principalmente de escolha feita pelo(a)
Considerando que ações normativas desse tipo exercem influência na organização do espaço urbano e envolvem a proteção e a preservação do espaço construído, a iniciativa apresentada acima é coerente com a seguinte característica socioespacial da cidade de Salvador:
Levando em conta que há outras combinações possíveis, leia. Podemos afirmar que, hoje, a divisão territorial/internacional do trabalho, pautada nos níveis tecnológicos da produção e nos correspondentes níveis de qualificação (e de exploração) da força de trabalho, permite diferenciar o espaço mundial identificando
I - espaços que detêm o domínio do capital financeiro e dos investimentos na produção e/ou controle das tecnologias mais avançadas e da difusão de informações;
II - espaços com certa independência financeira, em que predominam atividades econômicas com níveis intermediários de equipamentos modernos;
III - espaços com grande dependência do capital financeiro internacional, em que a produção é de baixo nível tecnológico ou está voltada basicamente para a simples reprodução de tecnologias externas.
HAESBAERT, Rogério & PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005. (Adaptado)
São elementos que correspondem, respectivamente, aos tipos de configuração espacial indicados acima em I, II e III:
Com base nos dados acima, sobre a dificuldade para o uso racional da água pelas sociedades contemporâneas, afirma-se que, quanto
No contexto apresentado, o autor faz referência à geografia do professor e à geografia dos estados maiores, numa menção ao trabalho teórico de um geógrafo que na famosa obra A Geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, distingue três tipos para análise: a geografia escolar, a geografia espetáculo e a geografia como instrumento de poder.
Esse geógrafo é
São admitidas como teses de Thomas Hobbes e John Locke:
É muito comum distinguir Ética de Moral, tomando apenas a primeira como uma investigação filosófica, porque
A metafísica moderna tem, como um de seus temas capitais, a questão do método. A intensa busca propriamente moderna pelo estabelecimento dos princípios do método encontra suas raízes na(o)
A investigação filosófica acerca do belo sofre radical mudança na modernidade, na medida em que passa a privilegiar a busca de seu objeto não na própria coisa (no caso, a obra de arte), como seu atributo, mas sim na subjetividade do sujeito, tematizando, sobretudo, o juízo de gosto. Tal deslocamento foi acompanhado de uma mudança terminológica que consiste no(a)
A partir de uma análise sociológica, o esporte, como é praticado hoje, expressa o resultado de uma forma padronizada de fazer uso do corpo. Entretanto, ao considerar-se a sua disseminação em escala planetária, identifica(m)-se
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez garantidas as condições de segurança, o professor poderá fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de alunos especiais nas aulas regulares de Educação Física. A integração das crianças especiais está balizada pelo princípio de que a aula de Educação Física deve
Nos ciclos finais do Ensino Fundamental, cada vez mais vem consolidando-se a necessidade de especificar-se o ensino através de aprendizagens específicas. Tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, durante a aprendizagem específica, é importante que o aluno sinta-se
Os PCNs propõem uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, exigindo uma ressignificação em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.
Quando um professor de Educação Física está ensinando, por exemplo, o conteúdo jogo e destaca, em sua intervenção, a valorização da reflexão sobre comportamentos não preconceituosos e não discriminadores, ele está evidenciando a dimensão