A execução de bases e sub-bases compõe as obras de pavimentação de vias. Diversos processos construtivos podem ser utilizados, cada um deles com sua classificação e suas características principais. A respeito de bases e sub-bases empregadas na pavimentação de vias, julgue os itens que se seguem.
A estabilização granulométrica pode ser feita com material natural proveniente de jazidas, como saibro ou cascalho.
A execução de bases e sub-bases compõe as obras de pavimentação de vias. Diversos processos construtivos podem ser utilizados, cada um deles com sua classificação e suas características principais. A respeito de bases e sub-bases empregadas na pavimentação de vias, julgue os itens que se seguem.
Bases e sub-bases rígidas são aquelas constituídas de concreto com emprego de cimento.
Nos estudos hidrológicos sobre precipitações máximas, as curvas i-d-f são fundamentais para o dimensionamento de diversos componentes de obras hidráulicas. Com relação a essas curvas, julgue os itens a seguir.
Para a determinação da curva i-d-f de certa localidade, devem ser consideradas unicamente as precipitações ocorridas no mês mais chuvoso da série anual.
Nas licitações da área de engenharia, existem definições previstas na legislação que são relevantes no desenvolvimento dos trabalhos necessários para o desfecho adequado dessas licitações. Acerca dessas definições, julgue os itens subsequentes.
Recuperação ou ampliação estão classificados na categoria de obra.
No âmbito do orçamento público, alguns princípios são orientadores para que a peça orçamentária atenda a todos os requisitos legais. Considerando esses princípios, julgue os itens a seguir.
Pelo princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas as receitas e despesas do Estado.
O orçamento é uma peça essencial para o planejamento e controle de obras. Para sua elaboração, alguns métodos, com suas características específicas, podem ser empregados. A respeito de orçamento e sua elaboração, julgue os itens seguintes.
Nos custos unitários obtidos por meio de composição de custos, a composição dos serviços contempla exclusivamente os serviços de mão de obra.
Para a construção do objeto de planejamento de uma intervenção profissional, deve-se ter como pressuposto a ideia de que, em algum momento, tal objeto estará totalmente delineado e delimitado.
Uma das finalidades do planejamento social, consideradas a sua dimensão sócio-histórica e a técnico-operativa, é imprimir dinamicidade e organicidade ao funcionamento institucional e à intervenção profissional.
Recorrer ao indicador participação e controle social democrático implica discutir o papel e as atribuições dos movimentos sociais e dos conselhos de gestão, instituídos após a publicação da Constituição Federal de 1988.
A família ocupa lugar central no campo das políticas públicas que compõem o tripé da seguridade social, particularmente saúde e assistência social. Na política de saúde, o Programa Saúde da Família é incorporado como estratégia no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica e, na política de assistência social, a matricialidade sociofamiliar é assumida como diretriz do sistema único de assistência social (SUAS).
No planejamento das ações direcionadas ao tratamento de usuários de substâncias psicoativas, o assistente social deve partir da recomendação do Ministério da Saúde de que toda internação para essa população seja de longa duração e, preferencialmente, em comunidades terapêuticas.
Na elaboração de projetos de promoção da saúde no ambiente de trabalho, o assistente social deve tomar como referência a nova lei sobre drogas, que tem como principal mérito reorientar a questão do abuso de drogas para o campo da saúde pública.
O assistente social, ao utilizar-se da entrevista no âmbito de sua atuação, deve-se ocupar apenas do assunto ou problema que a motivou, com a intenção de manter a centralidade e a objetividade exigidas nesse procedimento e garantir a não ocupação dos espaços de outras categorias profissionais.
Nos últimos anos, a análise do processamento do trabalho do assistente social centrou-se predominantemente na produção teórica da profissão, estabelecendo-se valorosa associação entre os fundamentos do serviço social e o trabalho profissional cotidiano.
A territorialização vinculada ao princípio da descentralização política administrativa é um recurso utilizado para a leitura dos territórios no sentido da expressão das demandas locais ou regionais, e das respostas socioinstitucionais quanto aos direitos socioassistenciais e sua relação com os demais direitos.