Acerca da tanatologia, segmento da medicina legal que estuda a morte, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação.
Depois de ter sido empurrado por alguém, um indivíduo caiu contra o solo e sofreu um corte na cabeça. No exame médico realizado, observou-se uma lesão cutânea estrelada na região parietal direita, medindo três centímetros de extensão, com pouco sangramento, com bordos irregulares e escoriados e com traves vasculares ao fundo, sendo possível visualizar-se ao fundo a gálea aponeurótica.
Nessa situação, a lesão descrita corresponde a uma ferida contusa.
Acerca da tanatologia, segmento da medicina legal que estuda a morte, julgue os itens a seguir.
A poliglobulia, caracterizada pelo aumento do número de hemácias no sangue, constitui uma resposta fisiológica do organismo humano à diminuição do teor de oxigênio na atmosfera em grandes altitudes.
Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue os próximos itens.
O assinalamento sucinto, a fotografia simples, o retrato falado e o sistema datiloscópico de Vucetich são métodos de identificação judiciária.
Com relação à execução orçamentária e financeira e ao sistema de informações de custos no setor público, julgue os itens a seguir.
No sistema de informações de custos, a evidenciação dos objetos de custos não tem relação direta com a classificação institucional, funcional ou programática, sendo, além disso, independente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças.
A respeito dos crimes contra a liberdade sexual e de aspectos a eles associados, julgue os itens que se seguem.
Considere que em uma mulher com história de estupro ocorrido há três dias tenha sido diagnosticada uma ruptura himenal, com bordos edemaciados e recobertos por fibrina. Nesse caso, o perito poderá estabelecer nexo causal entre a ruptura himenal e o delito investigado.
Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue os próximos itens.
A sutura craniana mediofrontal ou metópica começa a se apagar, na maioria das pessoas, após os vinte anos de idade.
Acerca de datiloscopia, julgue os itens a seguir.
Datilograma é a reprodução de um desenho digital impresso em um suporte. Em um datilograma, as linhas pretas correspondem às cristas, e os intervalos que as separam correspondem aos sulcos.
Os dentes resistem melhor que qualquer outro tecido
humano às variações de pressão e temperatura e à degradação
post mortem, o que possibilita a preservação da identidade genética
individual. Mesmo se o dente estiver fragmentado, será possível
fazer a coleta e análise do DNA.
(EMSZFC Silveira. Odontologia legal: a importância do DNA para as perícias e peritos. Saúde, Éstica& Justiça.. 2006; 11 (1/2); 12 - 8 (com adaptações)).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subsequentes, relativos à genética forense.
Os perfis genéticos utilizados na identificação individual são obtidos a partir da análise de marcadores genéticos. Atualmente, para a maioria dos casos, os marcadores de eleição são microssatélites autossômicos.
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Um fundo fechado pode receber documentos, ainda que as atividades da sua instituição de origem tenham se encerrado.
Considerando as políticas públicas de arquivo, julgue os próximos itens relativos à legislação arquivística.
Os documentos intermediários são aqueles que não possuem uso corrente nas entidades produtoras e aguardam a eliminação ou a transferência para guarda permanente.
A respeito de sistemas e redes de arquivo, julgue os itens subsecutivos.
A análise ou a elaboração de planos de classificação de arquivos correntes por membros do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) poderão ser subsidiadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio de suas câmaras técnicas.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de documentos.
A destinação final de documentos estabelecida na tabela de temporalidade que é atribuída à série documental é uma das possibilidades apresentadas na literatura arquivística.
A propósito do diagnóstico da situação arquivística e da realidade arquivística brasileiras, julgue os itens que se seguem.
Entre as dificuldades enfrentadas pelas instituições arquivísticas brasileiras, estão as limitações de recursos humanos e materiais.
Acerca da classificação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.
O plano de destinação de documentos de arquivo é o instrumento de classificação utilizado para os documentos de guarda permanente.
No que diz respeito à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.
A avaliação funcional privilegia o valor informativo dos documentos.