Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito da perda anual de quantidade significativa de grãos que ocorre no Brasil, durante o processo mecânico de colheita, julgue o item a seguir.

O rotor e o côncavo muito apertados bem como o rotor muito acelerado são fatores que promovem perda quantitativa de grãos deixando-os trincados, amassados ou quebrados.

De acordo com as resoluções CONAMA n.º 01/1986, CONAMA n.º 237/1997 e com a NBR 14653, julgue o item subsequente.

A elaboração de relatório de impacto ambiental é exigida apenas para projetos agropecuários com previsão de plantio acima de 1.500 hectares localizados em uma área importante do ponto de vista ambiental como, por exemplo, uma área de proteção ambiental (APA).

Considerando as prescrições da lei que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, da lei que dispõe sobre Crimes Ambientais e da lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, julgue o item a seguir.

Terras indígenas e estações ecológicas estão inseridas na lista de unidades de conservação de proteção integral.

Acerca das técnicas de aquisição, processamento e análise de dados geoespaciais e de produção cartográfica, julgue o item seguintes

O Universal Transversa de Mercator (UTM) consiste em um sistema de projeção cartográfica cilíndrica.

Julgue o próximo item, a respeito de fisiologia vegetal.

O potencial hídrico representa a força total que determina a direção do movimento da água, que, na maioria dos sistemas biológicos, se move de regiões de menor para regiões de maior potencial hídrico.

Julgue o item seguinte, acerca da recuperação de áreas degradadas e do manejo de bacias hidrográficas.

O ecossistema, nível de organização mais abrangente, constitui o conjunto de todas as comunidades de organismos e de todos os fatores abióticos que ocorrem em determinada área.

Julgue o item a seguir, acerca do crédito rural, seguro agrícola e dos programas de financiamento.

Entre os instrumentos de política que podem afetar o agronegócio incluem-se os genéricos e os específicos; os genéricos reúnem os diversos segmentos que compõem o agronegócio, como a política fiscal e a cambial e as políticas de crédito rural.

Julgue o item a seguir, acerca do crédito rural, seguro agrícola e dos programas de financiamento.

Em decorrência das políticas agrícolas e comerciais dos países desenvolvidos e da alta volatilidade nos preços das mais destacadas commodities, os principais mercados agropecuários estão sujeitos a elevados riscos institucionais, como o risco de produção ou técnico, o risco legal ou social e o risco associado ao comportamento dos preços.

Com relação a aspectos pertinentes à química, à física e à fertilidade do solo, julgue o item a seguir.

As reações químicas no processo de formação dos solos contribuem para a liberação de sódio, potássio, cálcio e magnésio do interior dos minerais primários, ficando esses nutrientes fortemente retidos na superfície desses minerais e dos húmus.

Julgue o próximo item, relativos à hidráulica agrícola e à irrigação.

O manejo da irrigação cujo objetivo seja alcançar o máximo benefício econômico por unidade de área aplica-se na condição em que haja limitada disponibilidade de terra para cultivo, elevados custos associados à irrigação e abundância de água.

Tendo em vista que as características de minerais e grupos minerais podem ser estudadas e identificadas por meio de métodos simples não destrutivos ou por meio de técnicas analíticas avançadas, e considerando a classificação de Dana, julgue o item que se segue, relativo ao grupo olivina, que é formado por minerais ortorrômbicos e monoclínicos ricos em Fe e Mg.

O fenômeno de birrefringência de um cristal do grupo olivina pode ser verificado por meio de ensaio com luz polarizada.

Tendo em vista que o mapeamento geológico envolve as etapas de pesquisa bibliográfica, interpretação de dados de sensoriamento remoto, integração de dados espaciais e tabulares, campanhas de campo e produção cartográfica, julgue o item a seguir, a respeito desses temas.

Rochas com estrutura rapakivi devem ser mapeadas como rochas calcárias.


A figura precedente ilustra um diagrama triangular que foi utilizado para a visualização das porcentagens em peso de silte, argila e areia das amostras de sedimentos inconsolidados A, B e C.

De acordo com esse diagrama,

as amostras A e C possuem a mesma porcentagem de areia.

Julgue o próximo item, a respeito da Bacia do Araripe, conhecida internacionalmente por hospedar um grande número de fósseis.

As quantidades mais expressivas de fósseis na bacia do Araripe são encontradas nas formações carbonáticas denominadas de Barbalha e Santana.

Julgue o seguinte item, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais.

A determinação das concentrações de background de contaminantes no solo pode ser um elemento importante na determinação da fonte e do impacto da contaminação de natureza antropogênica, como, por exemplo, nos casos de deposição atmosférica da queima de petróleo, queima de vegetação para produzir carvão, escoamento superficial, emissários urbanos e industriais e disposição de derivados de petróleo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282