No que se refere a diedros e projeções ortogonais, a seguir, na figura I, estão representados os quatro diedros básicos e, na figura II, um mesmo objeto tridimensional é mostrado de duas maneiras (A e B).
Tendo como referência essas figuras, julgue o item a seguir.
Na figura II, em A, as vistas são obtidas no primeiro diedro e, em B, no terceiro diedro.
A respeito de planejamento e projeto urbano, julgue os itens seguintes com base na Lei de Parcelamento do Solo Urbano e no Estatuto das Cidades.
Salvo maiores exigências da legislação específica, será obrigatória, ao longo das águas correntes e dormentes, a reserva de uma faixa não edificável de trinta metros de cada lado, e, ao longo das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias, a reserva de uma faixa não edificável de quinze metros de cada lado.
A respeito de planejamento e projeto urbano, julgue os itens seguintes com base na Lei de Parcelamento do Solo Urbano e no Estatuto das Cidades.
Sempre que necessitar de áreas para a execução de programas habitacionais ou para implantação de equipamentos comunitários, previstos pelo Estatuto da Cidade como um direito de preempção, o poder público poderá desapropriar, sem ônus para o governo, trechos de imóvel(is) urbano(s) para esses fins, desde que assim previsto em lei municipal ou distrital.
Julgue o item que se segue, acerca de programas de necessidades, fluxogramas e programas complexos.
O fluxograma, juntamente com a listagem de áreas, constitui uma ferramenta auxiliar muito útil para a montagem do programa de necessidades.
Considerando essa imagem de auditório, julgue o item seguinte, a respeito de acústica, visibilidade e revestimentos nesse tipo de ambiente.
Na imagem mostrada, o forro não é um plano contínuo, e sim composto de placas organizadas de modo que a primeira placa, junto ao palco, é acentuadamente inclinada, ao passo que as demais têm inclinação atenuada. Além da riqueza das formas dessas placas, sua orientação direciona o som do palco para a plateia, mediante reflexão.
Acerca de cálculo estrutural, julgue o item seguinte, considerando a análise e a compatibilização com o projeto de arquitetura.
As superfícies horizontais de laje de cobertura devem ter declividade mínima de 0,1%, de modo a garantir o escoamento das águas pluviais até os pontos de drenagem previstos.
Julgue o próximo item, a respeito de instalações elétricas e hidrossanitárias e de elevadores.
O barrilete concentrado, ilustrado na figura a seguir, caracteriza-se pela vantagem de ser uma solução mais econômica de reservatório que o barrilete ramificado.
Julgue o item subsequente, relativo às especificações e ao caderno de encargos.
Ao custo construtivo da cobertura, cuja medição é efetuada em metro linear conforme o projeto de arquitetura, devem-se contabilizar, além da mão de obra, outros encargos, como os andaimes, a carga, os transportes horizontal e vertical, a descarga e o espalhamento em local definido pela fiscalização.
Julgue o item que se segue, a respeito do gerenciamento e da fiscalização de obras públicas.
O cronograma físico-financeiro deve refletir as condições reais do empreendimento; dessa maneira, após o início das obras, sempre que o prazo e as respectivas etapas de execução forem alterados, será necessário adequá-lo.
À luz da legislação que regulamenta o exercício das profissões de arquiteto e urbanista, julgue o item subsecutivo.
Arquitetos e urbanistas de empresas públicas e privadas que exerçam atividades de vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem devem ter registro profissional no conselho regional de arquitetura e urbanismo pertinente.
Uma obra pública, contratada por R$ 300.000, com prazo de execução de três meses, foi executada conforme a planilha a seguir, que apresenta, em reais, as medições mensais planejadas de acordo com o contrato assinado, com as medições mensais realizadas conforme o executado e de acordo com as despesas mensais da contratada para a realização da obra segundo a apropriação de custos.
Considerando as informações apresentadas na situação hipotética precedente, julgue o item seguinte.
As despesas elevadas no início da obra justificam necessariamente uma dilação de prazo contratual.
Na construção de um acesso para um porto existente e de suas novas instalações, foi necessário realizar trabalhos de escavação, fundações e desmonte em rochas, atividades que envolvem cuidados especiais de segurança. Para economizar horas de equipamento e otimizar o espaço disponível na obra, os materiais retirados da escavação foram depositados imediatamente ao lado da borda do talude; e, para evitar pânico na população local — de grande densidade —, nas detonações em rocha, os alarmes sonoros foram substituídos por sinalizadores de fumaça colorida. Além disso, com o propósito de reduzir custos, o engenheiro responsável pelo projeto dos tubulões a céu aberto, após realizar estudos geotécnicos, dispensou o seu encamisamento.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A previsão pelo projetista de execução de tubulões a céu aberto sem encamisamento é permitida por norma, desde que sejam atendidos diversos requisitos, entre os quais a proibição do trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes.
Em relação a instalações sanitárias prediais, julgue o item que se segue.
O esgoto secundário é separado da rede primária por um desconector.
Durante a execução da estrutura em concreto de um edifício, o engenheiro fiscal responsável pela fiscalização da obra determinou que o ensaio de abatimento fosse realizado no início de cada etapa de lançamento da massa, que as armaduras de aço estivessem limpas e isentas de graxa ou óleo e que fosse aplicado um agente químico de cura.
A respeito dos cuidados apresentados pelo engenheiro fiscal, julgue o próximo item.
A limpeza das armaduras antes da concretagem tem o objetivo de garantir a aderência da massa às barras de aço.
Uma empresa foi contratada para executar a obra de instalações de um porto. Antes de receber a ordem de serviço para iniciar os trabalhos, foi solicitada pela fiscalização a apresentação de um cronograma físico-financeiro detalhado da obra. Após análise, a fiscalização não aceitou o cronograma, pois a data planejada para entrega da obra extrapolava o prazo de execução contratual. Além disso, o fluxo de caixa apresentou previsão de pagamentos elevados no início da obra.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Para corrigir o cronograma e atender ao prazo contratual, a contratada deve realizar ajustes sem afetar as atividades críticas.