Acerca do histórico da política de saúde mental no Brasil, julgue o item a seguir.
No início deste século, dispositivo de lei federal estabeleceu normas para proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redirecionou o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, na medida em que ficaram instituídos mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios, embora ainda não se tivesse incluído o oferecimento de tratamento prioritariamente em serviços de base comunitária.
Acerca da política de saúde mental no Brasil, dos núcleos de apoio psicossocial (NAPS) e dos centros de atenção psicossocial (CAPS), julgue o item seguinte.
A Política Nacional de Saúde Mental busca instituir, no âmbito do SUS, a rede de atenção psicossocial a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.
Acerca da rede de atenção psicossocial, julgue o item que se segue.
O tempo máximo de permanência em serviços de atenção em regime residencial transitório é de doze meses.
Considerando as disposições legais que redirecionam o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, julgue o item subsequente.
A internação psiquiátrica compulsória é condicionada à determinação médica, mediante laudo circunstanciado que caracterize os motivos.
A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue o próximo item.
Entre as manifestações presentes na esquizofrenia, a alucinação causa alteração do pensamento; quando apresentada na forma persecutória, o paciente acredita estar sendo vítima de uma perseguição implacável. Essa manifestação geralmente é acompanhada de delírios, que podem ser tanto auditivos quanto visuais.
A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue o próximo item.
Para estabelecer uma relação de confiança, o enfermeiro pode interagir verbalmente com o paciente esquizofrênico, permitindo-lhe expressar suas ideias fora da realidade e compartilhando com empatia desse momento de dissociação do pensamento; este tipo de conduta é uma ferramenta importante para que o paciente se sinta acolhido e também sinta que alguém o entende e que ele é capaz de se expressar e ser entendido.
Com relação aos transtornos de ansiedade, aos medicamentos utilizados e à assistência de enfermagem a pacientes com esse quadro, julgue o item que se segue.
Uma ansiedade leve, associada com a tensão da vida cotidiana, pode ser entendida como uma manifestação benigna ao paciente, pelo fato de proporcionar estado de alerta, com aumento da percepção, do aprendizado e da criatividade.
Julgue o item a seguir, acerca de lesão renal aguda (LRA).
Por um período de seis horas, os valores do fluxo urinário de pacientes com LRA geralmente são iguais ou maiores que 1 mL/kg/h.
Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o item subsequente.
Fluxo de sangue de 300 mL/min a 350 mL/min e dialisato de 500 mL/min a 800 mL/min são parâmetros da hemodiálise em pacientes críticos.
A respeito de infecção em serviços de diálise, julgue o item que se segue.
O profissional que não tenha apresentado soroconversão após a vacinação contra o vírus da hepatite B é proibido de atuar na sessão de hemodiálise e no processamento de dialisadores e das linhas arterial e venosa de pacientes com sorologia positiva para hepatite B.
No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.
A monitoração da evolução da creatinina sérica deve ser feita em intervalos de 72 horas para identificação precoce de LRA.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS
A igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se o acesso ao atendimento de, pelo menos, 70% da população urbana e de 100% da população rural.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Acerca do direito à educação, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes
a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.
A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.
O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.
Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.
A qualidade da educação brasileira passou a ser monitorada pelos indicadores das avaliações em larga escala, orientadas pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais, como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).