Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 81352 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer.

I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão.

II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc.

III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas.

IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras.

Está correto o que se afirma em

A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)

O gráfico abaixo faz parte de uma pesquisa realizada pela Profª . Drª . Inaiá Carvalho (CRH – UFBA/ UCSAL), que teve por finalidade obter, a partir da série histórica de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e do Censo do IBGE, informações sobre a dimensão do trabalho infantil na Bahia.

Imagem 004.jpg

A partir da análise da tabela, considere as afirmativas a seguir.

I - O trabalho de crianças e adolescentes vem diminuindo de 1992 a 2008, com redução do total de ocupados tanto na Bahia como no Brasil.

II - A proporção de ocupados na Bahia é sempre superior à média nacional, em todos os grupos etários e períodos analisados.

III - No Brasil como um todo, existe um maior contingente de crianças e adolescentes ocupados em atividades agrícolas.

IV - Quanto mais elevada a idade dos adolescentes, maior o índice de ocupados.

V - As jornadas de trabalho dos ocupados são elevadas e se concentram por volta das 25 horas semanais.

Estão corretas APENAS as afirmativas.

A América Latina apresenta, em suas metrópoles continentais, estigmas que estão situados na base do sistema hierárquico relativos à habitação em áreas periféricas. Considerando que o índice de desintegração social nessas áreas é elevado, as pesquisas realizadas mostram que

A vida no lixão, a falta de saneamento básico e de moradia e a fome são dados de realidade relacionados à pobreza e à desigualdade social no Brasil.
Na segunda metade do século XX, aliando-se a essas questões, ganha ênfase a temática da desigualdade racial. Ela mobilizou os grupos atingidos a buscar ações denominadas políticas públicas de afirmação.
Como consequência dessa política, está a conquista dos afrodescendentes, representada pela(o)

Observe o gráfico abaixo.

Distribuição da população de 10 anos ou mais de idade, ocupadas, segundo as classes de rendimento mensal de todos os trabalhos, em salários-mínimos - Brasil - 200

Imagem 002.jpg

A partir da leitura do gráfico apresentado, conclui-se que

Um dos pressupostos de Karl Popper, muito em voga no século XX e ainda válido na atualidade, é o de que.

O aquecimento global é uma das grandes preocupações da atualidade. Cálculos mostraram que, somente no século XX, a temperatura aumentou mais de 0,6 °C e que, até o ano 2100, a Terra deverá ficar até 2 °C mais quente. Entre os fenômenos que causam o aquecimento global está o agravamento do efeito estufa, que é causado pelo(a)

magine duas placas metálicas eletrizadas com cargas de sinais contrários, próximas uma da outra. Aumentando gradativamente a carga elétrica em cada placa, chegará um momento em que o ar entre elas se tornará condutor. Isto faz a carga de uma placa se transferir muito rapidamente para outra, através do ar: é uma descarga elétrica!
Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/? sica/0010.html Acesso em: 10 ago. 2010

A explicação contida no trecho anterior também é válida para um fenômeno da natureza denominado

A figura a seguir é uma representação do funcionamento de um termostato.

Imagem 005.jpg

A partir da análise da figura acima, conclui-se que

Imagem 004.jpg

Os tecidos ósseo e cartilaginoso costumam ser confundidos pelos alunos por estarem ligados à sustentação. No entanto, eles se diferenciam um do outro, uma vez que o tecido cartilaginoso é

A formação dos solos se dá por fatores como a ação do Sol, das chuvas e dos ventos, que constituem o fenômeno conhecido como intemperismo. Dessa forma, as rochas vão se fragmentando e alterando suas propriedades físicas e químicas. As partículas mais sujeitas aos efeitos do intemperismo são aquelas que compõem as camadas

A Linguagem da Arte possibilita a representação simbólica de uma cultura.

PORQUE

O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.

A esse respeito, conclui-se que

Na perspectiva da moderna estética visual, aprofundam- -se as discussões sobre o texto imagético, a materialidade, os suportes, a tecnologia e os meios de comunicação de massa. Arte e Ciência articulam-se numa relação dialógica, apresentando novos códigos de visualidade, que, entre outros, são:

O prazer estético está atrelado à subjetividade no jogo da criação. Ao artista é dado combinar sensações, imagens e representações livremente, atendendo a leis internas. O fazer do artista advém de potencialidades da memória, da percepção e da imaginação, numa fusão de brincadeira e seriedade, visto que fatores estruturais são comuns ao jogo e à obra de arte. Conclui-se, então, que o artista

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282