Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer.
I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão.
II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc.
III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas.
IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras.
Está correto o que se afirma em
A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)
O gráfico abaixo faz parte de uma pesquisa realizada pela Profª . Drª . Inaiá Carvalho (CRH UFBA/ UCSAL), que teve por finalidade obter, a partir da série histórica de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e do Censo do IBGE, informações sobre a dimensão do trabalho infantil na Bahia.
A partir da análise da tabela, considere as afirmativas a seguir.
I - O trabalho de crianças e adolescentes vem diminuindo de 1992 a 2008, com redução do total de ocupados tanto na Bahia como no Brasil.
II - A proporção de ocupados na Bahia é sempre superior à média nacional, em todos os grupos etários e períodos analisados.
III - No Brasil como um todo, existe um maior contingente de crianças e adolescentes ocupados em atividades agrícolas.
IV - Quanto mais elevada a idade dos adolescentes, maior o índice de ocupados.
V - As jornadas de trabalho dos ocupados são elevadas e se concentram por volta das 25 horas semanais.
Estão corretas APENAS as afirmativas.
A América Latina apresenta, em suas metrópoles continentais, estigmas que estão situados na base do sistema hierárquico relativos à habitação em áreas periféricas. Considerando que o índice de desintegração social nessas áreas é elevado, as pesquisas realizadas mostram que
A vida no lixão, a falta de saneamento básico e de moradia e a fome são dados de realidade relacionados à pobreza e à desigualdade social no Brasil.
Na segunda metade do século XX, aliando-se a essas questões, ganha ênfase a temática da desigualdade racial. Ela mobilizou os grupos atingidos a buscar ações denominadas políticas públicas de afirmação.
Como consequência dessa política, está a conquista dos afrodescendentes, representada pela(o)
Observe o gráfico abaixo.
Distribuição da população de 10 anos ou mais de idade, ocupadas, segundo as classes de rendimento mensal de todos os trabalhos, em salários-mínimos - Brasil - 200
A partir da leitura do gráfico apresentado, conclui-se que
Um dos pressupostos de Karl Popper, muito em voga no século XX e ainda válido na atualidade, é o de que.
O aquecimento global é uma das grandes preocupações da atualidade. Cálculos mostraram que, somente no século XX, a temperatura aumentou mais de 0,6 °C e que, até o ano 2100, a Terra deverá ficar até 2 °C mais quente. Entre os fenômenos que causam o aquecimento global está o agravamento do efeito estufa, que é causado pelo(a)
magine duas placas metálicas eletrizadas com cargas de sinais contrários, próximas uma da outra. Aumentando gradativamente a carga elétrica em cada placa, chegará um momento em que o ar entre elas se tornará condutor. Isto faz a carga de uma placa se transferir muito rapidamente para outra, através do ar: é uma descarga elétrica!
Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/? sica/0010.html Acesso em: 10 ago. 2010
A explicação contida no trecho anterior também é válida para um fenômeno da natureza denominado
A figura a seguir é uma representação do funcionamento de um termostato.
A partir da análise da figura acima, conclui-se que

Os tecidos ósseo e cartilaginoso costumam ser confundidos pelos alunos por estarem ligados à sustentação. No entanto, eles se diferenciam um do outro, uma vez que o tecido cartilaginoso é
A formação dos solos se dá por fatores como a ação do Sol, das chuvas e dos ventos, que constituem o fenômeno conhecido como intemperismo. Dessa forma, as rochas vão se fragmentando e alterando suas propriedades físicas e químicas. As partículas mais sujeitas aos efeitos do intemperismo são aquelas que compõem as camadas
A Linguagem da Arte possibilita a representação simbólica de uma cultura.
PORQUE
O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.
A esse respeito, conclui-se que
Na perspectiva da moderna estética visual, aprofundam- -se as discussões sobre o texto imagético, a materialidade, os suportes, a tecnologia e os meios de comunicação de massa. Arte e Ciência articulam-se numa relação dialógica, apresentando novos códigos de visualidade, que, entre outros, são:
O prazer estético está atrelado à subjetividade no jogo da criação. Ao artista é dado combinar sensações, imagens e representações livremente, atendendo a leis internas. O fazer do artista advém de potencialidades da memória, da percepção e da imaginação, numa fusão de brincadeira e seriedade, visto que fatores estruturais são comuns ao jogo e à obra de arte. Conclui-se, então, que o artista