Sobre o governo nas províncias romanas, leia os trechos dos documentos abaixo.
Tu és romano, lembra-te de reger os povos sob teu governo./Serão estas as tuas artes: impor um regime de paz./Poupar os vencidos e sujeitar os soberbos.
VIRGÍLIO. Eneida. Porto: Simões Lopes,1955. p.183.
Os romanos (...) saqueadores da Terra, depois que devastaram tudo e não sobraram mais terras, já perscrutam o mar também; avarentos, se o inimigo é rico, arrogantes, se é pobre; nem o Oriente nem o Ocidente os terá saciado; cobiçam com amor igual as riquezas e a pobreza. Ao que arrancam, trucidam, saqueiam, dão o falso nome de império; e, ao deserto que deixam, o de paz.
TÁCITO. Vida de Julio Agrícola. In: Obras Completas. Madri: M. Aguilar,1946. p. 971.
Quais são, respectivamente, as visões diferentes que os dois textos têm acerca da expansão romana?
De acordo com o Censo Demográfico de 2000 do IBGE, cerca de 82% da população brasileira viviam, naquela ocasião, em espaços considerados como urbanos cidades e vilas. Sobre o processo de fragmentação do tecido sociopolítico-espacial da cidade, considere a lista de estratégias abaixo.
I - Planejamento urbano participativo.
II - Programas consistentes de geração de emprego e renda.
III - Políticas articuladas de segurança pública tomadas em mais de uma escala de ação.
IV - Ótica essencialmente empresarial no tratamento da cidade em busca da atração de investimentos e de maior competitividade.
São estratégias eficazes para reverter a fragmentação do tecido sociopolítico espacial da cidade e que privilegiam o bem-estar social e a cidadania APENAS
Na perspectiva teórica acima, o autor considera que estamos diante de um meio geográfico que representa a produção de algo novo, ao privilegiar a interação entre
Nesse contexto, para uma atuação mais eficaz e coerente desses grupos é imperativo fundamentar as suas ações no princípio da
Ao longo de sua obra, o autor citado acima entende o espaço como uma instância da sociedade e propõe interpretar o espaço como fato histórico. Seus postulados envolvem a assertiva de que a História não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial.
Nesse sentido, Milton Santos considera que o espaço enquanto objeto de estudo da Geografia deve ser, antes de tudo e principalmente, encarado, de forma mais abrangente, como tendo uma essência de caráter
Kant autodenomina seu projeto filosófico como uma revolução copernicana. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - O projeto de Kant aponta para o desenvolvimento de uma Teoria do Conhecimento de cunho idealista, onde o referencial não são as coisas em si mesmas, mas o modo de acesso a elas.
II - Kant propõe uma crítica da Metafísica tradicional, de modo que essa possa dar conta dos desenvolvimentos da Física Moderna, tal como é a praticada por Copérnico.
III - Kant propõe uma crítica do conhecimento empírico, em prol daquele que se desenvolve de forma analítica.
Está correto o que se afirma em
Para Platão, o que caracteriza o conhecimento (episteme) em seu contraste com a opinião (doxa) é estar
Na segunda de suas Meditações Metafísicas, René Descartes apresenta-nos o chamado argumento da cera, a partir do qual o filósofo chega à terceira verdade de sua meditação. Tal verdade consiste no fato de que

A partir do texto, afirma-se que o homem é único animal que trabalha porque
A chamada querela dos universais foi, nos últimos séculos da Idade Média, uma das principais e mais determinantes discussões filosóficas para o advento do pensamento moderno. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockam, no século XIV, os universais são
No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é
Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são
Analise as afirmações a seguir
O movimento corporal presente na Educação Física se reestrutura a cada instante em função de dois aspectos: o Homem e o Mundo.
PORQUE
Ele trabalha o Homem em sua totalidade, onde os seus movimentos corporais são relações estabelecidas entre o sujeito, o espaço e os outros.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:
As apresentações de composições coreográficas dentro e fora do espaço das escolas colaboram na construção da autoestima dos alunos.
PORQUE
As apresentações são resultado da capacidade técnica e criativa do professor para elaborar coreografias.
Considerando as afirmações acima, conclui-se que