A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais que a Educação Física tem a realizar. Em relação a essa temática é correto afirmar, exceto:
Conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) o jogo e o esporte são temas que devem integrar a ação educativa exercida pelo professor Educação Física. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Devido ao fim educativo do esporte escolar o professor deve ser crítico ao trabalhar a produção de seus valores enfatizando que não jogamos contra, jogamos com; e que, vitória e derrota são fatores interdependentes.
( ) O jogar de diferentes formas possibilita a elaboração e reelaboração do conhecimento, partindo do imaginário para o concreto.
( ) O esporte institucionalizado está fundamentado na competição e concorrência, sendo orientado pelos princípios da sobrepujança e das comparações objetivas, que padronizam o movimento humano e o limitam a locais e meios para a sua prática.
( ) O jogo/brincar enfatiza algumas particularidades como a criatividade, expressividade e a espontaneidade.
( ) O jogo deve contribuir para que os alunos se relacionem melhor, façam uma leitura crítica da realidade e se percebam como sujeitos históricos sendo, ao mesmo tempo, produtor e produto desta sociedade.
Considerando a ginástica conteúdo da Educação Física escolar, espera-se que, numa dimensão conceitual, os alunos:
Marca la secuencia de expresiones que mantienen, respectivamente, el significado de “alharacas”, “reacios” y “mermados”, considerando el contexto en que se presentan en el Texto 1.
Considera las estructuras “pueden presentar” y “debe dar”, subrayadas en el Texto 1 y señala la proposición correcta.
Considera las informaciones de los textos 1 y 2, y señala la proposición correcta
Para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, nas classes de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando, segundo os eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o perfil do professor-mediador caracteriza-se por critérios indispensáveis à dinâmica de apropriação da leitura e da escrita. Tais critérios orientam-se por atitudes que visam à atuação de um profissional reflexivo e crítico no desempenho da função 'alfabetizador'.
Em relação às atitudes do professor alfabetizador que o caracterizam como um profissional reflexivo e crítico, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Respeitar as capacidades e habilidades já desenvolvidas pelos alunos, bem como diagnosticar as dificuldades e problemas enfrentados por eles para intervir, interagir e mediar o processo de elaboração e apropriação da leitura e da escrita.
( ) Conhecer e compreender a complexidade dos conteúdos e procedimentos curriculares da alfabetização, seus princípios, desdobramentos e implicações, de forma a efetivar uma adequada elaboração didática desses conhecimentos para a situação Escolar.
( ) Promover, prioritariamente, exercícios de cópia e memorização de palavras, sílabas e letras com o intuito de ensinar a ler e escrever.
( ) Compreender as implicações pedagógicas decorrentes da pluralidade linguística e cultural nas produções orais e escritas dos alunos.
( ) Participar de processos de formação continuada em âmbito intra e extra-escolar, ampliando e questionando permanentemente seus conhecimentos e sua postura enquanto professor alfabetizador.
Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), quanto ao Ensino de Geografia, assinale a alternativa correta que preenche as lacunas das frases a seguir.
( __________ ) - instrumento fundamental, capaz de proporcionar as informações que se precisa e capaz, por outro lado, de fazer as representações que se pretende.
( __________ ) - diz respeito ao encadeamento de ações que se desenvolvem num espaço e tempo ligados à produção das relações sociais.
( __________ ) - representa a aparência do espaço construído.
( __________ ) - resultado da produção humana, num processo de construção social, que é dinâmico e contraditório.
A Matemática, sob uma visão histórico-cultural, não pode ser concebida como um saber pronto e acabado, ou um conjunto de técnicas e algoritmos, tal como concebe o ensino tradicional e tecnicista. Pelo contrário, a Matemática deve ser entendida como um conhecimento vivo, dinâmico, produzido historicamente nas diferentes sociedades, sistematizado e organizado com linguagem simbólica própria em algumas culturas, atendendo às necessidades concretas da humanidade. Na formação desse pensamento e dessa linguagem o professor tem a função fundamental de ser o __________ entre o conhecimento historicamente produzido e sistematizado e aquele adquirido pelo aluno em situações que não envolvam a atividade na Escola. Ou seja, consiste em criar, em sala de aula, situações que permitam estabelecer uma postura crítica e reflexiva perante o conhecimento historicamente situado dentro e fora da Matemática, bem como promover situações de ______________.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 106-107.
Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase acima.
“A maneira de tratar o conteúdo é fundamental no ensino e a postura do professor, com relação a esse tratamento, determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Para isso, pretende-se orientar o ensino de ciências para que o aluno torne-se agente de sua aprendizagem, através do 'pensar e do fazer' (relação ciência-tecnologia), e o professor se legitime como mediador deste processo."
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124.
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A organização sequencial dos conteúdos e atividades curriculares devem ser sistematizada e operacionalizada em patamares das ações envolvendo uma graduação de complexidade do abstrato para o concreto.
( ) Ênfase na construção dos conhecimentos sobre a natureza, subjacentes à relação homem-natureza, e na constituição dos espaços físicos, social, econômico, ambiental e político, buscando-se o diálogo cultural na vinculação entre a cultura do aluno e a cultura científica.
( ) O enfoque metodológico deve ser centrado na transmissão, para que, na busca de soluções conjuntas, cada indivíduo passe a atuar como elemento formador do outro.
( ) Apresentação do mundo ideal, e não do mundo como o homem gostaria que fosse (mundo real), segundo suas percepções e representações mais imediatas.
( ) Estabelecimento de relação paralela entre conceito construído e aplicação prática no dia a dia, tornando a sala de aula uma extensão da vida.
“O estágio probatório é o período de 2 (dois) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários e indispensáveis ao exercício do cargo." Identifique quais são estes requisitos e assinale a alternativa correta.
Fonte: Lei 6844, Art. 31, § 1º.

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem". Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:
Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.