Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 687 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais que a Educação Física tem a realizar. Em relação a essa temática é correto afirmar, exceto:

Conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) o jogo e o esporte são temas que devem integrar a ação educativa exercida pelo professor Educação Física. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Devido ao fim educativo do esporte escolar o professor deve ser crítico ao trabalhar a produção de seus valores enfatizando que não jogamos contra, jogamos com; e que, vitória e derrota são fatores interdependentes.

( ) O jogar de diferentes formas possibilita a elaboração e reelaboração do conhecimento, partindo do imaginário para o concreto.

( ) O esporte institucionalizado está fundamentado na competição e concorrência, sendo orientado pelos princípios da sobrepujança e das comparações objetivas, que padronizam o movimento humano e o limitam a locais e meios para a sua prática.

( ) O jogo/brincar enfatiza algumas particularidades como a criatividade, expressividade e a espontaneidade.

( ) O jogo deve contribuir para que os alunos se relacionem melhor, façam uma leitura crítica da realidade e se percebam como sujeitos históricos sendo, ao mesmo tempo, produtor e produto desta sociedade.

Considerando a ginástica conteúdo da Educação Física escolar, espera-se que, numa dimensão conceitual, os alunos:

Marca la secuencia de expresiones que mantienen, respectivamente, el significado de “alharacas”, “reacios” y “mermados”, considerando el contexto en que se presentan en el Texto 1.

Considera las estructuras “pueden presentar” y “debe dar”, subrayadas en el Texto 1 y señala la proposición correcta.

Considera las informaciones de los textos 1 y 2, y señala la proposición correcta

Considera la lectura del texto 4 y marca la respuesta correcta

Para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, nas classes de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando, segundo os eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o perfil do professor-mediador caracteriza-se por critérios indispensáveis à dinâmica de apropriação da leitura e da escrita. Tais critérios orientam-se por atitudes que visam à atuação de um profissional reflexivo e crítico no desempenho da função 'alfabetizador'.

Em relação às atitudes do professor alfabetizador que o caracterizam como um profissional reflexivo e crítico, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Respeitar as capacidades e habilidades já desenvolvidas pelos alunos, bem como diagnosticar as dificuldades e problemas enfrentados por eles para intervir, interagir e mediar o processo de elaboração e apropriação da leitura e da escrita.

( ) Conhecer e compreender a complexidade dos conteúdos e procedimentos curriculares da alfabetização, seus princípios, desdobramentos e implicações, de forma a efetivar uma adequada elaboração didática desses conhecimentos para a situação Escolar.

( ) Promover, prioritariamente, exercícios de cópia e memorização de palavras, sílabas e letras com o intuito de ensinar a ler e escrever.

( ) Compreender as implicações pedagógicas decorrentes da pluralidade linguística e cultural nas produções orais e escritas dos alunos.

( ) Participar de processos de formação continuada em âmbito intra e extra-escolar, ampliando e questionando permanentemente seus conhecimentos e sua postura enquanto professor alfabetizador.

Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), quanto ao Ensino de Geografia, assinale a alternativa correta que preenche as lacunas das frases a seguir.

( __________ ) - instrumento fundamental, capaz de proporcionar as informações que se precisa e capaz, por outro lado, de fazer as representações que se pretende.

( __________ ) - diz respeito ao encadeamento de ações que se desenvolvem num espaço e tempo ligados à produção das relações sociais.

( __________ ) - representa a aparência do espaço construído.

( __________ ) - resultado da produção humana, num processo de construção social, que é dinâmico e contraditório.

A Matemática, sob uma visão histórico-cultural, não pode ser concebida como um saber pronto e acabado, ou um conjunto de técnicas e algoritmos, tal como concebe o ensino tradicional e tecnicista. Pelo contrário, a Matemática deve ser entendida como um conhecimento vivo, dinâmico, produzido historicamente nas diferentes sociedades, sistematizado e organizado com linguagem simbólica própria em algumas culturas, atendendo às necessidades concretas da humanidade. Na formação desse pensamento e dessa linguagem o professor tem a função fundamental de ser o __________ entre o conhecimento historicamente produzido e sistematizado e aquele adquirido pelo aluno em situações que não envolvam a atividade na Escola. Ou seja, consiste em criar, em sala de aula, situações que permitam estabelecer uma postura crítica e reflexiva perante o conhecimento historicamente situado dentro e fora da Matemática, bem como promover situações de ______________.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 106-107.

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase acima.

“A maneira de tratar o conteúdo é fundamental no ensino e a postura do professor, com relação a esse tratamento, determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Para isso, pretende-se orientar o ensino de ciências para que o aluno torne-se agente de sua aprendizagem, através do 'pensar e do fazer' (relação ciência-tecnologia), e o professor se legitime como mediador deste processo."

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124.

Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A organização sequencial dos conteúdos e atividades curriculares devem ser sistematizada e operacionalizada em patamares das ações envolvendo uma graduação de complexidade do abstrato para o concreto.

( ) Ênfase na construção dos conhecimentos sobre a natureza, subjacentes à relação homem-natureza, e na constituição dos espaços físicos, social, econômico, ambiental e político, buscando-se o diálogo cultural na vinculação entre a cultura do aluno e a cultura científica.

( ) O enfoque metodológico deve ser centrado na transmissão, para que, na busca de soluções conjuntas, cada indivíduo passe a atuar como elemento formador do outro.

( ) Apresentação do mundo ideal, e não do mundo como o homem gostaria que fosse (mundo real), segundo suas percepções e representações mais imediatas.

( ) Estabelecimento de relação paralela entre conceito construído e aplicação prática no dia a dia, tornando a sala de aula uma extensão da vida.

“O estágio probatório é o período de 2 (dois) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários e indispensáveis ao exercício do cargo." Identifique quais são estes requisitos e assinale a alternativa correta.

Fonte: Lei 6844, Art. 31, § 1º.

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem". Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282