“Antes do século XV, de acordo com o geógrafo grego Ptolomeu, o mundo consistia em Mediterrâneo oriental, parte da Europa meridional e segmentos do litoral da África do norte, ao sul do qual jazia um abismo sem fim, um inferno que ninguém ousava penetrar. Esse limitado conceito descritivo do mundo e de seu inferno adjacente, semelhante aquele exposto na Bíblia, viria a se tornar a imagem convencional da África. Entretanto, seria impossível negar que existiam diversas civilizações que o
mundo pretensamente consciente, isto é, a Europa ocidental, ignorava absolutamente.”
HAMENOO, Michael. A África na ordem mundial. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 109-110
Assim, entre os antigos povos, impérios ou civilizações africanas que os europeus desconheciam completamente até o século XV, encontra-se
“Aquele grande processo histórico-religioso do desencantamento do mundo que teve início com as profecias do judaísmo antigo e, em conjunto com o pensamento científico helênico, repudiava como superstição e sacrilégio todos os meios mágicos de busca de salvação, encontrou aqui sua conclusão.”
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
A qual dos seguintes aspectos característicos da Idade Moderna europeia Max Weber se refere ao tratar desse processo de “desencantamento do mundo”?
“A América, de fato, foi inventada sob a espécie física de “continente” e sob a espécie histórica de “novo mundo”. Surgiu, pois, como um ente físico dado, já feito e inalterável, e como um ente moral dotado da possibilidade de realizar-se na ordem do ser histórico. Estamos na presença de uma estrutura ontológica
que, como a humana, pressupõe um suporte corporal de uma realidade espiritual.”
O’GORMAN, Edmundo. A Invenção da América. SP: UNESP, 1992. p. 199.
Em relação às consequências que a “descoberta” da América acarretou para a mentalidade europeia a partir do século XV, é correto afirmar que esta
“No aluir das paredes, no ruir das pedras, no esfarelar do barro, havia um longo gemido. Era o gemido lamentoso do Passado, do Atraso, do Opróbrio. A cidade colonial, imunda, retrógrada, emperrada nas suas velhas tradições, estava soluçando no soluçar daqueles apodrecidos materiais que desabavam. Mas o
hino claro das picaretas abafava esse protesto impotente. Com que alegria cantavam elas — as picaretas regeneradoras! E como as almas dos que ali estavam compreendiam bem o que elas diziam, no seu clamor incessante e rítmico, celebrando a vitória da higiene, do bom gosto e da arte!”
BILAC, Olavo. Crônica. Revista Kosmos, Rio de Janeiro, mar.1904.
“De uma hora pra outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na cousa muito de cenografia.”
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Os Bruzundangas. São Paulo: Brasiliense, 1956.
Observadores de sua época e partícipes do novo jornalismo que se levantava com toda a força no início do século XX, os cronistas Olavo Bilac e Lima Barreto comentavam a nova era de metamorfoseamento material e imaterial pela qual passava o Rio de Janeiro com posições diametralmente opostas.
Quanto as perspectivas adotadas por estes autores, é correto afirmar que
Zygmunt Bauman é um destacado sociólogo contemporâneo que empregou a ideia de formas líquidas para caracterizar dinâmicas das sociedades contemporâneas. Em relação a estas formas líquidas, assinale a alternativa abaixo não representa a “liquidez” de Bauman.
No texto clássico “Da Divisão do Trabalho Social”, Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades “arcaicas” e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social.
O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio provocaram, a partir de 1996, discussões importantes sobre a necessidade de pensar um novo currículo. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN, 2011, p. 08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas”(GOHN, 2011, p. 13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta.
O termo “indústria cultural” foi criado pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkeimmer, ambos pertencentes à Escola de Frankfurt, para mostrar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. A indústria cultural é um modo de produzir cultura para obter lucro, seus produtos são voltados as grandes massas, criando, assim, uma cultura de massa destinada ao consumo. Seguindo esse raciocínio, é correto afirmar que
A respeito de conceitos relacionados à arquitetura de computadores, analise as afirmativas abaixo.
Assinale
Um sistema de numeração visa a representar valores de forma consistente através da utilização de símbolos e dando significado ao posicionamento destes. O sistema de numeração mais conhecido é o decimal, que opera com a base 10. No entanto, existem diversos outros sistemas de numeração, como é o caso do octal, hexadecimal e binário. A respeito dos sistemas de numeração e alguns de seus conceitos e considerando a representação 1E1, analise as afirmativas abaixo.
Assinale
A respeito dos comandos que podem ser utilizados para verificar o uso de recursos em um sistema operacional Linux, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o nome do comando responsável por exibir informações referentes ao uso da memória RAM e uso do espaço em disco.
A energia cinética de uma espécie em estado gasoso pode ser quantificada por um conjunto de variáveis, como tamanho das moléculas, temperatura e interação entre as moléculas. Assinale a alternativa que apresenta a equação que relaciona velocidade molecular (c) com temperatura (T).
Paul Anastas e John Warner formularam os 12 Princípios da Química Verde, com o objetivo dos químicos avaliarem o impacto ambiental durante os processos químicos. Assinale a alternativa que não representa uma diretriz desses 12 Princípios.