Rellena el hueco con una de las alternativas para completar el dicho:
La expresión___________________se utiliza comúnmente para imputar a un tercero la culpa de lo que no ha hecho. Al parecer, el origen de la expresión se remonta a la Edad Media. Según las leyendas medievales, cuando dentro del término de un pueblo aparecía el cadáver de una persona muerta de forma violenta y no llegaba a esclarecer quién había cometido el asesinato, los habitantes de dicho municipio estaban obligados a pagar una multa. Para evitar saldar la sanción, que se conoce como homicisium, los vecinos aguzaban el ingenio hasta límites insospechados. Uno de los recursos más utilizados era no airear el hallazgo, meter el cadáver o cadáveres en sacos y, en la oscuridad de la noche, arrojarlos en el término de otro pueblo próximo. Echar el muerto a otro pueblo vecino equivalía, pues, a cargarle con la responsabilidad de un crimen y con la multa correspondiente, salvo que se entregara o se capturara al asesino.
O uso dos artigos em espanhol nem sempre se apresenta gramaticalmente igual ao do português, partindo desta premissa e do conhecimento do artigo neutro, que não existe em português, complete as orações: ____ Rodríguez nos invitan a cenar ____ próximo lunes ____ cerebro; ____ real academia de ____ jerga Si supiera ____ que te ha dicho, podía ayudarte a solucionar ____ problema
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Hay solamente una alternativa que debe relacionarse con la expresión “Ser agarrado”.
Concordância, como o próprio nome já diz, é o que concorda, a combinação perfeita entre elementos de uma frase, de acordo com suas flexões. No caso que nos compete, a concordância verbal, o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Entre os casos especiais de concordância, são frases de pluralidade gramatical e sentido unitário :
I. Una multitud vino a la festa
II. Solamente una docena de personas comparecieron a la reunión mensual
III. El alza y baja del dólar preocupa a toda la equipe gubernamental
IV. El amor, la generosidad y la compasión son parte de algo complejo
V. No me agrada ni la casa ni su ubicación
Assinale a alternativa correta:
Algumas palavras em espanhol se pronunciam da mesma maneira e confundi-las é normal durante a escrita da língua estrangeira, “a ver" e “haber" causam esse efeito, apesar de terem significados bem distintos.
As frases corretas que explicam esse efeito são:
I.A ver – se utiliza para pedir al interlocutor que nos deje ver algo.
II. Haber - como sustantivo masculino su significado es “conjunto de bienes".
III. A ver – para llamar lá atención sobre algo.
IV. Haber– Como verbo se emplea como auxiliar seguido de un participio, para formar los infinitivos compuestos de la conjugación.
V. A ver – Para presentar una conjunción, expresando solamente curiosidad.
Assinale a alternativa correta:
Cada setor social nos coloca dentro de um contexto diferente, existem as diferenças regionais e também de pronúncias. Os níveis de linguagem estão expostos na fala e na escrita e muitas vezes nos mostram que principalmente na fala não pode haver preconceitos, pois a língua é viva e se move sempre como se bailasse, seja ela empregada em qualquer um de seus níveis. Nas seguintes frases existem palavras ou expressões vulgares e coloquiais, marque somente as que estão corretamente classificadas:
I. Mario se ha quedado en paro y no tiene un duro. – Coloquial
II. El profesor de matemáticas es un plomo. – Vulgar
III. Vente de marcha tío. No seas pringao. Mañana puedes terminar el trabajo ese de los cojones – Coloquial e vulgar
IV. Juan ha ligado con la ex de Paco, su mejor amigo. ¡Qué mal rollo! – Vulgar
V. ¡Hostias! ¡Qué caliente está la sopa! – Vulgar Assinale a alternativa correta :
Concordância, como a palavra já diz, que concorda, que combina, ou seja, uma combinação harmoniosa, um matrimônio entre elementos de uma frase, de acordo com suas flexões. Essa harmonia deve estar completa, em nomes e verbos. Segundo as regras gerais de concordância verbal e nominal estão corretas :
I. Mi abuelo y tú seréis buenos amigos.
II. La mayoría de los candidatos es mujer.
III. El alza y baja del dólar preocupan a todos en el país.
IV. Parte de las chicas bailaron en la festa.
V. El próximo domingo se impedirá la entrega y recibo de mercadorías en el edificio central.
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do Simbolismo, movimento literário do século XIX:
I. O subjetivismo, o antimaterialismo, a transcendência, o onirismo, o misticismo e a dor de existir são algumas das características da poesia simbolista.
II. Retoma alguns dos procedimentos românticos, como o gosto pelo mistério, pelo macabro e por ambientes noturnos.
III. A sinestesia (forma de expressar as sensações interiores pela aproximação ou cruzamento de campos sensoriais diferentes) não é importante para o Simbolismo.
IV. Enquanto na França Mallarmé e Rimbaud foram autores importantes do Simbolismo, no Brasil, o maior autor simbolista foi Cruz e Souza, ainda que Alphonsus de Guimarães e Pedro Kilkerry também tenham tido destaque por suas poesias.
V. Morte, transcendência espiritual, mistério, sublimação sexual, imagens surpreendentes, sonoridade das palavras, predominância de substantivos são algumas das características presentes na poesia de Cruz e Souza.
Estão corretas as afirmativas:
A interação verbal entre interactantes pode ser realizada através da oralidade ou da escrita, a depender da situação comunicacional. Os falantes podem eleger quaisquer dos níveis existentes na linguagem para expressar o que desejam comunicar: a linguagem padrão (ou culta), a coloquial, a regional, as gírias ou ainda a vulgar (ou não-padrão). A este respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A linguagem regional faz referência aos 'falares locais', às variações que ocorrem de acordo com o espaço geográfico onde os falantes moram ou de onde são naturais. O Brasil, ainda que possua uma grande extensão territorial, não apresenta grande variação regional.
II. A linguagem culta reflete-se, principalmente, na modalidade escrita da língua, revelando elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros.
III. A gíria é um meio de expressão cotidiana e está relacionada ao cotidiano de certos grupos sociais, podendo ser incorporadas ao léxico de uma língua conforme sua intensidade e frequência de uso pelos falantes. Geralmente, elas costumam durar por muito tempo nas comunidades onde surgem.
IV. A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano, em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua não é prioridade.
V. A linguagem vulgar é aquela em que os falantes não seguem as regras da gramática normativa (ou culta). Embora neste nível a linguagem seja mais rudimentar, ainda é possível compreender o que pretende comunicar o interlocutor que a utiliza.
Estão corretas as afirmativas:
Em sua obra “Problemas da poética de Dostoiévski", Bakhtin apresenta a polifonia como a pluralidade de vozes em equilíbrio presente, especificamente, na obra de Dostoiévski e de alguns outros autores. É uma metáfora cunhada da teoria musical, pois na música temos a fuga, um gênero de natureza essencialmente polifônica, na linguagem verbal, sob a visão bakhtiniana (BAKHTIN, 1997b), temos o romance como esse gênero. Dostoiévski foi o mestre da polifonia verbal, isto é, distribuía os diversos pontos de vista sobre o tema do romance de forma equipolente entre os personagens, não colocando o herói ou o narrador como monopolizador ou detentor do ângulo privilegiado a partir do qual é avaliado o ponto de vista dos demais personagens. Sendo assim, é correto afirmar que, num romance polifônico:
I. O herói não é um objeto do autor, mas um sujeito, uma autoconsciência.
II. O herói pode ter uma ideia totalmente contrária à do autor.
III. Os personagens do romance se constroem não a partir da visão acabada que deles têm o autor, mas do campo de visão de seus outros personagens.
IV. Cada personagem do romance polifônico tem a sua verdade.
Estão corretas as afirmativas:
Nas línguas, a regência verbal ocorre quando o termo regente é um verbo (Cereja & Cochar, 2009). Entretanto, há verbos que admitem mais de uma regência.
Considerando-se a variedade padrão da língua, assinale a alternativa CORRETA.
Ainda sobre processos de formação de palavras, observe as afirmações abaixo:
I. Engarrafar, amanhecer, desalmado e entristecer são exemplos de derivação parassintética.
II. Pingue-pongue, tilintar, 'sock', 'pam', 'brrrrr' são exemplos de onomatopeia.
III. Cortar – corte; errar – erro; recuar – recuo; debater – debate são exemplos de derivação imprópria.
IV. V. Exa.; Ba.; Av.; V. Sa. são exemplos de redução, do tipo abreviações.
V. Moto, metrô, foto, quilo são exemplos de redução do tipo abreviaturas.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) para o ensino do 6º e 7º ano, pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, como prática pedagógica, resultantes da articulação de três variáveis: o aluno, os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem, e a mediação do professor. Mediante isso, considere:
I. O aluno é o sujeito da ação de aprender, aquele que age com e sobre o objeto de conhecimento; e o objeto de conhecimento, são os conhecimentos discursivo textuais e linguísticos implicados nas práticas sociais de linguagem.
II. A mediação do professor é a prática educacional do professor e da escola que organiza a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento.
III. Organizar situações de aprendizado, nessa perspectiva, supõe: planejar situações de interação nas quais esses conhecimentos sejam construídos e/ou tematizados.
IV. Entretanto, não é recomendado organizar atividades que procurem recriar na sala de aula situações enunciativas de outros espaços que não o escolar, considerando-se sua especificidade e a inevitável transposição didática que o conteúdo sofrerá.
V. Ao professor cabe planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno, procurando garantir aprendizagem efetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Considere um cone reto de altura h e raio da base r. Este cone será cortado na metade da sua altura, em um plano paralelo à base, em dois sólidos, um cone menor e um tronco de cone, ambos com altura h/2. Assinale a alternativa que indica a relação entre os volumes do cone e do tronco de cone resultantes deste corte.
Considere a parábola definida por y = x2 – 4x +7 e a circunferência definida por (x -2)2 + (y -3)2 = 4. Assinale a alternativa que indica em quantos pontos estas duas curvas se interceptam.