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Uma arma dispara um projétil com velocidade de 200 m/s, formando um ângulo de 400

com o solo.


A massa de um pêndulo de peso P, visto na figura abaixo, acumula uma determinada

carga q. A uma distância r, ao longo da reta tracejada, é colocado um corpo carregado

eletricamente com carga de mesmo módulo da primeira, de maneira que o pêndulo fique

em equilíbrio.


Qual é o valor de r que possibilita esse equilíbrio para um ângulo θ de 450, sendo K a

constante de Coulomb?

Um campo magnético uniforme faz um ângulo de 60° com o eixo de uma bobina quadrada

de 30 voltas e lado 4 cm. O modulo do campo magnético aumenta a uma taxa de 100 T/s,

enquanto sua direção permanece fixa.

Qual é o módulo da força eletromotriz induzida nessa bobina?

Dados: sen(60°) = 0,87 cos(60°) = 0,50.

Segundo Andery (2007), a produção do conhecimento científico só pode ser

compreendida por meio da análise das condições concretas que condicionaram e

condicionam a sua produção.

Considerando-se a produção do conhecimento científico, analise as seguintes afirmativas.

I. Na Idade Média, a observação e a experimentação foram procedimentos

metodológicos que passaram a ser considerados imprescindíveis como teste para

conhecimento científico.

II. Em Marx, o conhecimento científico apresenta tanto o caráter de um conhecimento

comprometido com a transformação concreta do mundo como também com a

transformação de acordo com os interesses e as necessidades de uma classe

social.

III. Conceber que o sujeito e o objeto do conhecimento são determinados

historicamente representa admitir que o produto dessa relação, o conhecimento e o

processo de sua construção, é também determinado por condições histórica e

ideologicamente comprometidas.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.

De acordo com as reflexões feitas por Veiga et al. (2006) sobre as técnicas de ensino,

relacione as colunas CORRETAMENTE.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, é dever do Estado com a educação garantir, EXCETO:

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), criado

pelo Governo Federal em 2011, tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de

educação profissional e tecnológica.

Sobre as iniciativas do PRONATEC, é INCORRETO afirmar que

Tendo em vista as reflexões feitas por Saviani (2009) sobre a educação se destinar à

promoção do homem, é INCORRETO afimar que

A educação a distância é caracterizada como modalidade educacional na qual a

mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a

utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e

professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

(Decreto nº 5.622 - De 19 de dezembro de 2005).

Analise as seguintes afirmativas sobre a regulamentação da educação a distância,

assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliações

de estudantes, estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente,

defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação

pertinente e atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

( ) Na formação inicial de profissionais de magistério, é dada a preferência à

educação a distância, com aulas semipresenciais.

( ) Poderá ser ofertada na educação profissional nos cursos e programas técnicos, de

nível médio e tecnológicos, de nível superior.

( ) O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a

distância destina-se às instituições públicas de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é produto do

compromisso do Estado com a efetivação dos direitos humanos e de uma construção

histórica de uma sociedade civil organizada, inserindo aspectos dos principais

documentos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário.

Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.

I. Um dos princípios norteadores na educação básica é desenvolver uma cultura de

direitos humanos em todos os espaços sociais.

II. Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma

pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para

divulgar os direitos humanos.

III. Incentivar a elaboração de metodologias pedagógicas de caráter transdisciplinar e

interdisciplinar para a educação em direitos humanos nas IES é uma das ações

programáticas na educação superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Para Teixeira e Nunes (2010), é explícita a dissociação entre os discursos oficiais e as

orientações que favorecem a compreensão da eficiência e da prática pedagógica, para

que a integração dos alunos com necessidades educativas especiais se cumpra.

São fatores que contribuem para essa dissociação, EXCETO:

Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de

pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações.

I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos

escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas.

II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de

atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida,

de conhecimento.

III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser

uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS

Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação

superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.

I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.

II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do

corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.

III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos

Institutos de Ensino Superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS

Para Pimenta (2010), o fazer docente é atravessado por novas lógicas de organização do

trabalho, do espaço e do tempo de ensinar e aprender, criando novas lógicas de

organização curricular.

Incluem nessas novas lógicas de organização curricular, EXCETO:

Dentre as diversas tendências antiautoritárias, alguns pedagogos restringem-se a uma

visão baseada na psicologia; enquanto outros, preocupados com aspectos sociais e

políticos, estendem suas críticas também à sociedade a que pertencem, havendo, ainda,

quem concilie psicanálise e marxismo. Enquanto uns são típicos representantes da

pedagogia liberal; outros partem de pressupostos socialistas e, mais que reforçar a escola,

assumem a tarefa revolucionária de liberação das classes oprimidas.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.171

Sobre a emergência e a atuação das teorias antiautoritárias, é CORRETO afirmar que,

nessa ótica,

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