Uma arma dispara um projétil com velocidade de 200 m/s, formando um ângulo de 400
com o solo.

A massa de um pêndulo de peso P, visto na figura abaixo, acumula uma determinada
carga q. A uma distância r, ao longo da reta tracejada, é colocado um corpo carregado
eletricamente com carga de mesmo módulo da primeira, de maneira que o pêndulo fique
em equilíbrio.

Qual é o valor de r que possibilita esse equilíbrio para um ângulo θ de 450, sendo K a
constante de Coulomb?
Um campo magnético uniforme faz um ângulo de 60° com o eixo de uma bobina quadrada
de 30 voltas e lado 4 cm. O modulo do campo magnético aumenta a uma taxa de 100 T/s,
enquanto sua direção permanece fixa.
Qual é o módulo da força eletromotriz induzida nessa bobina?
Dados: sen(60°) = 0,87 cos(60°) = 0,50.
Segundo Andery (2007), a produção do conhecimento científico só pode ser
compreendida por meio da análise das condições concretas que condicionaram e
condicionam a sua produção.
Considerando-se a produção do conhecimento científico, analise as seguintes afirmativas.
I. Na Idade Média, a observação e a experimentação foram procedimentos
metodológicos que passaram a ser considerados imprescindíveis como teste para
conhecimento científico.
II. Em Marx, o conhecimento científico apresenta tanto o caráter de um conhecimento
comprometido com a transformação concreta do mundo como também com a
transformação de acordo com os interesses e as necessidades de uma classe
social.
III. Conceber que o sujeito e o objeto do conhecimento são determinados
historicamente representa admitir que o produto dessa relação, o conhecimento e o
processo de sua construção, é também determinado por condições histórica e
ideologicamente comprometidas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.
De acordo com as reflexões feitas por Veiga et al. (2006) sobre as técnicas de ensino,
relacione as colunas CORRETAMENTE.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, é dever do Estado com a educação garantir, EXCETO:
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), criado
pelo Governo Federal em 2011, tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de
educação profissional e tecnológica.
Sobre as iniciativas do PRONATEC, é INCORRETO afirmar que
Tendo em vista as reflexões feitas por Saviani (2009) sobre a educação se destinar à
promoção do homem, é INCORRETO afimar que
A educação a distância é caracterizada como modalidade educacional na qual a
mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a
utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e
professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
(Decreto nº 5.622 - De 19 de dezembro de 2005).
Analise as seguintes afirmativas sobre a regulamentação da educação a distância,
assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliações
de estudantes, estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente,
defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação
pertinente e atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
( ) Na formação inicial de profissionais de magistério, é dada a preferência à
educação a distância, com aulas semipresenciais.
( ) Poderá ser ofertada na educação profissional nos cursos e programas técnicos, de
nível médio e tecnológicos, de nível superior.
( ) O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a
distância destina-se às instituições públicas de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é produto do
compromisso do Estado com a efetivação dos direitos humanos e de uma construção
histórica de uma sociedade civil organizada, inserindo aspectos dos principais
documentos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.
I. Um dos princípios norteadores na educação básica é desenvolver uma cultura de
direitos humanos em todos os espaços sociais.
II. Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma
pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para
divulgar os direitos humanos.
III. Incentivar a elaboração de metodologias pedagógicas de caráter transdisciplinar e
interdisciplinar para a educação em direitos humanos nas IES é uma das ações
programáticas na educação superior.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Para Teixeira e Nunes (2010), é explícita a dissociação entre os discursos oficiais e as
orientações que favorecem a compreensão da eficiência e da prática pedagógica, para
que a integração dos alunos com necessidades educativas especiais se cumpra.
São fatores que contribuem para essa dissociação, EXCETO:
Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de
pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações.
I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos
escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas.
II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de
atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida,
de conhecimento.
III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser
uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação
superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.
II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do
corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.
III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos
Institutos de Ensino Superior.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Para Pimenta (2010), o fazer docente é atravessado por novas lógicas de organização do
trabalho, do espaço e do tempo de ensinar e aprender, criando novas lógicas de
organização curricular.
Incluem nessas novas lógicas de organização curricular, EXCETO:
Dentre as diversas tendências antiautoritárias, alguns pedagogos restringem-se a uma
visão baseada na psicologia; enquanto outros, preocupados com aspectos sociais e
políticos, estendem suas críticas também à sociedade a que pertencem, havendo, ainda,
quem concilie psicanálise e marxismo. Enquanto uns são típicos representantes da
pedagogia liberal; outros partem de pressupostos socialistas e, mais que reforçar a escola,
assumem a tarefa revolucionária de liberação das classes oprimidas.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,
2006 p.171
Sobre a emergência e a atuação das teorias antiautoritárias, é CORRETO afirmar que,
nessa ótica,