Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3680 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em consequências às políticas sociais da República, em 1893, formou-se às margens do Rio Vaza-barris, em determinada região do Brasil, uma inciativa de agrupamento populacional que alcançou de 20 a 30 mil habitantes. Esse agrupamento proporcionou como consequência um conflito histórico conhecido na historiográfica brasileira como:

Instruction: Answer question based on the following text.

Mark the alternative that correctly fills in the blanks of lines 01, 11 and 22, respectively:

Instruction: Answer question based on the following text.

Consider sentences from the text; then analyse the following statements:

I. A possible synonym of 'harsh' (l. 05) is 'rough', considering the context of the sentence.

II. Considering the context, 'who has been teaching' (l.09) should be translated to 'que têm ensinado'.

III. Although it has a gerund form, 'having' (l.22) is classified as an adjective.

Which ones are correct?

Instruction: Answer question based on the following text.

Analyse the following statements:

I. 'So far' (l.07) could be replaced by Up to this time.

II. The expression 'However' (l.13) introduces a statement that contrast with what has been said.

III. 'But' (l.20) introduces an impossibility and could be replaced by Thus.

Which ones are INCORRECT?

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego correto dos nexos linguísticos, na linha 44, em caso de substituição da conjunção “caso" pela conjunção _______, _______ necessidade de alterações no período a fim de mantermos as corretas relações gramaticais no período.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, no que se refere às possibilidades para sua utilização. ( ) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. ( ) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos. ( ) Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula. ( ) Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:

Para Moretto, não basta o aluno adquirir informações isoladas (nomes, datas, fórmulas e definições), mas é preciso que estabeleça relações entre elas, dando siginificado à própria linguagem. A isso, o autor dá o nome de:

Para a dinâmica da sala de aula, diferentes momentos podem ser simultâneos ou sucessivos em termos de aprendizagem. Para Hoffmann, esses momentos podem ser: I. Algo novo a conhecer que o mobiliza, provocando-lhe desejo e/ou necessidade de aprender. II. Experiências educativas que constituirão o cenário de aprendizagem. III. A expressão do conhecimento através de várias formas de representação e diferentes patamares de reflexão. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.

Um dos objetivos da escola deve ser o de oferecer ao aluno situações de experiências que o oportunizem realizar aprendizagens. Para tanto, os pressupostos teóricos de Vygotsky, reafirmam a importância das interrelações entre: I. Professor/aluno. II. Aluno/aluno. III. Desenvolver/aprender. Quais estão corretas?

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Segundo Mitttler, os professores devem adotar ações específicas para responder às necessidades diversas de alunos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso ao que se referem a essas ações. ( ) Criação de ambientes de aprendizagem efetivo. ( ) Garantia da motivação e da concentração dos alunos. ( ) Promoção da igualdade de oportunidades através das abordagens de ensino. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.

Um projeto de ensinoaprendizagem será um tanto melhor quanto mais estiver articulado à: I. Realidade dos alunos. II. Essência significativa da área do saber. III. Realidade social mais geral. Quais estão corretas?

Para responder à questão relativa à informática, considere que os todos os programas foram instalados com a sua configuração default (padrão), e ainda, possuem a licença de uso, e que o mouse está configurado para destros. Caso haja expressões em negrito, sublinhado e/ou itálico nas referidas questões, somente servem para causar destaque, em nada mudando a sua interpretação, entendimento ou qualquer outra forma de causar prejuízo ao candidato.

Para responder à questão, considere a Figura 1 abaixo.

Presuma que foi digitado no endereço de célula B4 o seguinte: =D1+C1+B1/A1, e, logo após, pressionou a tecla ENTER (teclado). Que valor conterá em B4?

Para responder à questão relativa à informática, considere que os todos os programas foram instalados com a sua configuração default (padrão), e ainda, possuem a licença de uso, e que o mouse está configurado para destros. Caso haja expressões em negrito, sublinhado e/ou itálico nas referidas questões, somente servem para causar destaque, em nada mudando a sua interpretação, entendimento ou qualquer outra forma de causar prejuízo ao candidato.

Para responder à questão, considere a Figura 1 abaixo.

Tendo em vista que foi digitado no endereço de célula D4 o seguinte: =B2*D3, e, logo após, foi pressionada a tecla ENTER (teclado). Que valor conterá em D4?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282