Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3680 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o ECA, analise as assertivas abaixo: I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. II. No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola. IV. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do:

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que: I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com a política social. II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo no ensino fundamental e em rede privada. IV. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Quais estão INCORRETAS?

Considere os possíveis sentidos atribuídos à frase “Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento" (l. 08):

I. Acessar informação não pressupõe adquirir conhecimento, já que há muita informação inútil ou, mesmo, falsa.

II. Textos literários (poesia, contos, romances) são menos importantes que textos didáticos e científicos.

III. É necessário saber filtrar, dentro da grande oferta de textos, aquilo que é relevante e de boa qualidade.

IV. Os textos capazes de gerar conhecimento não são acessíveis a boa parte da população.

Quais dessas afirmativas encontram respaldo no texto?


Considere o seguinte fragmento do texto para responder às questão 09.

Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os termos do fragmento acima.

Ana, Beatriz e Carla são agentes comunitárias de saúde que atuam no mesmo município, mas cada uma tem 6 anos, 8 anos e 13 anos de serviço na função, não necessariamente nessa ordem. Cada agente comunitária de saúde dedica-se a um setor diferente: vacinação, epidemias e saúde preventiva. Além disso, sabemos que:

• A agente que atua no setor de vacinação não tem 6 anos de serviço.

• A agente que atua no setor de vacinação é amiga da agente que tem 13 anos de serviço.

• Carla não atua no setor de epidemias.

• A agente que atua no setor de epidemia é a que tem mais anos de serviço.

• Ana tem 8 anos de serviço no setor.

Portanto, é correto deduzir que:

Supondo que: Carmen é enfermeira ou professora. Contudo Carmem não é enfermeira, e gosta de trabalhar na escola, é verdade que:

“O Tempo e o Vento”, importante romance para a compreensão da formação histórica do Rio Grande do Sul, foi escrito por:

A bandeira do Rio Grande do Sul, um dos símbolos oficiais do estado, possui as seguintes cores:

O Rio Grande do Sul é banhado na fronteira leste pelo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282