Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.
Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o ECA, analise as assertivas abaixo: I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. II. No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola. IV. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Quais estão corretas?
Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do:
De acordo com o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que: I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com a política social. II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo no ensino fundamental e em rede privada. IV. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Quais estão INCORRETAS?
Assinale a alternativa que apresenta uma substituição INCORRETA para o fragmento a quem o pratica (l. 01), no contexto em que este se encontra.
Considere os possíveis sentidos atribuídos à frase “Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento" (l. 08):
I. Acessar informação não pressupõe adquirir conhecimento, já que há muita informação inútil ou, mesmo, falsa.
II. Textos literários (poesia, contos, romances) são menos importantes que textos didáticos e científicos.
III. É necessário saber filtrar, dentro da grande oferta de textos, aquilo que é relevante e de boa qualidade.
IV. Os textos capazes de gerar conhecimento não são acessíveis a boa parte da população.
Quais dessas afirmativas encontram respaldo no texto?
Considere o seguinte fragmento do texto para responder às questão 09.
Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os termos do fragmento acima.
Ana, Beatriz e Carla são agentes comunitárias de saúde que atuam no mesmo município, mas cada uma tem 6 anos, 8 anos e 13 anos de serviço na função, não necessariamente nessa ordem. Cada agente comunitária de saúde dedica-se a um setor diferente: vacinação, epidemias e saúde preventiva. Além disso, sabemos que:
• A agente que atua no setor de vacinação não tem 6 anos de serviço.
• A agente que atua no setor de vacinação é amiga da agente que tem 13 anos de serviço.
• Carla não atua no setor de epidemias.
• A agente que atua no setor de epidemia é a que tem mais anos de serviço.
• Ana tem 8 anos de serviço no setor.
Portanto, é correto deduzir que:
A Copa do Mundo de Futebol na Rússia, ocorrida este ano, foi marcada pela participação, pela primeira vez no torneio, da seleção da(do):
A palavra “exatidão” (linha 17) poderia ser substituída por qual das palavras abaixo?
Assinale a alternativa para a próxima figura da seguinte sequência:
Supondo que: Carmen é enfermeira ou professora. Contudo Carmem não é enfermeira, e gosta de trabalhar na escola, é verdade que:
“O Tempo e o Vento”, importante romance para a compreensão da formação histórica do Rio Grande do Sul, foi escrito por:
A bandeira do Rio Grande do Sul, um dos símbolos oficiais do estado, possui as seguintes cores:
O Rio Grande do Sul é banhado na fronteira leste pelo: